Isto é uma pré-visualização de um tema em Hitskin.com
Instalar o tema • Voltar para a ficha do tema
Tutorial Pokémon Essentials- RPGXP- 01
3 participantes
Aldeia RPG :: RPG Maker :: Rpg Maker XP :: Tutoriais
Página 1 de 1
Tutorial Pokémon Essentials- RPGXP- 01
Pokémon Essentials- Tutorial+Download!
Olá Makers! Eu estou trazendo aqui um tutorial de Pokémon Essentials (PKMNE) pro RPGXP. Eu não vii muito do PKMNE aqui pela Aldeia e decidii trazer um tutorial desse maravilhoso sistema, em que é possivel criar jogos similares aos jogos de Pokémon para Game Boy Advanced e pro Nintendo DS.
Link para o Download
Primeiro você precisa fazer o download do Pokémon Essentials aqui: http://www.mediafire.com/download/kh8gzgoi18o67ji/Pok%C3%A9mon+Essentials+2012-01- 28.rar
Começando
Mexendo nas coisas principais
Abra o Editor.exe localizado na mesma pasta do Pokémon Essentials, vá em Global Meta-Data você verá algo parecido com isso.....
Home: A Casa do Personagem principal, se todos os seus Pokémon forem derrotados e ele não tiver visitado um Pokémon Center ele será levado de volta para casa.
Player A,B,C e D: É aqui onde você escolhe os Charsets dos seus personagens, a configuração mais recomendada é utilizar somente o A e o B pois o A é o menino e o B a menina.
Storage Creator: É o que criou o sistema de armazenar Pokémon, por exemplo Bill, Cassius, Lanette...
WildBattleBGM: Este é o BGM que vai tocar quando você se encontrar com um Pokémon Selvagem...
WildVictoryME: O ME que sera tocado quando você derrota um pokémon selvagem.
TrainerVictoryME: A musica que será tocada quando vc ganhar de um treinador Pokémon.
TextSkin: É o estilo de janela que será escolhido pro jogo.
SurfBGM: É a musica de fundo quando um Pokémon usa a técnica Surf
BicicleBGM: O BGM que é tocado quando o Player anda na bicicleta;
TrainerBattleBGM: A musica de batalha de quando você encontra um treinador;
Criando Mapas
Pronto agora basta extrair os arquivos, agora abra o projeto com o RPG Maker XP. Você verá varios mapas, se quiser pode apagar todos os mapas, menos o primeiro chamado de Intro.
Agora crie um mapa como quiser, no meu exemplo vou criar um mapa chamado de Rua, crie outro para ser conectado com esse outro (chamarei de casa), agora basta
ir na pasta PBS abra conections.txt apague tudo o que têm lá. Agora faça o seguinte:
CÓDIGO:
- Código:
# Rua - Casa,
4,East,0,5,West,0
Os nomes ruas e casa são o nome dos mapas que eu criei, basta mudar o nome deles pro que você quiser, esse East e West é a direção do mapa. Simples assim(alias aqueles números são as ID dos Mapas)!
Batalhas com treinadores:
Crie um evento chamado "Trainer (#)" O # sera a visão do treinador, ex.: Trainer (4) Se eu estiver 5 quadradihos (passos) ou mais longe dele, ele não me vera, mas se eu tiver de 4 passos ou menos perto dele, ele me vera.
Crie 2 paginas, na primeira faça:
Comentario: "Battle: (1)"
Comentario: "Type: (2)"
Comentario: "Name: (3)"
Comentario: "EndSpeech: (4)"
Comentario: "EndBattle: (5)"
Comentario: "EndIfSwitch: (6)"
Script: "pbTrainerIntro(:YOUNGSTER) (7)"
Script: "Kernel.pbNoticePlayer(get_character(0))" (8)
Texto: (9)
Condição(script): "pbTrainerBattle(PBTrainers::YOUNGSTER,"Jimmy",_I( "Eu perdi?"),false,0) (" (10)
Se a condição for feita: "Operação Switch Local A"
FIM
Script: "pbTrainerEnd" (11)
SPOILER:
1 = O que o treinador vai falar quando te encontrar.
2 = O tipo do treinador: YOUNGSTER, EXPERT_Male (OBS.: O nome dos personagens é diferente do que aparece no jogo, então va em PBS, trainernames.txt e na esquerda você vera o nome deles para escrever la nos eventos, e na direita você vera o que aparecera no jogo.).
3 = O nome do treinador. Ex.: Youngster "Jimmy" (So escreva o nome do treinador e não o tipo.).
4 = O que o treinador dira no fim da batalha.
5 = O que o treinador dira se você falar com ele e ja tiver derrotado ele.
6 = Eu não sei o que é. E é melhor deixar 27.
7 = Substitua YOUNGSTER por aquilo que você escreveu no 2° comentario.
8 = Deixe o que estiver la.
9 = Escreva a mesma coisa que você escreveu no 1° comentario.
10 = Substitua YOUNGSTER pelo tipo do treinador, Jimmy pelo nome do treinador, e "Eu perdi?" por o que o treinador vai falar quando te encontrar.
11 = Esse é o script do fim da batalha. Não modifique isso.
Na segunda pagina:
Coloque para funcionar somente se o switch local A estiver ativado.
Texto: (12)
12 = Escreva a mesma coisa que escreveu no 5° comentario.
Agora teste o jogo e fale com o treinador. Ele dira que não o encontrou. Clique em YES e depois escolha o seu primeiro pokémon. Depois vai pedir o nivel dele aperte para cima para aumentar o nivel, e para baixo para abaixar o nivel. Ai ele vai Perguntar se quer colocar mais um pokémon, clique em YES para colocar mais um pokémon e NO para deixar o treinador o jeito que esta!
Batalhas com lideres de Ginasio!
Crie um evento com 2 paginas:
Na primeira pagina faça:
Texto: Você chegou longe, Mas você pode me vencer?(1)
Condição(script): pbTrainerBattle(PBTrainers::LEADER_Roxanne,"Roxy", _I("Muito bom.")) (2)
Reproduzir BGM: 'badge adquired', 100, 100(3)
Texto: Você ganhou a insignia da (nome da insignia)! (4)
Script: $Trainer.badges[0]=true(5)
Reproduzir BGM: 'gym', 100, 100(6)
Operação switch local A = On
FIM
1 = O que a lider fala antes da batalha.
2 = Substitua Roxanne pelo nome do lider do R\S\E para saber(Roxanne = 1° lider), Substitua Roxy pelo nome do lider de GYM, e substitua "Muito bom" por o que a lider dira no fim da batalha.
3 = A musica de quando ganha a insignia.
4 = substitua (nome da insignia) pelo tipo (ex: Você ganhou a insignia da pedra!).
5 = O numero de insignias. Substitua 0 pelo numero de insignias(OBS.: 0 = 1 insignias, 1 = 2 insignias, etc...)
6 = Esse comando é para voltar a musica do GYM, sem este comando tocaria 'badge adquired' até que você troque de mapa, ou até que tenha um outro comando de mudar BGM.
Na segunda pagina faça:
Coloque para funcionar somente se o switch local A estiver ativado.
Texto: (12)
12 = O que o lider de GYM fala se você clica nele e ja tiver ganhado dele.
Por hoje é só! Eu espero ter ensinado vocês direitinho! Porém isso não é tudo, eu estarei fazendo em breve uma parte 2. Por favor não percam! Postem nos comentarios, e me dem creditos, e também pro Leon um cara da Pokémon FanMaster que me ajudou muito!
Antônio Junior- Novato
Créditos : 4
Re: Tutorial Pokémon Essentials- RPGXP- 01
Cara, tu pode dar uma arrumada no teu tópico? Deixar mais atrativo e fácil de ler. Separar os pontos dentro do tópico. Eu realmente curto esse pacote de scripts (Pokemon Essentials), achei um trabalho muito foda pra época que foi lançado (e até ja corrigi alguns bugs do projeto kkkk).
Melhore um pouco o tópico pra ficar mais legível e menos cansativo e com certeza vai ter um bom feedback.
Estou no aguardo dos próximos tópicos, já tem seu crédito.
Melhore um pouco o tópico pra ficar mais legível e menos cansativo e com certeza vai ter um bom feedback.
Estou no aguardo dos próximos tópicos, já tem seu crédito.
Créditos : 124
Ficha do personagem
Nível: 1
Experiência:
(0/0)
Vida:
(30/30)
Re: Tutorial Pokémon Essentials- RPGXP- 01
Eu sinceramente não sei dizer se é possivel deixar o Pokémon Essentials Online, eu já tinha pensado nisso, para um sistema de troca de Pokémon, porém.....
Cara eu vou pesquisar um pouco sobre esse assunto qualquer coisa eu posto uma mensagem aqui nesse topico, e por favor espere pois ainda estou fazendo a parte dois do Tutorial!
Cara eu vou pesquisar um pouco sobre esse assunto qualquer coisa eu posto uma mensagem aqui nesse topico, e por favor espere pois ainda estou fazendo a parte dois do Tutorial!
Antônio Junior- Novato
Créditos : 4