Lua Style Guide Hitskin_logo Hitskin.com

Isto é uma pré-visualização de um tema em Hitskin.com
Instalar o temaVoltar para a ficha do tema

Aldeia RPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lua Style Guide

2 participantes

Ir para baixo

Lua Style Guide Empty Lua Style Guide

Mensagem por Paulo Soreto Qua Jan 27, 2016 2:50 pm

Este guia tem como intuito instruir novatos em lua a programarem de forma legível e bonita nesta maravilhosa linguagem.

Definição de Variáveis:
Sempre contendo todas as palavras em minúsculo.
Código:
local nomedaminhavar
É necessário que o comprimento do nome da variável seja proporcional ao seu escopo. Uma variável de escopo global deve possui um nome descritivo enquanto uma variável de um loop pode ser curta.
Código:
minhavarglobal
for i = 0, 10

Definição de Métodos
Métodos, assim como variáveis devem possuir seus nomes inteiramente em minúsculo assim como a stdlib do lua utiliza.
Código:
function meumetodo
end

Definição de Classes e Módulos (usando metatables)
Quanto as classes e módulos em lua nós utilizamos tables porém para diferenciar de métodos e variáveis devemos adotar CamelCase, da seguinte forma:
Código:
local MeuModulo = {}
local MinhaClasse = {}

Definição de Constantes
Deverá ser sempre com o nome inteiramente em maiúsculo.

Definição de Strings
Opte sempre que possível por aspas simples (') ao invés de aspas duplas (").

Definição de Tables
Apenas para inicialização vazia você pode escrever em uma linha, da seguinte forma:
Código:
local table = {}
Quando irá preencher seus elementos pode-se optar por um elemento por linha ou no máximo quatro:
Código:
local table = {
   'nome',
   'nome2',
   'nome3',
}
Lembre-se de sempre quebrar as chaves em linhas separadas como no exemplo acima.

Indentação
A indentação deve ser de 3 ou 4 espaços.

Definição de for e if
Nestes dois casos, quando o código interno possui apenas uma linha ou um comando simples pode-se manter tudo em uma linha só.
Código:
for i = 0, 10 do print(i) end
if x == 1 then print('sim') end

Comentários para funções
É recomendável que deixe seu código bem comentado para facilitar futuras edições, para isso adotamos um padrão próximo ao JavaDoc, da seguinte forma:
Código:
--
-- meumetodo
--
-- Descrição do meu método
--
-- @param   nome    descrição
-- @return  tipo    descrição
--
function meumetodo(param1)
    return 0
end

_________________
Lua Style Guide FwYnoXI
Paulo Soreto
Paulo Soreto
Lenda
Lenda

Mensagens : 1980
Créditos : 367

Ficha do personagem
Nível: 1
Experiência:
Lua Style Guide Left_bar_bleue0/0Lua Style Guide Empty_bar_bleue  (0/0)
Vida:
Lua Style Guide Left_bar_bleue30/30Lua Style Guide Empty_bar_bleue  (30/30)

https://www.aldeiarpg.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Lua Style Guide Empty Re: Lua Style Guide

Mensagem por Valentine Qua Jan 27, 2016 5:20 pm

Bela iniciativa, Soreto.

+1 crédito.
Valentine
Valentine
Administrador
Administrador

Medalhas : Lua Style Guide ZgLkiRU
Mensagens : 5343
Créditos : 1164

https://www.aldeiarpg.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos