Boa tarde galera da Aldeia, hoje eu venho trazer para vocês um tutorial de como criar um Backup do seu servidor.
Eu sei que não é dos problemas mais importantes que a rapaziada tem ao cria um jogo mas acho que não e menos importante.
Mais pera ai Buckzor, ó que é um Backup?
Simples, e uma copia de segurança do seu jogo, que serve para não perder informação importante no caso da pasta do servidor ser excluída do seu computador.
Sem mais bla bla começa o tutorial:
Informação Básica:
*Este tutorial esta orientado a salvar o seu jogo, mas pode se aplicar a cualquer coisa do seu computador.
*Não é necessário baixar nenhum programa pra fazer ele funcionar, nos apenas utilizaremos características do nosso Sistema Operativo.
*O tutorial está orientado a gente que usa como Sistema Operativo "Windows" seja a versão que for.
Opa:
Vou pedir desculpas pelas imagens que vou postar já que como eu sou Uruguaio meu idioma natal é ó Espanhol, é por tanto minha PC esta em Espanhol.
Mas não se preocupem o tutorial é bem intuitivo.
1º. Para começar vamos criar uma pasta no lugar que queremos seja guardado o nosso Backup.
No meu caso vou criá-la em: D:\
[E muito importante lembrar onde deixamos a pasta, e não deixá-la onde posa ser excluída facilmente.]
2º. Dentro dessa pasta vamos criar duas nodas pastas, uma pasta com o nome Logs.
[Nessa pasta sera guardado um arquivo .txt que vai ter a informação de como foi realizado o Backup. Serve para saber se o Backup foi feito corretamente ou se ele travou em algum momento.]
É a outra pasta com o nome que vocês decidirem.
[Nessa pasta sera onde estará o Backup do seu jogo no caso.]
3º. Agora na mesma pasta onde estão as duas pastas que criamos anteriormente vamos proceder a criar um arquivo .txt normal e colocaremos o nome de BACKUP.
Abrimos o documento de texto é começamos a criar um Script para fazer o Backup.
*A partir de esse ponto preste muita atenção.
4º. Dentro do documento de texto vamos colocar o seguinte código:
Se vocês deixarem o código assim ele vai guardar todos os arquivos da pasta definida em:
SET src="x", na pasta definida em: SET dest="x".
Como vocês podem ver o código é bem simples só tem que modificar duas coisas.
Informação Extra:
O comando robocopy é o encarregado de copiar os dados da pasta que a gente definiu com %src% para a pasta que a gente definiu em %dest%.
Os parâmetros que continuam o código podem ser modificados mas tenha cuidado.
Aqui vou deixar uma lista dos parâmetros que podem ser usados:
5º. Ao terminar as modificações no nosso script vamos salvar ele como ANSI, colocando como nome BACKUP.bat.
E muito importante colocar o .bat já que isso faz com que o script possa ser executado.
6º. Agora que já temos o script criado, podemos proceder a fazer uma tarefa programada do Windows para que execute o script, diariamente, semanalmente, como vocês definirem.
Abrimos o "Programador de Tarefas":
[list=ordered]
[*]Clique no botão Iniciar.
[*]Clique em Painel de Controlo.
[*]Clique em Sistema e Manutenção.
[*]Clique em Ferramentas Administrativas.
[*]Faça duplo clique em Programador de Tarefas
[/list]
7º. Agora no Programador de Tarefas vamos criar uma nova tarefa, dando clica com o botão direito na Biblioteca de Tarefas, é criamos uma nova tarefa básica.
A partir dessa parte o sistema e muito intuitivo, definimos o nome da tarefa, se vai ser executado diariamente, semanalmente, etc.
A partir de que dia sera executado é a que hora sera executado.
Que tipo de tarefa vai fazer, no caso seria iniciar um programa.
Depois vai pedir pra indicar cual e o programa que queremos iniciar, vamos selecionar o BAKCUP.bat que a gente criou anteriormente é pronto.
A partir da data que você definiu o backup vai a começar a se fazer sozinho.
Lembre de Criar todas as pastas é definir corretamente a rota da pasta no script.
Espero ter ajudado algum cara que nem eu que tem que compartilhar o computador e minha irmã, sempre acaba excluindo minhas coisas "sem querer" kkkkk
Um abração gente!
[Se tiverem alguma duvida e só postar que eu irei responder com todo prazer]
Eu sei que não é dos problemas mais importantes que a rapaziada tem ao cria um jogo mas acho que não e menos importante.
Mais pera ai Buckzor, ó que é um Backup?
Simples, e uma copia de segurança do seu jogo, que serve para não perder informação importante no caso da pasta do servidor ser excluída do seu computador.
Sem mais bla bla começa o tutorial:
Informação Básica:
*Este tutorial esta orientado a salvar o seu jogo, mas pode se aplicar a cualquer coisa do seu computador.
*Não é necessário baixar nenhum programa pra fazer ele funcionar, nos apenas utilizaremos características do nosso Sistema Operativo.
*O tutorial está orientado a gente que usa como Sistema Operativo "Windows" seja a versão que for.
Opa:
Vou pedir desculpas pelas imagens que vou postar já que como eu sou Uruguaio meu idioma natal é ó Espanhol, é por tanto minha PC esta em Espanhol.
Mas não se preocupem o tutorial é bem intuitivo.
1º. Para começar vamos criar uma pasta no lugar que queremos seja guardado o nosso Backup.
No meu caso vou criá-la em: D:\
[E muito importante lembrar onde deixamos a pasta, e não deixá-la onde posa ser excluída facilmente.]
2º. Dentro dessa pasta vamos criar duas nodas pastas, uma pasta com o nome Logs.
[Nessa pasta sera guardado um arquivo .txt que vai ter a informação de como foi realizado o Backup. Serve para saber se o Backup foi feito corretamente ou se ele travou em algum momento.]
É a outra pasta com o nome que vocês decidirem.
[Nessa pasta sera onde estará o Backup do seu jogo no caso.]
3º. Agora na mesma pasta onde estão as duas pastas que criamos anteriormente vamos proceder a criar um arquivo .txt normal e colocaremos o nome de BACKUP.
Abrimos o documento de texto é começamos a criar um Script para fazer o Backup.
*A partir de esse ponto preste muita atenção.
4º. Dentro do documento de texto vamos colocar o seguinte código:
- Código:
@echo off
:VARIABLE_LOG
SET archivolog=%date%_%time%
SET archivolog=%archivolog: =_%
SET archivolog=%archivolog::=%
SET archivolog=%archivolog:/=_%
SET archivolog=%archivolog:.=_%
SET archivolog=Backup_%archivolog%
SET src="D:\Meu Jogo"
SET dest="D:\BACKUP\GAME BACKUP"
:BACKUP
robocopy %src% %dest% /E /V /R:3 /LOG:"D:\BACKUP\Logs\%archivolog%.txt"
exit
Se vocês deixarem o código assim ele vai guardar todos os arquivos da pasta definida em:
SET src="x", na pasta definida em: SET dest="x".
Como vocês podem ver o código é bem simples só tem que modificar duas coisas.
Informação Extra:
O comando robocopy é o encarregado de copiar os dados da pasta que a gente definiu com %src% para a pasta que a gente definiu em %dest%.
Os parâmetros que continuam o código podem ser modificados mas tenha cuidado.
Aqui vou deixar uma lista dos parâmetros que podem ser usados:
- Spoiler:
*/E = Copia todos os arquivos que estão dentro da pasta definida, é também todas as pastas que ela tem dentro.
*/S = Copia todos os arquivos que estão dentro da pasta definida, é não copia as pastas que estão sem nada dentro.
*/Z = Copia arquivos em modo reinicio, ou seja que se o processo for cortado por algum motivo, no seguinte Backup ele vai terminar de copiar o que faltou. (Não recomendo usar.)
*/R:0 = Numero de tentativas no caso de dar algum erro.
*/W:00 = Tempo de espera entre tentativas. (Se não colocar por defeito vem 30 segundos.)
*/V = Mostra uma informação detalhada no momento que esta processando a copia.
*/LOG = Define a ubicação da pasta onde serão guardados os logs ou informações da copia.
Existem muitos parâmetros a mais, se quiserem saber mais e só procurar "Parâmetros do Robocopy" no Google que aparece.
5º. Ao terminar as modificações no nosso script vamos salvar ele como ANSI, colocando como nome BACKUP.bat.
E muito importante colocar o .bat já que isso faz com que o script possa ser executado.
6º. Agora que já temos o script criado, podemos proceder a fazer uma tarefa programada do Windows para que execute o script, diariamente, semanalmente, como vocês definirem.
Abrimos o "Programador de Tarefas":
[list=ordered]
[*]Clique no botão Iniciar.
[*]Clique em Painel de Controlo.
[*]Clique em Sistema e Manutenção.
[*]Clique em Ferramentas Administrativas.
[*]Faça duplo clique em Programador de Tarefas
[/list]
7º. Agora no Programador de Tarefas vamos criar uma nova tarefa, dando clica com o botão direito na Biblioteca de Tarefas, é criamos uma nova tarefa básica.
A partir dessa parte o sistema e muito intuitivo, definimos o nome da tarefa, se vai ser executado diariamente, semanalmente, etc.
A partir de que dia sera executado é a que hora sera executado.
Que tipo de tarefa vai fazer, no caso seria iniciar um programa.
Depois vai pedir pra indicar cual e o programa que queremos iniciar, vamos selecionar o BAKCUP.bat que a gente criou anteriormente é pronto.
A partir da data que você definiu o backup vai a começar a se fazer sozinho.
Lembre de Criar todas as pastas é definir corretamente a rota da pasta no script.
Espero ter ajudado algum cara que nem eu que tem que compartilhar o computador e minha irmã, sempre acaba excluindo minhas coisas "sem querer" kkkkk
Um abração gente!
[Se tiverem alguma duvida e só postar que eu irei responder com todo prazer]