Aula 01 C#  Hitskin_logo Hitskin.com

Isto é uma pré-visualização de um tema em Hitskin.com
Instalar o temaVoltar para a ficha do tema

Aldeia RPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aula 01 C#

5 participantes

Ir para baixo

Aula 01 C#  Empty Aula 01 C#

Mensagem por Samuka_Maker Qui Out 26, 2017 10:12 pm

C# Aula 01 - Hello World
What's up guys? to a um bom tempo sem me manifestar aqui haha, mas vocês nunca saem do meu coração  I love you
Nos últimos meses tenho trabalhado muito com a linguagem C#, e lembrei que na Aldeia não temos muito sobre essa linguagem, sendo assim, decidi trazer algumas "Aulas" sobre a mesma.

Certo, vamos começar.

Para essas aulas, usarei o Visual Studio 2017
Para começar, Inicie um novo projeto em C# e selecione a opção "Projeto do Console(.NET Framework)"

Em nossa primeira aula vamos analisar a estrutura de um código e fazer o nosso primeiro programa, o famoso "Hello World"

Eis o Código:
Code:
Para facilitar o entendimento do Código, utilizei os comentarios.
O que são comentários? Bom, em C# quando usamos "//" o que está escrito após as barras é ignorado no código, ou seja, comentários são utilizados para fazer observações no código afim de facilitar o entendimento do mesmo, não só para você, mas para que outras pessoas posteriormente possam modificar sem ficar perdidos em meio a centenas de linhas de codigo sem observações.

Analisando a estrutura do código, percebemos logo na primeira linha, que temos escrito "Using System"
O que significa isso?
Bom, na programação, isso é chamado de Namespace.
Podemos dizer q "System" é uma biblioteca, e você pode acessar as informações dentro dessa biblioteca. Isso serve basicamente para organizar e facilitar a criação do código.
Por exemplo, quando damos o comando de escrever uma frase, Podemos faze-lo de duas formas.

A primeira forma é sem utilizarmo o "Using System;"
Código:
System.Console.WriteLine("Texto")
Como vemos aqui, a palavra "System" vem primeiro, por que isso? porque o restante do método ("Console.WriteLine") pertence ao Namespace "System"

Logo, para facilitar a criação do código e evitar de precisarmos usar esse comendo imenso todas as vezes que formos dar um comando, utilizamos a segunda forma

A segunda forma se baseia em chamarmos o Namespace logo no inicio do código, do seguinte modo:
"Using System;"

Ao fazermos isso, O comando de escrever a frase se torna esse:
Código:
Console.WriteLine("Texto")
Isso se deve ao fato de já termos chamado o Namespace no inicio do código, isso faz com q se torne desnecessário utilizar-lo novamente.

Um fato interessante sobre os "Namespaces" é que podemos criar nossos próprios, para facilitar a criação do código, assim como fizemos na segunda linha do código do nosso programa "Hello World". Para fazer isso, basta utilizarmos a seguinte estrutura
Código:
Namespace NomeAqui
Substitua "NomeAqui" para o nome do seu namespace.

Na terceira linha de nosso códigos observamos a criação de uma classe. O que é uma classe?
Microsoft escreveu:Uma classe é um constructo que permite que você crie seus próprios tipos personalizados através do agrupamento de variáveis de outros tipos, métodos e eventos. Uma classe é como um plano gráfico. Ela define os dados e o comportamento de um tipo. Se a classe não for declarada como estática, o código cliente poderá usá-la criando objetos ou instâncias que são atribuídas a uma variável. A variável permanece na memória até que todas as referências a ela saiam do escopo. Nesse momento, o CLR marca a variável como qualificada para a coleta de lixo. Se a classe for declarada como estática, haverá apenas uma cópia na memória e o código cliente só poderá acessá-la por meio da própria classe e não por uma variável de instância.

As classes são declaradas usando a palavra-chave "Class", conforme mostrado no exemplo a seguir:

Código:
class Nome
{
//Conteúdo da classe
}

Substitua a palavra "Nome" pelo nome de sua classe



Possuimos alguns tipos de clases, por exemplo:
public class e static class
Mas trataremos desse assunto em outra aula

Na proxima linha do código, observamos que temos o seguinte comando:
Código:
static void Main()

Esse é um método, o que ele faz basicamente é com que tudo o que se encontra dentro dele inicie no primeiro frame da aplicação, ou seja, assim que o programa inicia.
"void" É utilizado em outras situações para outros fins, por exemplo:
Void Awake: tudo o que se encontra dentro dele, inicia antes mesmo do primeiro fram de aplicação

Esse é um assunto a ser tratado nas proximas aulas.

As proximas linhas do código, como explicadas nos comentários do mesmo, servem para escrever a frase, e fechar a aplicação ao pressionarmos uma tecla, logo sempre que precisarmos que algo seja escrito, utilizamos os seguintes comandos:
Código:
Console.WriteLine("Texto");
Ou 
Código:
Console.Write("Texto");

E sempre que quisermos fechar a aplicação, no final do código, utilizamos a estrutura:
Código:
Console.ReadKey();

Uma observação a ser feita é que após os comandos, é necessário q utilizemos ";"
E sempre q iniciarmos uma classe, void método ou Namespace, o que queremos dentro deles devemos colocar dentro de "{}"
Por exemplo:
Código:
Class Aula
{
//Conteudo
}

Por hoje é isso, espero que de alguma forma isso facilite o entendimento sobre a linguagem, pretendo trazer mais aulas, explicando cada linha do códigos

Na proxima aula vamos aprender sobre tipos de Variaveis e como utilizalas dentro de um código

Abraços.

_________________

Life rpg maker, suporte para criacao de jgoos online eoffline, link do forum:(v2.0)
http://liferpgmakerv2.forumais.com/

Aula 01 C#  6f4EA

Aula 01 C#  Bxvno
Tópico original/Tópico de Recrutamento
Samuka_Maker
Samuka_Maker
Aldeia Friend
Aldeia Friend

Medalhas : Aula 01 C#  WBLhI
Mensagens : 1204
Créditos : 127

http://liferpgmaker.forumfacil.net

Ir para o topo Ir para baixo

Aula 01 C#  Empty Re: Aula 01 C#

Mensagem por DragonicK Sex Out 27, 2017 5:53 am

Vou seguir suas aulas, to começando agora a aprender C#.
Seria bom adicionar umas video aulas também.
DragonicK
DragonicK
Experiente
Experiente

Mensagens : 543
Créditos : 81

Ficha do personagem
Nível: 1
Experiência:
Aula 01 C#  Left_bar_bleue0/0Aula 01 C#  Empty_bar_bleue  (0/0)
Vida:
Aula 01 C#  Left_bar_bleue30/30Aula 01 C#  Empty_bar_bleue  (30/30)

Ir para o topo Ir para baixo

Aula 01 C#  Empty Re: Aula 01 C#

Mensagem por Valentine Sex Out 27, 2017 9:22 am

Show, em.

Vamos juntos.
Valentine
Valentine
Administrador
Administrador

Medalhas : Aula 01 C#  ZgLkiRU
Mensagens : 5343
Créditos : 1164

https://www.aldeiarpg.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Aula 01 C#  Empty Re: Aula 01 C#

Mensagem por Dooolly Sex Out 27, 2017 12:31 pm

Muito bom Samuka, para complementar seu tutorial, recomendaria a leitura de alguma apostila sobre logica de programação antes de começar uma linguagem...

Aqui vai um exemplo:
http://www.inf.ufsc.br/~vania.bogorny/teaching/ine5231/Logica.pdf

E no caso do C#, tenho essa apostila apenas para conhecer um pouco sobre a linguagem. Como ela funciona e talz:
https://web.fe.up.pt/~jpf/talks/CSharpFEUP10SET2001.pdf
Dooolly
Dooolly
Colaborador
Colaborador

Medalhas : Aula 01 C#  Trophy12
Mensagens : 1227
Créditos : 153

Ficha do personagem
Nível: 1
Experiência:
Aula 01 C#  Left_bar_bleue0/0Aula 01 C#  Empty_bar_bleue  (0/0)
Vida:
Aula 01 C#  Left_bar_bleue30/30Aula 01 C#  Empty_bar_bleue  (30/30)

Ir para o topo Ir para baixo

Aula 01 C#  Empty Re: Aula 01 C#

Mensagem por Cenourinha Sex Out 27, 2017 12:38 pm

Estou Acompanhando estas aulas
Em que frequência as aulas sairão?
Cenourinha
Cenourinha
Novato
Novato

Mensagens : 8
Créditos : 1

Ficha do personagem
Nível: 1
Experiência:
Aula 01 C#  Left_bar_bleue0/50Aula 01 C#  Empty_bar_bleue  (0/50)
Vida:
Aula 01 C#  Left_bar_bleue30/30Aula 01 C#  Empty_bar_bleue  (30/30)

Ir para o topo Ir para baixo

Aula 01 C#  Empty Re: Aula 01 C#

Mensagem por DragonicK Sex Out 27, 2017 3:29 pm

sou guei
DragonicK
DragonicK
Experiente
Experiente

Mensagens : 543
Créditos : 81

Ficha do personagem
Nível: 1
Experiência:
Aula 01 C#  Left_bar_bleue0/0Aula 01 C#  Empty_bar_bleue  (0/0)
Vida:
Aula 01 C#  Left_bar_bleue30/30Aula 01 C#  Empty_bar_bleue  (30/30)

Ir para o topo Ir para baixo

Aula 01 C#  Empty Re: Aula 01 C#

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos