Idade Média e o Sistema Feudal
Dividindo as coisas:
A Idade Média é mais fácil de se estudar, levando em conta o que nos interessa aqui, claro, como a estrutura social e política. Duas coisas que praticamente se estagnaram nesta época e que eram comuns a todos os feudos.
Já a Idade Moderna é marcada por algumas inovações, surgem vários pensadores, a estrutura e as relações políticas se tornam mais complexas, a tecnologia avança, etc. Irei abordar esse período em uma próxima aula.
Feudalismo e Idade Média - Qual a diferença?
São coisas diferentes que existiram no mesmo período. O termo Idade Média é utilizado para definir todo o período entre o século V e XV.
Feudalismo é apenas o sistema de produção e organização social desse período, Idade Média. Não é muito correto dizer Idade Feudal. Os Estados Nacionais, unificados, caracterizam a Idade Moderna. Portugal, Espanha, Inglaterra, na época das grandes navegações, fazem parte da Idade Moderna, é importante saber diferenciar esses períodos.
Na Idade Média, aqueles Estados eram apenas pequenos Reinos e Feudos, porções de terras distribuídas nas mãos de várias famílias nobres e Senhores Feudais, que, por algum motivo que iremos estudar, irão se unificar e se concentrar nas mãos de um único monarca, de poder absoluto.
Mas... o que é o Sistema Feudal?
Feudalismo é o sistema de produção e econômico da Idade Média, período em que o poder está fragmentado e distribuído nas mãos de Senhores Feudais. Essa fragmentação impossibilita a formação de uma economia consistente com relações complexas de mercado. Portanto, o sistema feudal é essa relação simples e obsoleta, entre servos e senhores feudais, caracterizando uma economia basicamente de subsistência, sem excedentes para comércio. A produção era para o consumo próprio, e nada mais.
Primeiro, é preciso entender como o feudalismo, como sistema, surgiu, caracterizando toda a Idade Média. De forma simplificada, foi após as invasões bárbaras (estrangeiros) no Império Romano Ocidental, cuja queda desfragmentou toda sua estrutura política. Essas invasões marcaram uma época de guerras e instabilidade.
Isso levou a população a fugir das cidades, foco da violência, saques, etc. Dessa forma, as pessoas se refugiaram em porções de terras, submetendo-se a um Senhor Feudal, que era o proprietário. Portanto, houve uma ruralização e uma desfragmentação do poder. Poder esse antes exercido por um Imperador, agora divido entre inúmeros senhores feudais, donos de terras e de um exército particular.
Essa característica dará origem às Casas (à comparação dos Lannisters, Stannis, Starks, e outras Casas de Game of Thrones), ou seja, famílias nobres, além das relações de Suserania Vassalagem. O Suserano é o grande proprietário de Terra e detentor de um grande poder, estabelecia estreitos laços políticos ao conceder terras ao seus Vassalos.
À questão de curiosidade, houve apenas uma instituição que resistiu a essa fragmentação do poder, se tornando uma instituição só em toda a Europa Medival e estabelecendo uma hegemonia cultural: a Igreja Católica. Isso permitiu um elo mínimo de cultura e tradições entre os variados feudos, independentes, e, claro, a consolidação do cristianismo. Nunca a Igreja teve tanto poder.
Resumindo Feudalismo:
* Ruralismo e Descentralização política.
*Nasce após a queda e fragmentação do Império Romano Ocidental.
Idade Medieval: Apenas uma classificação temporal. A Idade Média começa no Séc V termina no Séc XIII, com a unificação dos reinos e surgimento de Estados Nacionais.
==/== == Fim == ==/==
Bem, isso é o básico para se compreender as características da Idade Média e poder ter uma maior dimensão do assunto, ainda que básica, ao se construir um roteiro que se passa em um mundo análogo a este. Fico devendo uma aula sobre as características tecnológicas da idade médica, como armaduras, técnicas de guerra, costumes e culturas. Não domino esta parte, mas é algo que pretendo estudar e convido-os a o fazê-lo, assim compartilhamos informações sobre um período tão querido pelas nossas aventuras fantásticas.
Caso gostem, posso escrever sobre a Idade Moderna. Entendam que não consultei nenhum material, então, caso haja algum equívoco, me contatem. Porém tive o cuidado de abordar o básico que domino.
RD12