Maker Gameplay #01
Skyward por Masked
Gameplay por Ludovic
Não deixem de dar like e seguir o canal para receber informações quando um novo gameplay for adicionado
INTRODUÇÃO
O objetivo dessa série de gameplays é ajudar na divulgação de projetos mostrando uma primeira impressão do jogo em tom avaliativo. Isso pode ajudar ainda que pouco a melhorar o movimento nas comunidades maker que está meio reduzido ultimamente.Basicamente eu estarei escolhendo um game e fazendo uma espécie de gameplay livre, sem me prender a critérios, embora eles existam para se ter uma base avaliativa.
SUGESTÕES
Qualquer game pode participar desde que seja de RPG Maker ou similar. Vocês podem postar aqui sugestões de games que vocês querem ver no próximo Gameplay Maker. Eu estarei visitando as duas primeiras páginas de projetos em andamento para selecionar os possíveis candidatos, por isso atualizem seus projetos e participem ativamente do fórum.CRITÉRIOS
CRITÉRIOS PARA INTRODUÇÃO DO JOGO
Tela Título: Um bom livro não deve ser julgado pela capa, mas quem iria pegar um livro cheio de cocô em cima para ler? Sejamos sinceros. Uma bela tela de título pode sim entusiasmar um jogador, uma vez que é a primeira coisa que se vê e outro ditado diz que a primeira impressão é a que fica.
Enredo da introdução: A história está sendo bem introduzida? Prende a atenção?
Interatividade na Introdução: Em introduções muito longas é algo vital ter alguma interatividade, mas não quer dizer que por não ter vai ser uma introdução ruim, tudo tem seu jeito, basta ser interessante.
Diálogos: Nos diálogos será avaliada a fluidez como são expressados e a gramática, cuidado com a gramática, uze o purtuguês bem dizido pra agente ficar satisfazido viu?.
Desempenho em geral: Todos os games são diferentes, então não adianta fixar a atenção nesses critérios o tempo todo, o desempenho geral fala mais alto, um game para ser bom só tem que ser interessante e não apenas cumprir critérios.
CRITÉRIOS PARA O GAMEPLAY
Desenvolvimento da História: A história deve ter criatividade e originalidade.
Jogabilidade: Estarei avaliando a movimentação, os menus, interatividade, o lag etc.
Objetivo Básico: Um objetivo básico é geralmente o sistema principal do jogo, como a batalha por exemplo que é o objetivo básico de quase todo jogo RPG, mas claro, tem outros que não possuem batalhas ou não tratam com tanta prioridade.
Gramática e Redação: O nome por si já diz tudo, é basicamente o mesmo critério citado anteriormente para a introdução
Recursos Gráficos: Podem ser gráficos originais, reunidos ou do RTP, mas é fundamental que haja uma certa harmonia entre Mapeamento, Face, Chars, efeitos.
Sonoplastia: Algo que não será ignorado, a trilha sonora e os efeitos de som devem ter boa qualidade e serem reproduzidos para causar a impressão certa. Para aqueles que preferem músicas no estilo 8 bits, que estejam harmonizadas com a proposta do game.
Performance Geral: Satisfação, conquistas, dificuldade, etc.