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Netplay Server 1.0
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snaker15
HAWK
Valentine
Paulo Soreto
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Aldeia RPG :: RPG Maker :: Rpg Maker XP :: Netplays
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Netplay Server 1.0
Introdução
O servidor desenvolvido pelo SuicideManic em 2006 não possui recursos para sustentar o atual nível dos netplays, por conta disso muitos projetos estão limitados. Trago para vocês um projeto que visa funcionar com total compatibilidade com os Netplays que usam o Netplay C++ Server. Apenas extrair os arquivos dentro da pasta do servidor, mudar uma ou duas linhas e pronto, tudo funcionando.
É uma ideia bem infantil essa já que manter a compatibilidade afeta significativamente a performance e me fez desenvolver centenas de linhas de código que poderiam nem existir, mas enfim, o projeto foi concluído e teve a primeira versão estável lançada.
Download
Netplay Server 1.0
Netplay Server 0.4
Netplay Server 0.3
Características
- Quase total compatibilidade com o servidor antigo;
- Suporte a MySql e SQLite;
- Novos eventos (OnUpdate, OnClose...);
- Acesso aos recursos disponíveis na plataforma .net através da interface em Lua;
- Alta escalabilidade;
Observações
O servidor antigo também suprimia alguns erros liberados pelo Lua, eu mantive isso nessa versão porém aviso que graças a isso muitos sistemas dos netplays atuais que contém erros e funcionavam agora não funcionam mais. Por exemplo o sistema de Guild do Netplay Master v5 que possui um erro ao trabalhar com arquivos onde mesmo quando o arquivo não existe a stream é fechada (file:close() quando file é nil), esse tipo de erro não afeta o funcionamento do servidor porém não permite que o sistema funcione corretamente.
Créditos
- Paulo Soreto
O servidor desenvolvido pelo SuicideManic em 2006 não possui recursos para sustentar o atual nível dos netplays, por conta disso muitos projetos estão limitados. Trago para vocês um projeto que visa funcionar com total compatibilidade com os Netplays que usam o Netplay C++ Server. Apenas extrair os arquivos dentro da pasta do servidor, mudar uma ou duas linhas e pronto, tudo funcionando.
É uma ideia bem infantil essa já que manter a compatibilidade afeta significativamente a performance e me fez desenvolver centenas de linhas de código que poderiam nem existir, mas enfim, o projeto foi concluído e teve a primeira versão estável lançada.
Download
Netplay Server 1.0
Netplay Server 0.4
Netplay Server 0.3
Características
- Quase total compatibilidade com o servidor antigo;
- Suporte a MySql e SQLite;
- Novos eventos (OnUpdate, OnClose...);
- Acesso aos recursos disponíveis na plataforma .net através da interface em Lua;
- Alta escalabilidade;
Observações
O servidor antigo também suprimia alguns erros liberados pelo Lua, eu mantive isso nessa versão porém aviso que graças a isso muitos sistemas dos netplays atuais que contém erros e funcionavam agora não funcionam mais. Por exemplo o sistema de Guild do Netplay Master v5 que possui um erro ao trabalhar com arquivos onde mesmo quando o arquivo não existe a stream é fechada (file:close() quando file é nil), esse tipo de erro não afeta o funcionamento do servidor porém não permite que o sistema funcione corretamente.
Créditos
- Paulo Soreto
Última edição por Paulo S. em Seg Mar 27, 2017 3:05 pm, editado 7 vez(es)
_________________
Re: Netplay Server 1.0
ótima iniciativa, mas vc vê alguma possibilidade de um netplay para o mv?
HAWK- Novato
- Mensagens : 2
Créditos : 0
Re: Netplay Server 1.0
Não, acho improvável que surja nas comunidades brasileiras. Pode até ser que alguém de fora desenvolva mas a comunidade brasileira está praticamente morta quando o assunto são jogos online no RPG Maker.
Aceito sugestões para as futuras versões. Tenho em mente adicionar suporte a SQLite e MySQL a partir da interface Lua.
Edit: Novo evento adicionado (OnClose), suporte a SQLite e MySql adicionados.
Edit²: A interface de trabalho com MySql foi implementada porém ainda não foi testada, por isso seus métodos não constam na documentação. Já a interface para o SQLite apresentou alguns problemas que serão corrigidos na próxima versão.
Aceito sugestões para as futuras versões. Tenho em mente adicionar suporte a SQLite e MySQL a partir da interface Lua.
Edit: Novo evento adicionado (OnClose), suporte a SQLite e MySql adicionados.
Edit²: A interface de trabalho com MySql foi implementada porém ainda não foi testada, por isso seus métodos não constam na documentação. Já a interface para o SQLite apresentou alguns problemas que serão corrigidos na próxima versão.
_________________
Re: Netplay Server 1.0
Tudo funcionando, só estou trabalhando para dar acesso aos componentes visuais (GUI) do servidor através do Lua.
Agora o sistema de Login/Registro é feito em Lua, o código servirá de exemplo para quem quiser trabalhar com SQLite.
Agora o sistema de Login/Registro é feito em Lua, o código servirá de exemplo para quem quiser trabalhar com SQLite.
- Código:
Account = {}
------------------------------------------
-- Realiza o login com as credenciais.
------------------------------------------
function Account.login(name, password)
local reader = SQLite:Select(string.format("SELECT name FROM accounts WHERE name = '%s' and password = '%s' LIMIT 1;", name, password))
if reader:Read() then
local name = reader:GetString(0)
SQLite:Execute(string.format("UPDATE accounts SET last_login = '%s' WHERE name = '%s';", os.date('%c'), name))
NP():SendToUser(user.id, "<7>allow</7>")
else
NP():SendToUser(user.id, "<7>wu</7>")
end
end
------------------------------------------
-- Registra uma nova conta.
------------------------------------------
function Account.register(username, password, email)
local reader = SQLite:Select(string.format("SELECT name FROM accounts WHERE name = '%s' LIMIT 1;", name))
if reader:Read() then
NP():SendToUser(user.id, "<6>wu</6>")
else
local stmt = string.format("INSERT INTO accounts (name, password, email) VALUES ('%s', '%s', '%s');", username, password, email)
SQLite:Execute(stmt)
NP():SendToUser(user.id, "<6>success</6>")
end
end
_________________
Re: Netplay Server 1.0
ele é compativel com netplay crystal? tentei fazer umas gambiarras aqui mas fica dando erro
* se possível colocar a opção de auto iniciar ao abrir.
* adicionar o recurso de ver os tamanhos dos pacotes (dados enviados e recebidos) igual a versão anterior...
* adicionar a opção de deixar o servidor em testes (limitar o acesso para admins e gm)
* se possivel colocar no mysql os dados dos jogadores... (semelhante ao telam ludus)
enfim não consegui fazer o treco funcionar no meu projeto mas to achando bem legal essa função de mysql se desenvolvido vai revolucionar os netplays e minimizar os problemas de seguranças e erros. vislumbro até um auto save no próprio espaço mysql
* se possível colocar a opção de auto iniciar ao abrir.
* adicionar o recurso de ver os tamanhos dos pacotes (dados enviados e recebidos) igual a versão anterior...
* adicionar a opção de deixar o servidor em testes (limitar o acesso para admins e gm)
* se possivel colocar no mysql os dados dos jogadores... (semelhante ao telam ludus)
enfim não consegui fazer o treco funcionar no meu projeto mas to achando bem legal essa função de mysql se desenvolvido vai revolucionar os netplays e minimizar os problemas de seguranças e erros. vislumbro até um auto save no próprio espaço mysql
snaker15- Semi-Experiente
- Mensagens : 128
Créditos : 24
Re: Netplay Server 1.0
Quais erros você teve? Apesar de ter implementado a interface pro MySQL eu não cheguei a testar (foi pura lógica) então caso tenha tentado usar faz sentido ter erros, de qualquer forma reporte aqui no tópico o que encontrou.
Função de auto iniciar vou por sim, já para limitar somente a jogadores com certo "grupo" da para fazer em Lua.
Ele é sim compatível com Netplay Crystal, acredito que a versão 0.3 por não possuir o SQLite e MySQL seja mais estável e consequentemente mais compatível do que a 0.4. Apesar de tudo o servidor ainda está em versões de teste e só estará completamente estável a partir da versão 1.0.
Para atualização do tópico vim informar que corrigi todos os erros do SQLite quando usado pelo Lua, tive que substituir a binding do Lua usada no projeto devido a incompatibilidades com objetos escritos em C#. Ainda não testei o MySQL por que não tive tempo de configurar o mesmo no meu notebook porém farei isso ainda essa semana. Para o próximo fim de semana pretendo lançar a primeira versão estável do servidor, ou seja, a 1.0.
Quanto a salvar os dados com MySQL (dados do personagem) será possível sim, enquanto desenvolvo o projeto vou testando as funcionalidades em um projeto antigo meu com RMXP (Netplay Plus 1.8) e atualmente tenho no banco de dados SQLite salvo não só as contas de usuário mas os personagens também.
Edit: Tem alguns bugs conhecidos, como ao abrir o servidor (sem iniciar) e fechar da um erro no ambiente Lua, ao obter objeto do tipo Int32 pelo SQLite também da erro. Enfim, são alguns dos que eu e outros encontramos e todos até o momento foram corrigidos e serão publicador futuramente.
Aquele código publicado no meu último comentário está sendo usado (sem alterações) no meu projeto do RMXP.
Função de auto iniciar vou por sim, já para limitar somente a jogadores com certo "grupo" da para fazer em Lua.
Ele é sim compatível com Netplay Crystal, acredito que a versão 0.3 por não possuir o SQLite e MySQL seja mais estável e consequentemente mais compatível do que a 0.4. Apesar de tudo o servidor ainda está em versões de teste e só estará completamente estável a partir da versão 1.0.
Para atualização do tópico vim informar que corrigi todos os erros do SQLite quando usado pelo Lua, tive que substituir a binding do Lua usada no projeto devido a incompatibilidades com objetos escritos em C#. Ainda não testei o MySQL por que não tive tempo de configurar o mesmo no meu notebook porém farei isso ainda essa semana. Para o próximo fim de semana pretendo lançar a primeira versão estável do servidor, ou seja, a 1.0.
Quanto a salvar os dados com MySQL (dados do personagem) será possível sim, enquanto desenvolvo o projeto vou testando as funcionalidades em um projeto antigo meu com RMXP (Netplay Plus 1.8) e atualmente tenho no banco de dados SQLite salvo não só as contas de usuário mas os personagens também.
Edit: Tem alguns bugs conhecidos, como ao abrir o servidor (sem iniciar) e fechar da um erro no ambiente Lua, ao obter objeto do tipo Int32 pelo SQLite também da erro. Enfim, são alguns dos que eu e outros encontramos e todos até o momento foram corrigidos e serão publicador futuramente.
Aquele código publicado no meu último comentário está sendo usado (sem alterações) no meu projeto do RMXP.
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Re: Netplay Server 1.0
A entendi então foi isso mesmo ele fica dando esse erro...
#0 << <0> [string "chunk"]:15: attempt to call global 'process' (a nil value)
e o cliente não conecta... já tentei fazer um load nas funções locais usando o dofile(...)
mas sem sucesso...
sugestão nas próximas versões se possível adicionar um cliente mesmo sem nada apenas para efeito de estudos e testes para podermos ver o desempenho do servidor e se possível até um script fazendo essa conexão com mysql e salvando alguns dados no mesmo. Pois como isso é algo novo eu realmente precisaria de uma base pra poder fazer algo a mais apos lançada a versão 1.0
#0 << <0> [string "chunk"]:15: attempt to call global 'process' (a nil value)
e o cliente não conecta... já tentei fazer um load nas funções locais usando o dofile(...)
mas sem sucesso...
sugestão nas próximas versões se possível adicionar um cliente mesmo sem nada apenas para efeito de estudos e testes para podermos ver o desempenho do servidor e se possível até um script fazendo essa conexão com mysql e salvando alguns dados no mesmo. Pois como isso é algo novo eu realmente precisaria de uma base pra poder fazer algo a mais apos lançada a versão 1.0
snaker15- Semi-Experiente
- Mensagens : 128
Créditos : 24
Re: Netplay Server 1.0
Ah sim. Isso acontece por causa da função dofile. Tente carregar o arquivo functions.lua da seguinte forma:
Obrigado pela sugestão, a partir das próximas versões encaminharei um client como exemplo junto ao servidor.
- Código:
require 'Scripts.functions'
-- ou
require 'scripts.functions'
Obrigado pela sugestão, a partir das próximas versões encaminharei um client como exemplo junto ao servidor.
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