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[UP] Netplay Server 1.2
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Kaitro
def Diem()
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Caio Juan
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blackcrow
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Aldeia RPG :: RPG Maker :: Rpg Maker XP :: Netplays
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[UP] Netplay Server 1.2
Há mais de um ano que eu não visito a aldeia, o que me trouxe aqui foi um velho problema que eu sempre quis solucionar: o servidor do Netplay Plus. Eu estava estudando o código de máquina e como os compiladores trabalham (tarefas da faculdade) quando encontrei um projeto do Netplay Plus e lembrei de todos os problemas, daí eu percebi que poderia matar dois coelhos com uma cajadada só: editar o binário do servidor (binary patching; programação assembly) e assim aprimorar meus conhecimentos, além de contribuir para a comunidade maker.
Netplay Plus
O Netplay Plus (Netplay) é um framework para RPG Maker que permite a criação de jogos RPG Online. Foi um projeto inciado em meados de 2006 pela equipe Netplay Plus General Team. O servidor desse projeto foi escrito originalmente em Ruby; quando na versão ~1.6, o Netplay ganhou um servidor escrito em C++ (chamado "Netplay C++ Server") por SuicideManic. O Netplay tem sido continuado até recentemente, com as versões Netplay Master, por exemplo.
Netplay C++ Server
O Netplay tem sido atualizado, mas o servidor não. A versão 0.8 (de 2006) é a usada, e apresenta os seguintes problemas:
* A programação server-side é muito limitada, pois aquele script lua (startup.lua) é carregado para cada usuário que se conecta ao servidor, ou seja, é criado um interpretador Lua para cada jogador (apesar disso, não há concorrência na execução dos scripts).
* O interpretador Lua é passivo, pois aguarda os comandos do usuário (função OnCMD).
* Pelos motivos acima, cada cliente possui um estado de jogo próprio (um Mob, por exemplo, pode estar em posições diferentes para cada jogador).
* Processamento das mensagens é lento, pois as mensagens são envidas como texto.
* Algumas gambiarras.
* A programação server-side é muito limitada, pois aquele script lua (startup.lua) é carregado para cada usuário que se conecta ao servidor, ou seja, é criado um interpretador Lua para cada jogador (apesar disso, não há concorrência na execução dos scripts).
* O interpretador Lua é passivo, pois aguarda os comandos do usuário (função OnCMD).
* Pelos motivos acima, cada cliente possui um estado de jogo próprio (um Mob, por exemplo, pode estar em posições diferentes para cada jogador).
* Processamento das mensagens é lento, pois as mensagens são envidas como texto.
* Algumas gambiarras.
Netplay Server 1.2
Essa é a versão completa. As modificações que eu pretendia fazer foram feitas. O server está bem melhor, principalmente com a implementação do novo protocolo. Como as edições foram feitas em assembly, o código ficou mais otimizado.
- Changelog:
- [Update 1.2] - 19/12/2016Versão completa. Todas as falhas da versão 0.8 foram corrigidas.
## Adicionado
- O novo protocolo.
- Novos eventos para o ambiente Lua.
## Modificado
- No ambiente Lua, as funções do NP() foram corrigidas.
- Todas as modificações nas funções reduziram o tamanho das mesmas (quantidade de instruções; otimização).
- O recurso de banir IP e estabelecer a quantidade máxima de jogadores agora funciona.
- O chat do servidor pode ser usado como terminal de comando.
- Outras coisas não visuais.
## Removido
- O velho protocolo, "<tags>" e cia.
[Update 1.0] - 07/12/2016
Correção das principais falhas da versão 0.8, mas não está completa.
## Adicionado/Modificado
* O servidor usa um único interpretador Lua para todos os jogadores.
* O interpretador lua não é mais passivo.
- Foi adicionada a função sUpdate(): sinal de update enviado a cada update frame do servidor.
* Foi alterada uma pequena parte do protocolo.
- As mensagens agora podem ser enviadas como byte streams.
- O processamento das mensagens ficou mais eficiente.
* Foi adicionada a função Close()
- É um sinal enviado pelo servidor para informar que o interpretador está sendo finalizado.
## Removido - coisas desnecessárias.
- O servidor não responde mais aos comandos: <ver>, <mod>, <check>, <upd>.
- O chat do servidor não recebe mais as mensagens de chat do jogo.
Netplay Server 1.2
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Última edição por blackcrow em Dom Jan 08, 2017 9:45 pm, editado 9 vez(es)
blackcrow- Semi-Experiente
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Re: [UP] Netplay Server 1.2
Interessante! +1
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Re: [UP] Netplay Server 1.2
Interessante blackcrow, realmente o servidor é a parte mais complicada e a que mais precisa de melhorias, os makers agradecem +1 :)
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Re: [UP] Netplay Server 1.2
Para que serve esse Netplay?
def Diem()- Novato
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Re: [UP] Netplay Server 1.2
Aegyr escreveu:Para que serve esse Netplay?
O Netplay ou NP é um sistema que foi desenvolvido para possibilitar a criação de Jogos Online utilizando o RPG Maker.
Você pode saber mais acessando nossos tópicos ou indo até o link abaixo:
http://themakeronline.blogspot.com.br/2014/11/o-que-e-um-netplay-rpg-maker.html
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Re: [UP] Netplay Server 1.2
Estou baixando, serve para qualquer netplay do RPG MAKER XP?
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Kaitro- Membro Ativo
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Re: [UP] Netplay Server 1.2
Kaitro escreveu:Estou baixando, serve para qualquer netplay do RPG MAKER XP?
Serve para qualquer engine, desde que use o mesmo protocolo de comunicação do servidor.
Transporte: TCP
Mensagem: os dois primeiros bytes diz qual é o tamanho da mensagem. O próximo byte é o ID (Packet ID). A ordem dos bytes é little-endian.
Estou trabalhando em uma nova versão, que dentre outras coisas implementa o novo protocolo de comunicação.
blackcrow- Semi-Experiente
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Re: [UP] Netplay Server 1.2
Perfeito, muito obrigado! Uma ótima notícia para fecharmos o ano bem. +REP
Kincy- Membro Ativo
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