por Paulo Soreto Qui Jun 08, 2017 7:40 am
O que podemos concluir a partir dessa mensagem de erro é que o servidor onde está hospedado o mysql (mysql.hostinger.com.br) está off-line.
MySQL tem um recurso muito usado e também muito conhecido que bloqueia conexões de fora daquele endereço onde se encontra. Logo, se você está usando um host externo apenas para o banco de dados precisa desabilitar essa opção para que seu servidor (que se encontra em outra máquina, não na mesma do MySQL) possa se conectar.
Eu particularmente não recomendo que desabilite esse recurso pois deixará seu SGBD suscetível a ataques. Outro ponto que acho importante citar é que o MySQL é de forma simples um servidor, ele gerencia conexões feitas para aquele endereço e processa tudo que foi recebido para trabalhar com o banco de dados. Quando na mesma máquina que o servidor do jogo o delay entre MySQL e Servidor do Jogo é mínimo (máximo 5ms), já quando tu deixa em máquinas separadas o delay aumenta (o famoso ping).
VB6 é uma linguagem antiga, não possui suporte a múltiplas threads se não me engano e mesmo se possuísse nenhuma dessas engines usam. Se você tem um tempo de busca muito alto em uma operação síncrona seu servidor sofrerá com isso, vai ter momentos que não verá diferença e outros que vai praticamente ficar inoperável devido ao tempo de resposta.
O servidor desta engine, assim como das outras em VB6 trabalha de forma síncrona, ou seja, as operações são sequenciais e dependentes umas das outras, se uma demora de mais pra ser concluída as outras consequentemente também demorarão.
Concluindo, recomendo contratar um VPS e deixar o MySQL e o servidor do jogo juntos na mesma máquina tanto por questões de segurança quanto de performance.
Espero ter ajudado.