#5 - Criando uma calculadura
Finalmente vamos testar as nossas capacidades até agora, vamos criar o nosso primeiro programa de verdade, para fazer isto nós precisamos de um editor de texto simples ou um editor de código, eu uso o notepad++ para isto mas em ordem de manter isto simples vamos usar apenas o bloco de notas ou notepad do windows, exatamente o bloco de nota pode escrever código e é ele que vamos usar para criar o nosso pequeno programa.
A calculadura apenas vai saber somar em ordem de manter isto simples, porque para fazer com outro operadores era necessario já termos aprendido if e cases, mas ainda não aprendemos isso, isso fica para outro tutorial mais tarde.
Vamos então começar pelo o bloco de notas, abra e bloco de notas, agora vamos por em prática os ultimos conhecimento e vamos adicionar um novo conhecimeto, vou introduzir a vocês um novo comando chamando gets, este comando vai ler o texto que nós vamos colocar durante a execução do programa, ele capta o que você escreveu e guarda numa vareável.
Vamos escrever a primeira linha, vamos indicar ao utilizador do programa o que ele deve colocar:
[code=ruby]print "Coloque o primeiro numero \n"[/code]
[size]
Mas vamos adicionar um \n no final, este comando diz para passar para a segunda linha ou seja vai por o utilizador escrever debaixo da frase do print caso este comando não estiver o que vai acontecer é que o utilizador vai escrever ao lado do "Coloque o primeiro numero" e iria ficar algo to tipo assim:
E nós não queremos isso então dizemos para escrever na linha debaixo, então usamos \n
Agora precisamos que utilizador escreva um numero então é aqui que usamos o comando gets:
[/size][code=ruby]a = gets[/code]
[size]
A letra
a vai guardar o numero que foi colocado.
Mas esta linha de código não está completa, o ruby vai guardar o numero em sring e desta maneira não podemos fazer operações com ele então vamos transformalo em um
float que basicamente transforma o string em numero com decimais e desta maneira a nossa calculadora sabe fazer calculos com numeros decimais.
A linha deve ficar assim:
[/size][code=ruby]a = gets.to_f[/code]
[size]
Usamos to_f para transformar um string em float(numero decimal), coloque um ponto para separar ambos os comandos get e to_f
Agora vamos pedir que o utilizador coloque um segundo numero, repetimos o mesmo
[/size][code=ruby]print "Coloque o segundo numero \n"
b = gets.to_f[/code]
[size]
Mas vamos usar uma vareável diferente e vamos a chamar de
bAté agora o nosso super programa que vamos vender á microsoft deve estar assim:
[/size][code=ruby]print "Coloque o primeiro numero \n"
a = gets.to_f
print "Coloque o segundo numero \n"
b = gets.to_f[/code]
[size]
Agora vamos começar por colocar o resultado no ecrã, vamos criar uma nova vareável,
c, vamos colocar a
soma de a com b dentro de
c.
[/size][code=ruby]c = a + b[/code]
[size]
vamos então escrever isto, a soma de a e b vai se por em c.
E pronto!
Desta maneira podemos já ver o resultado!
Vamos escrever [/size][code=ruby]print"Resultado: "[/code]
[size]
para o programa ficar mais bonito sem o \n para desta maneira o resultado sair na frente do texto.
Adicione[/size][code=ruby]print c[/code]
[size] para ver o valor da vareável.
E agora no final vamos usar um novo comando sleep que basicamente vai fazer parar o programa e para conseguirmos ver o resultado sem a console fechar.
[/size][code=ruby]sleep[/code]
[size]
No final o código fica assim:
[/size][code=ruby]print "Coloque o primeiro numero \n"
a = gets.to_f
print "Coloque o segundo numero \n"
b = gets.to_f
c = a + b
print "Resultado: "
print c
sleep[/code]
[size]
Agora está na hora de testar o super programa que vamos vender por mihões!
[/size]
[size]
Guarde o programa com extensão
rbAgora se você seguiu direito a guia de instação do programa você derá ver um ficheiro assim
Clique ai e você vai executar o programa!
Irá ficar algo assim:
[/size]