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[NPM4.9.1] Nova HUD

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Mensagem por Zero Seg Jan 26, 2015 3:09 pm

Bom como não tinha nada para fazer acabei fazendo essa hud que não vó usar mais quem quiser usar so e colocar os créditos da hud bom o design não e um dos melhores mais so vc melhorar ela

*Imagens Nesecarias*

Spoiler:
Coloque todas as Imagens na pasta Pictures do seu Projeto

Chame essa img de Base_HUD -> [NPM4.9.1] Nova HUD 2hykw11
Chame essa img de HP-BAR -> [NPM4.9.1] Nova HUD 282kx9h
Chame essa img de MP-BAR -> [NPM4.9.1] Nova HUD A31ci1
Chame essa de XP-BAR -> [NPM4.9.1] Nova HUD 2mw613
  

*Print de Como Fica*

Spoiler:

E por ultimo o script

Código:
#==============================================================================
# ** Hud
#------------------------------------------------------------------------------
# By Valentine
# Modified By Zero
#==============================================================================

class Hud < Sprite
  def initialize
    super()
    self.bitmap = bitmap = Bitmap.new(500-5,120-10)
    self.x = +5+4
    self.y = -5-3
    self.z = 999
    refresh
  end
 
  def update
    super
    refresh if something_changed?
    if $game_player.x >= self.x/32 and $game_player.x <= self.bitmap.width/32 and $game_player.y >= self.y/32 and $game_player.y <= self.bitmap.height/32 and self.opacity != 150
      self.opacity = 150
    elsif $game_player.x < self.x/32 or $game_player.x > self.bitmap.width/32 or $game_player.y < self.y/32 or $game_player.y > self.bitmap.height/32 and self.opacity == 150
      self.opacity = 255
    end
  end
  
  #--------------------------------------------------------------------------
  # * Atualização
  #--------------------------------------------------------------------------
  def refresh
    @actor = $game_party.actors[0]
    @old_exp = @actor.now_exp
    @old_hp = @actor.hp
    @old_sp = @actor.sp
    self.bitmap.clear
    self.bitmap.font.size = 14
    self.bitmap.font.name = "Segoe UI"
    # Base Geral
    hud3 = RPG::Cache.picture("Base_HUD")
    hud1 = hud3.width
    hud2 = hud3.height
    hud4 = Rect.new(0,0,hud1,hud2)
    self.bitmap.blt(1,16,hud3,hud4)
    
    # Hp
    self.bitmap.font.color = Color.new(0,0,0)
    hpbar = RPG::Cache.picture("HP-BAR")
    hpbarwidth = hpbar.width * @actor.hp / @actor.maxhp
    hpbarheight = hpbar.height
    hpbar_rect = Rect.new(0,0,hpbarwidth-1,hpbarheight)
    self.bitmap.blt(12,39-7-8,hpbar,hpbar_rect)
    
    # Sp
    self.bitmap.font.color = Color.new(0,0,0)
    mpbar = RPG::Cache.picture("MP-BAR")
    mpbarwidth = mpbar.width * @actor.sp / @actor.maxsp
    mpbarheight = mpbar.height
    mpbar_rect = Rect.new(0,0,mpbarwidth-1,mpbarheight)
    self.bitmap.blt(12,57-7-1,mpbar,mpbar_rect)
    
    # Exp
    self.bitmap.font.color = Color.new(0,0,0)
    if $game_party.actors[0].level != 99
    xpbar = RPG::Cache.picture("XP-BAR")
    xpbarwidth = xpbar.width * @actor.now_exp / @actor.next_exp
    xpbarheight = xpbar.height
    xpbar_rect = Rect.new(0,0,xpbarwidth-1,xpbarheight)
    self.bitmap.blt(12,76-1,xpbar,xpbar_rect)
    
 #Nome
 self.bitmap.font.color = Color.new(255,255,255)
    sprect2 = Rect.new(-185, 86, self.bitmap.width - 8, 32)
    self.bitmap.draw_text(sprect2, "#{$game_party.actors[0].name}", 1)
 
 #Level
 self.bitmap.font.color = Color.new(255,255,255)
 sprect3 = Rect.new(-95+1, 86, self.bitmap.width - 8, 32)
 self.bitmap.draw_text(sprect3, "#{@actor.level}", 1)
  end
end

 
  def something_changed?
    return true if @old_exp != @actor.now_exp
    return true if @old_hp != @actor.hp
    return true if @old_sp != @actor.sp
    return false
  end

end

class Scene_Map
  alias hud_main main
  def main
    @Hud = Hud.new
    hud_main
    @Hud.dispose
  end
  alias hud_update update
  def update
    hud_update
    @Hud.refresh if @Hud.something_changed?
  end
end


class Game_Actor < Game_Battler
  def now_exp
    return @exp - @exp_list[@level]
  end
  def next_exp
    return @exp_list[@level+1] > 0 ? @exp_list[@level+1] - @exp_list[@level] : 0
  end
end

*Creditos*

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Mensagem por Valentine Seg Jan 26, 2015 8:26 pm

Sua hud está bacana, mas você poderia simplificar esses códigos que desenham o HP/MP e os textos da forma como está no NPM 4.9.1. Além do mais, acho desnecessário mostrar o nome do jogador na hud.
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[NPM4.9.1] Nova HUD Empty Re: [NPM4.9.1] Nova HUD

Mensagem por leoXP Qua Jan 28, 2015 12:25 pm

A hud esta muito boa,mas uma pergunta tipo:Ficaria melhor colocar numeros na hud exemplo dos numeros da hud padrao do np 4.9.1. HP:4000/5000 entendeu?
Se fizer isso vai ficar perfeita.+1
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[NPM4.9.1] Nova HUD Empty Re: [NPM4.9.1] Nova HUD

Mensagem por Zero Qui Jan 29, 2015 12:50 pm

leoXP escreveu:A hud esta muito boa,mas uma pergunta tipo:Ficaria melhor colocar numeros na hud exemplo dos numeros da hud padrao do np 4.9.1. HP:4000/5000 entendeu?
Se fizer isso vai ficar perfeita.+1
basta colocar não e muito difícil como não curto colocar numeros na hud então não coloquei

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