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    Criando uma HUD simples de HP e MP na tela

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    Criando uma HUD simples de HP e MP na tela  Empty Criando uma HUD simples de HP e MP na tela

    Mensagem por Takkun Qui maio 19, 2011 12:34 pm

    Introdução

    Oi gente... Venho a trazer um tutorial que criei na RMB de como criar uma HUD simples de HP e MP na tela, breve trarei mais scripts criados por mim :)

    Bom... Aqui começa a aula:

    No RMVX, os nomes da HP é simplesmente hp e MP é sp

    No caso, nós criaremos um sprite, então comece o script assim:
    Código:
    class HUD < Sprite
     
      #Inicia
      def initialize(view)
        super(view)

    E então, você deve criar as cores que você quer usar exemplo:
    Código:
        @ch1 = Color.new(50,0,0)
        @ch2 = Color.new(222,26,50)
        @cm1 = Color.new(50,60,60)
        @cm2 = Color.new(0,240,50)
        @back = Color.new(0,0,0)
        @back2 = Color.new(240,240,80)

    Lembre-se tudo que começa com @alguma coisa, significa que isto é um atalho e que ele simplesmente não faz nada, você deve colocar um = e definir o que vai acontecer. Outra coisa que é necessário lembra é: nos '()' tem 3 números, por exemplo, (50,0,0) isso significa que esta cor terá 50 de vermelho, 0 de verde e 0 de azul.

    Depois é necessário criar o bitmap, que futuramente fará a barra, use isto:
    Código:
        #Cria o Bitmap
        self.bitmap = Bitmap.new(200,200)
        self.bitmap.font.name = "UmePlus Gothic"
        self.bitmap.font.size = 20
        self.z = 300
        update
      end

    E então crie um 'atualiza' e um 'apaga o conteúdo', parece pouco importante, mas é fundamental para a execução
    Código:
      #Atualiza
      def update
        super
     
        #Apaga o conteudo
        self.bitmap.clear

    Para fazer a barra você deve usar fill.rect's que eu não sei usar, então peguei um que sempre uso de base:
    Código:
        hp = $game_actors[1].hp
        maxhp = $game_actors[1].maxhp
        wb = 116 * hp / maxhp
        self.bitmap.fill_rect(10, 10, 120, 10, @back)
        self.bitmap.fill_rect(11, 11, 118, 8, @back2)
        self.bitmap.fill_rect(12, 12, 116, 6, @back)
        self.bitmap.gradient_fill_rect(12, 12, wb, 6, @ch1, @ch2)
        self.bitmap.draw_text(60, 0, 200, 24, "HP")

    Observe que nas primeiras linhas, nós definimos sempre, o hp e o hp máximo!
    Onde tem: $game_actor[1] significa que os dados serão retirados do primeiro persongem do grupo se você mudar para $game_actor[2] ele irá retirar os dados do segundo, e assim vai.

    Agora a barra de MP (no RMVX sp) faça a mesma coisa, mas só mude tudo de hp pra mp:
    Código:
        #Cria a barra de MP
        mp = $game_actors[1].mp
        maxmp = $game_actors[1].maxmp
        wb = 116 * mp / maxmp
        self.bitmap.fill_rect(10, 30, 120, 10, @back)
        self.bitmap.fill_rect(11, 31, 118, 8, @back2)
        self.bitmap.fill_rect(12, 32, 116, 6, @back)
        self.bitmap.gradient_fill_rect(12, 32, wb, 6, @cm1, @cm2)
        self.bitmap.draw_text(60, 20, 200, 24, "MP")
     
      end

    Depois você deve criar o dispose da HUD, crie assim:
    Código:
      def dispose
        self.bitmap.dispose
        super
      end
    end

    E por fim, instale a HUD no mapa:
    Código:
    #Instala o HUD
    class Spriteset_Map
      alias :or_initialize :initialize
      def initialize
        @hud = HUD.new(@viewport2)
        or_initialize
      end
      alias :or_update :update
      def update
        @hud.update
        or_update
      end
      alias :or_dispose :dispose
      def dispose
        @hud.dispose
        or_dispose
      end
    end


    Créditos

    Lembro que peguei uma HUD na internet a muito tempo que era assim, modifiquei, fiz algumas mudanças e criei o tutorial.
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    Mensagem por Valentine Qui maio 19, 2011 1:09 pm

    Muito bom, vai ajudar muita gente
    + 1 crédito
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    Mensagem por Dooolly Qui maio 19, 2011 1:43 pm

    muito bom ajuda muito
    + 1 credito
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    Mensagem por NeapØn~ Qui maio 19, 2011 2:18 pm

    Muito bom para akeles que nao sabem criar hud


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    Mensagem por Jonny Qui maio 19, 2011 3:29 pm

    Sim XD Neutral

    lla que la area de rpg maker vx esta fracasada!! Successful!


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    Mensagem por Joaozinx Sáb maio 21, 2011 7:29 pm

    ai ai, q preguiça de ler o tópico mais só pra eu n receber um alerta toma ai +1 cred


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    Mensagem por batutha Sex Mar 02, 2012 4:30 pm

    Gostei caramba meu conseguii voce é o mestre meu Very Happy
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    Mensagem por batutha Sex Mar 02, 2012 5:03 pm

    Show aqui esta a hud com o hp vermelho
    e o mp azul

    Hud
    Spoiler:
    DFox
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    Mensagem por DFox Sex Mar 02, 2012 9:04 pm

    Muito bom... mas esse é o meu tutorial com outras palavras ... mas o mesmo código e comentários............e com os créditos retirados ;x

    Código original:
    Código:
    ################################################################
    #Hud Criada por Flock (Lucky).
    #Créditos : Flock e Alucard_2 Por me Ensinar RGSS2.
    #Introdução : Esse Script Faz uma HUD Que não necessita de Imagens ,
    #Está HUD é quase 100% Modificavel.
    #Um Pequeno Tutorial Incluso No Script.
    ################################################################
    class HUD < Sprite
     
      #Inicia
      def initialize(view)
        super(view)
     
        #Cria as cores
        @ch1 = Color.new(50,0,0) #Muda a Cor Mais Escura Da Hud de HP.
        @ch2 = Color.new(250,0,0)#Muda a Cor Mais Clara da Hud de HP.
        @cm1 = Color.new(12,0,113)#Muda a Cor Mais Escura da Hud de MP.
        @cm2 = Color.new(0,0,255)#Muda a Cor Mais Clara da Hud de MP.
        @back = Color.new(20,20,20)#Parte de Traz da HUD¹.
        @back2 = Color.new(240,240,0)#Parte de Traz da Hud².
     
        #Cria o Bitmap
        self.bitmap = Bitmap.new(200,200)
        self.bitmap.font.name = "Comic Sans MS" #Escolhe a Fonte Para "HP" e "MP"
        self.bitmap.font.size = 20
        self.z = 300
        update
      end
     
      #Atualiza
      def update
        super
     
        #Apaga o conteudo
        self.bitmap.clear
     
        #Cria a barra de HP
        hp = $game_actors[1].hp
        maxhp = $game_actors[1].maxhp
        wb = 116 * hp / maxhp
        self.bitmap.fill_rect(10, 10, 120, 10, @back)
        self.bitmap.fill_rect(11, 11, 118, 8, @back2)
        self.bitmap.fill_rect(12, 12, 116, 6, @back)
        self.bitmap.gradient_fill_rect(12, 12, wb, 6, @ch1, @ch2)
        self.bitmap.draw_text(10, 0, 200, 24, "HP")
     
        #Cria a barra de MP
        mp = $game_actors[1].mp
        maxmp = $game_actors[1].maxmp
        wb = 116 * mp / maxmp
        self.bitmap.fill_rect(10, 30, 120, 10, @back)
        self.bitmap.fill_rect(11, 31, 118, 8, @back2)
        self.bitmap.fill_rect(12, 32, 116, 6, @back)
        self.bitmap.gradient_fill_rect(12, 32, wb, 6, @cm1, @cm2)
        self.bitmap.draw_text(10, 20, 200, 24, "MP")
     
      end
     
      def dispose
        self.bitmap.dispose
        super
      end
    end

    #Instala o HUD
    class Spriteset_Map
      alias :or_initialize :initialize
      def initialize
        @hud = HUD.new(@viewport2)
        or_initialize
      end
      alias :or_update :update
      def update
        @hud.update
        or_update
      end
      alias :or_dispose :dispose
      def dispose
        @hud.dispose
        or_dispose
      end
    end
    Percebe-se poucas alterações


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