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Netplay Server 1.0

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Mensagem por Paulo Soreto Qui Mar 16, 2017 12:14 am

Introdução
O servidor desenvolvido pelo SuicideManic em 2006 não possui recursos para sustentar o atual nível dos netplays, por conta disso muitos projetos estão limitados. Trago para vocês um projeto que visa funcionar com total compatibilidade com os Netplays que usam o Netplay C++ Server. Apenas extrair os arquivos dentro da pasta do servidor, mudar uma ou duas linhas e pronto, tudo funcionando.
É uma ideia bem infantil essa já que manter a compatibilidade afeta significativamente a performance e me fez desenvolver centenas de linhas de código que poderiam nem existir, mas enfim, o projeto foi concluído e teve a primeira versão estável lançada.

Download
Netplay Server 1.0
Netplay Server 0.4
Netplay Server 0.3

Características
- Quase total compatibilidade com o servidor antigo;
- Suporte a MySql e SQLite;
- Novos eventos (OnUpdate, OnClose...);
- Acesso aos recursos disponíveis na plataforma .net através da interface em Lua;
- Alta escalabilidade;

Observações
O servidor antigo também suprimia alguns erros liberados pelo Lua, eu mantive isso nessa versão porém aviso que graças a isso muitos sistemas dos netplays atuais que contém erros e funcionavam agora não funcionam mais. Por exemplo o sistema de Guild do Netplay Master v5 que possui um erro ao trabalhar com arquivos onde mesmo quando o arquivo não existe a stream é fechada (file:close() quando file é nil), esse tipo de erro não afeta o funcionamento do servidor porém não permite que o sistema funcione corretamente.

Créditos
- Paulo Soreto


Última edição por Paulo S. em Seg Mar 27, 2017 3:05 pm, editado 7 vez(es)

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Mensagem por Valentine Qui Mar 16, 2017 8:03 am

Muito bom, Soveto.

+ 1 crédito.
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Mensagem por HAWK Qui Mar 16, 2017 8:13 am

ótima iniciativa, mas vc vê alguma possibilidade de um netplay para o mv?
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Mensagem por Paulo Soreto Qui Mar 16, 2017 12:13 pm

Não, acho improvável que surja nas comunidades brasileiras. Pode até ser que alguém de fora desenvolva mas a comunidade brasileira está praticamente morta quando o assunto são jogos online no RPG Maker.

Aceito sugestões para as futuras versões. Tenho em mente adicionar suporte a SQLite e MySQL a partir da interface Lua.

Edit: Novo evento adicionado (OnClose), suporte a SQLite e MySql adicionados.
Edit²: A interface de trabalho com MySql foi implementada porém ainda não foi testada, por isso seus métodos não constam na documentação. Já a interface para o SQLite apresentou alguns problemas que serão corrigidos na próxima versão.

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Mensagem por Valentine Sáb Mar 18, 2017 2:56 pm

SQLite e Mysql E----e
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Mensagem por Paulo Soreto Sáb Mar 18, 2017 6:01 pm

Tudo funcionando, só estou trabalhando para dar acesso aos componentes visuais (GUI) do servidor através do Lua.
Agora o sistema de Login/Registro é feito em Lua, o código servirá de exemplo para quem quiser trabalhar com SQLite.

Código:
Account = {}

------------------------------------------
-- Realiza o login com as credenciais.
------------------------------------------
function Account.login(name, password)
    local reader = SQLite:Select(string.format("SELECT name FROM accounts WHERE name = '%s' and password = '%s' LIMIT 1;", name, password))
    if reader:Read() then
        local name = reader:GetString(0)
        SQLite:Execute(string.format("UPDATE accounts SET last_login = '%s' WHERE name = '%s';", os.date('%c'), name))
        NP():SendToUser(user.id, "<7>allow</7>")
    else
        NP():SendToUser(user.id, "<7>wu</7>")
    end
end
------------------------------------------
-- Registra uma nova conta.
------------------------------------------
function Account.register(username, password, email)
    local reader = SQLite:Select(string.format("SELECT name FROM accounts WHERE name = '%s' LIMIT 1;", name))
    if reader:Read() then
        NP():SendToUser(user.id, "<6>wu</6>")
    else
        local stmt = string.format("INSERT INTO accounts (name, password, email) VALUES ('%s', '%s', '%s');", username, password, email)
        SQLite:Execute(stmt)
        NP():SendToUser(user.id, "<6>success</6>")
    end
end

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Mensagem por snaker15 Dom Mar 19, 2017 1:25 pm

ele é compativel com netplay crystal? tentei fazer umas gambiarras aqui mas fica dando erro 


* se possível colocar a opção de auto iniciar ao abrir. 
* adicionar o recurso de ver os tamanhos dos pacotes (dados enviados e recebidos) igual a versão anterior...
* adicionar a opção de deixar o servidor em testes (limitar o acesso para admins e gm) 
* se possivel colocar no mysql os dados dos jogadores... (semelhante ao telam ludus)

enfim não consegui fazer o treco funcionar no meu projeto mas to achando bem legal essa função de mysql se desenvolvido vai revolucionar os netplays e minimizar os problemas de seguranças e erros. vislumbro até um auto save no próprio espaço mysql
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Netplay Server 1.0 Empty Re: Netplay Server 1.0

Mensagem por Paulo Soreto Dom Mar 19, 2017 11:55 pm

Quais erros você teve? Apesar de ter implementado a interface pro MySQL eu não cheguei a testar (foi pura lógica) então caso tenha tentado usar faz sentido ter erros, de qualquer forma reporte aqui no tópico o que encontrou.

Função de auto iniciar vou por sim, já para limitar somente a jogadores com certo "grupo" da para fazer em Lua.

Ele é sim compatível com Netplay Crystal, acredito que a versão 0.3 por não possuir o SQLite e MySQL seja mais estável e consequentemente mais compatível do que a 0.4. Apesar de tudo o servidor ainda está em versões de teste e só estará completamente estável a partir da versão 1.0.

Para atualização do tópico vim informar que corrigi todos os erros do SQLite quando usado pelo Lua, tive que substituir a binding do Lua usada no projeto devido a incompatibilidades com objetos escritos em C#. Ainda não testei o MySQL por que não tive tempo de configurar o mesmo no meu notebook porém farei isso ainda essa semana. Para o próximo fim de semana pretendo lançar a primeira versão estável do servidor, ou seja, a 1.0.

Quanto a salvar os dados com MySQL (dados do personagem) será possível sim, enquanto desenvolvo o projeto vou testando as funcionalidades em um projeto antigo meu com RMXP (Netplay Plus 1.8) e atualmente tenho no banco de dados SQLite salvo não só as contas de usuário mas os personagens também.

Edit:
Tem alguns bugs conhecidos, como ao abrir o servidor (sem iniciar) e fechar da um erro no ambiente Lua, ao obter objeto do tipo Int32 pelo SQLite também da erro. Enfim, são alguns dos que eu e outros encontramos e todos até o momento foram corrigidos e serão publicador futuramente.

Aquele código publicado no meu último comentário está sendo usado (sem alterações) no meu projeto do RMXP.

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Mensagem por snaker15 Seg Mar 20, 2017 11:18 am

A entendi então foi isso mesmo ele fica dando esse erro...
#0 << <0> [string "chunk"]:15: attempt to call global 'process' (a nil value)

e o cliente não conecta... já tentei fazer um load nas funções locais usando o dofile(...)
mas sem sucesso...

sugestão nas próximas versões se possível adicionar um cliente mesmo sem nada apenas para efeito de estudos e testes para podermos ver o desempenho do servidor e se possível até um script fazendo essa conexão com mysql e salvando alguns dados no mesmo. Pois como isso é algo novo eu realmente precisaria de uma base pra poder fazer algo a mais apos lançada a versão 1.0
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Netplay Server 1.0 Empty Re: Netplay Server 1.0

Mensagem por Paulo Soreto Seg Mar 20, 2017 11:31 am

Ah sim. Isso acontece por causa da função dofile. Tente carregar o arquivo functions.lua da seguinte forma:
Código:
require 'Scripts.functions'
-- ou
require 'scripts.functions'

Obrigado pela sugestão, a partir das próximas versões encaminharei um client como exemplo junto ao servidor.

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