Até agora no fórum não vi nenhuma avaliação concreta sobre esse engine então vim deixar minha opinião sobre alguns pontos da engine.
Em primeiro lugar vem sempre a segurança, nesse ponto o MV é extremamente falho, em um jogo para WEB os códigos são apenas ofuscados (o que pode facilmente ser desfeito), para DESKTOP (independente se é MAC ou WINDOWS) os arquivos são compactados e ainda por cima rodam m cima do nw.js que apesar de ser muito boa é ridícula pra proteger os códigos, não darei muitos detalhes sobre como obter os códigos pois com certeza devem ter usuários muito leigos que não sabem mas alguém com um conhecimento mínimo consegue obtê-los. Banco de dados em JSON totalmente acessíveis (?????????????).
A engine em si é até boa, me lembrou muito o VX Ace só que mais seca, com menos recursos. Eu vi alguns bugs no editor de mapas com tiles sobrepostos e as vezes o autotile não atualizava mas isso é meio irrelevante. Eu não curti muito a velocidade com que o jogador se move no mapa (parece um rato). Sem editor de scripts interno (se alguém souber onde fica por favor me avise pois não encontrei), o que eu sempre senti falta nessa série de engines foi um editor de scripts decente com debug e tudo mais e nessa última versão eles simplesmente não implementaram (???????????).
Senti falta de um guia para usuários também, ao menos um guia de boas práticas com javascript porque tenho certeza que uma hora ou outra vão por dezenas de frameworks dentro do jogo (jquery etc...).
Pra finalizar eu realmente fiquei decepcionado com essa engine, esperava bem mais. Eu testei usando a versão trial que baixei do site RPG Maker WEB, caso essa versão de avaliação seja limitada (quanto aos recursos) por favor me avisem.
1ª Edição: Resolvi olhar com mais atenção os códigos e vi que está tudo misturado, diferente das versões anteriores que você tinha todos os métodos documentados e bem separados, no MV é tudo unificado. O uso de JS não justifica isso (antes que alguém use como argumento).
Em primeiro lugar vem sempre a segurança, nesse ponto o MV é extremamente falho, em um jogo para WEB os códigos são apenas ofuscados (o que pode facilmente ser desfeito), para DESKTOP (independente se é MAC ou WINDOWS) os arquivos são compactados e ainda por cima rodam m cima do nw.js que apesar de ser muito boa é ridícula pra proteger os códigos, não darei muitos detalhes sobre como obter os códigos pois com certeza devem ter usuários muito leigos que não sabem mas alguém com um conhecimento mínimo consegue obtê-los. Banco de dados em JSON totalmente acessíveis (?????????????).
A engine em si é até boa, me lembrou muito o VX Ace só que mais seca, com menos recursos. Eu vi alguns bugs no editor de mapas com tiles sobrepostos e as vezes o autotile não atualizava mas isso é meio irrelevante. Eu não curti muito a velocidade com que o jogador se move no mapa (parece um rato). Sem editor de scripts interno (se alguém souber onde fica por favor me avise pois não encontrei), o que eu sempre senti falta nessa série de engines foi um editor de scripts decente com debug e tudo mais e nessa última versão eles simplesmente não implementaram (???????????).
Senti falta de um guia para usuários também, ao menos um guia de boas práticas com javascript porque tenho certeza que uma hora ou outra vão por dezenas de frameworks dentro do jogo (jquery etc...).
Pra finalizar eu realmente fiquei decepcionado com essa engine, esperava bem mais. Eu testei usando a versão trial que baixei do site RPG Maker WEB, caso essa versão de avaliação seja limitada (quanto aos recursos) por favor me avisem.
1ª Edição: Resolvi olhar com mais atenção os códigos e vi que está tudo misturado, diferente das versões anteriores que você tinha todos os métodos documentados e bem separados, no MV é tudo unificado. O uso de JS não justifica isso (antes que alguém use como argumento).