Isto é uma pré-visualização de um tema em Hitskin.com
Instalar o tema • Voltar para a ficha do tema
[Java] Tratando dos eventos das teclas do usuário com java awt (Abstract Window Toolkit )
Página 1 de 1
[Java] Tratando dos eventos das teclas do usuário com java awt (Abstract Window Toolkit )
Tipo: Tutorial
Nível: Intermediário.
Linguagem: java.
Contato e mais informações: https://lucasindiesh1p.wordpress.com
Mais tutorais sobre: https://lucasindiesh1p.wordpress.com/2018/11/05/173/
Passo 0: importe o
Passo 1:Escolha e adapte se vai suar Applet, ou JApplet ou Frame ou Jframe.
Nesse exemplo estamos usando JFrame para visualizar. Por isso será necessário importar, também, o
codigo:
Uma ideia legal para fazer para estudo é printar o código do sistema que corresponde a tecla que foi apertada e também printar qual tecla foi apertada.
Para isso, é simples, basta colocar dentro do método do key pressed ou o que voce quiser verificar,
os comandos:
assim:
fim.
Referências:
https://docs.oracle.com/javase/tutorial/uiswing/events/handling.html
https://docs.oracle.com/javase/7/docs/api/java/awt/event/KeyListener.html
https://docs.oracle.com/javase/tutorial/uiswing/components/frame.html
https://docs.oracle.com/javase/7/docs/api/java/awt/event/KeyEvent.html
Nível: Intermediário.
Linguagem: java.
Contato e mais informações: https://lucasindiesh1p.wordpress.com
Mais tutorais sobre: https://lucasindiesh1p.wordpress.com/2018/11/05/173/
Passo 0: importe o
- Código:
java.awt.event.*;
Passo 1:Escolha e adapte se vai suar Applet, ou JApplet ou Frame ou Jframe.
Nesse exemplo estamos usando JFrame para visualizar. Por isso será necessário importar, também, o
- Código:
javax.swing.*;
codigo:
- Código:
public class TeclaEvento implements KeyListener
{
public void keyPressed(KeyEvent k)
{
System.out.println(“Evento para a tecla apertada”);
}
public void keyRelease(KeyEvent k){
System.out.println(“Evento para a tecla liberada”);
}
public void keyTyped(KeyEvent k){
System.out.println(“Evento para a tecla digitada”);
}
public static void main(String[]args){
JFrame jframe = new JFrame(“evento para tecla”);
jframe.setSize(400, 400); //aqui foi configurado a altura e largura do jframe
jframe.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE); //aqui é configurado para
//que o programa pare de ser processado ao fechâ-lo.
//adicionando os componentes no jframe
jframe.addKeyListener(new TeclaEvento());
jframe.setVisible(true);
}
}
Uma ideia legal para fazer para estudo é printar o código do sistema que corresponde a tecla que foi apertada e também printar qual tecla foi apertada.
Para isso, é simples, basta colocar dentro do método do key pressed ou o que voce quiser verificar,
os comandos:
- Código:
System.out.println("Tecla que foi apertada foi "+k.getKeychar());
//vai informal ao usuário qual tecla foi apertada.
- Código:
System out.println("Código do sistema que corresponde a tecla apertada é "+k.getKeyCode());
assim:
- Código:
System.out.println("Texto da tecla é "+ k.getKeyText(k.getKeyCode)); //converte o código da tecla apertada para sua correspondente em texto ou char.
fim.
Referências:
https://docs.oracle.com/javase/tutorial/uiswing/events/handling.html
https://docs.oracle.com/javase/7/docs/api/java/awt/event/KeyListener.html
https://docs.oracle.com/javase/tutorial/uiswing/components/frame.html
https://docs.oracle.com/javase/7/docs/api/java/awt/event/KeyEvent.html
CDZ- Novato
- Mensagens : 22
Créditos : 0
Tópicos semelhantes
» [Java]Animando imagens com java: update VS Swing Timer
» [Java] JFrame Configuracão Criando a Primeira Window
» [Java]Carregando e mostrando imagens com java.awt
» [Java]O esqueleto dos games 2d em java
» Java Continuaçao
» [Java] JFrame Configuracão Criando a Primeira Window
» [Java]Carregando e mostrando imagens com java.awt
» [Java]O esqueleto dos games 2d em java
» Java Continuaçao
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos