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    Mensagem por Paulo Soreto Qui Out 05, 2017 3:59 pm

    Tenho certeza que não sou o único que sente que o editor de códigos padrão do RPG Maker. Não possui muitos recursos para auxiliar o desenvolvimento e as ferramentas que temos atualmente a disposição são precárias (alguns projetos abandonados como: onix, blue bird...). Enfim, quem já tem costume de usar IDEs e editores de código recentes sabe que é uma droga programar no RM.

    Eu vim sugerir o desenvolvimento de uma ferramenta para trabalhar com os scripts do RM, no passado desenvolvi o rmpm que de forma resumida permitia que eu extraisse os scripts do meu projeto para uma pasta e pudesse edita-los com o meu editor de códigos favorito... Mas as pessoas ainda tinham dificuldades em usar a ferramenta (criar tarefas no seu editor de código para automatizar o processo geralmente é o maior foco das dúvidas).

    rmpm falhou!

    E o que eu faço agora? Utilizando os mesmos princípios do projeto anterior, estou desenvolvendo um editor de script voltado especificamente aos RPG Maker XP/VX/VXA. Ainda estou planejando as funções do editor, até agora só tenho uma ideia geral de como seria a interface:
    Spoiler:

    Bem, ainda estou trabalhando na importação e exportação dos scripts e terei muito trabalho pela frente ainda. Gostaria da opinião de vocês (que utilizam o RPG Maker para desenvolver seus projetos) em relação aos recursos presentes no editor.

    Como estou utilizando o Ace para a área de edição do código, o projeto já possui então todos os recursos do Ace (sintaxe colorida, suporte a temas, busca, substituição...).


    Última edição por Paulo S. em Qui Out 05, 2017 11:37 pm, editado 1 vez(es)


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    Mensagem por Valentine Qui Out 05, 2017 6:05 pm

    Faça uma ferramenta de busca foda.
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    Mensagem por Cenourinha Qui Out 05, 2017 6:57 pm

    Apoio uma interface nova que tenha um sistema de dicas quando for digitando o codigo
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    Mensagem por Paulo Soreto Qui Out 05, 2017 11:00 pm

    Atualmente, devido a ferramenta escolhida o editor já possui funcionalidades básicas como busca e substituição com configurações avançadas (regex, case sensitive...), sugestões ao digitar o código entre outros.

    Minha intenção é criar algo voltado ao desenvolvimento de sistemas em cima do RPG Maker então acho que futuramente posso estar adicionando recursos como criaçõa/edição de janelas com drag-n-drop, acredito que seja algo útil pros desenvolvedores.


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    [conceito] Editor de scripts para RPG Maker Empty Re: [conceito] Editor de scripts para RPG Maker

    Mensagem por Valentine Sex Out 06, 2017 7:22 am

    Tem que:
    1) Poder redimensionar o tamanho da tela e colocar 2 editores lado a lado, já que eu ainda não tenho 2 monitores (quero passar meus scripts do XP para o Ace);
    2) Ter uma ferramenta de busca muito boa e que não trave a tela. Quando eu estou procurando alguma coisa no editor de scripts do RPG Maker, às vezes não acho na primeira tentativa, daí tenho que fazer a busca de novo, já que o resultado da busca é fechado, e se não acho na segunda, tenho que fazer de novo, de novo, de novo... Seria interessante clicar em um resultado da busca e ele não fechar ou travar a tela, pois se não for o que o programador queria, só precisará clicar no próximo. Além disso, seria interessante que ao selecionar ou pesquisar uma palavra na busca, todas as outras expressões idênticas também fossem selecionadas, como no Sublime;
    3) Poder aumentar ou diminuir o tamanho da fonte;
    4) Poder mudar a cor de fundo do editor.
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    [conceito] Editor de scripts para RPG Maker Empty Re: [conceito] Editor de scripts para RPG Maker

    Mensagem por Komuro Takashi Sáb Out 07, 2017 7:17 am

    Acho interessante o sistema de Macro, quem ja trabalhou com excel como eu trabalho tenho 2 auternativas a programação VB, ou seja o projeto com seu proprio edito opensource para nos mesmos adicionarmos funções novas a ele, e o sistema de gravação de macro.

    Por exemplo: quero criar uma estrutura basica de uma window, Initilize, update,terminate só clicar em Executar Macro Window, ou até mesmo criarmos as estruturas salvar em um botão e ao clicar nele, ele cria um novo script com aquela estrutura salva.

    Não sei se conseguiu entender @Soreto Sorverto........qualquer dúvida da ideia chama discord audio.


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    Mensagem por Paulo Soreto Seg Out 09, 2017 3:59 pm

    Estou atualmente trabalhando em um dos recursos do editor (criação de janelas):
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    Entre os recuros atuais estão:
    - Reposicionar componentes com mouse ou através do menu (só tem a Window como componente no momento).
    - Redimensionar um componente com mouse ou através do painel.
    - Exportar código da janela em Ruby.

    O que falta?
    - Compoentes como botões, caixas de texto, imagens, label...
    - Melhorar o design.


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    Mensagem por GallighanMaker Seg Out 09, 2017 10:05 pm

    Muto bom ver isso, realmente ainda tem pessoas que se importam com a parte 'treta' do negocio melhorando a qualidade de tools e que pode auxiliar os devs iniciantes.

    Parabéns pela iniciativa do projeto, tempo é um negocio complicado pra todo mundo e espero que consiga terminar e entregar para a comunidade algo bem bacana.

    Nice job!


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    Mensagem por Cenourinha Qua Out 11, 2017 1:03 pm

    Alguma previsão?
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    Mensagem por Paulo Soreto Qua Out 11, 2017 1:41 pm

    Bem, o editor de códigos já não está mais nos meus planos pelos seguintes motivos:
    - Existem centenas de editores com times que trabalham especificamente naquilo, com suporte a temas, addons e muito mais recursos que eu poderia desenvolver sozinho a curto prazo.
    - Desenvolvi um app em ruby (tópico) que permite a extração e serialização dos scripts além de poder mudar a ordem deles dentro do editor do RPG Maker através de um arquivo .json dentro da pasta.

    Um exemplo de uso:
    Spoiler:
    Spoiler:

    Quanto ao criador de janelas eu ainda estarei trabalhando nele, é realmente algo que preciso pra melhorar minha produtividade do RPG Maker.


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