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[Script]Menu de Opções

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[Script]Menu de Opções Empty [Script]Menu de Opções

Mensagem por Singelinho Ter Fev 11, 2014 1:12 am

[Script]Menu de Opções ShNc7Eh
Primeiro de tudo, quero informar que sou iniciante ainda em ruby(RGSS) mais esta script eu fiz com carinho e tentei por uns códigos que muitos membros podem querer utiliza-los. Prosseguindo... a script é simples, podem melhora-las como quiser, qualquer erro peço que os relate aqui. Ela é um menu com botão, que possuem funções bem legais, como por exemplo: "Sair do Jogo", "Selecionar Boneco", "Tutorial do Jogo", "Configurações" e "Ajuda". 

Descrição de tudo:

Sair do Jogo -> Nome diz tudo, salva o jogo e sai
Selecionar Boneco -> Volta para a seleção de personagem
Tutorial do Jogo -> Teletransporta usuário para um mapa, coordenadas especifica.
Configurações -> Abre uma janela, para ativar e desativar musica/sons
Ajuda -> Abre um sprite informando tudo na tela
- Será adicionado mais coisas -

Spoiler:

Download de tudo que vamos utilizar:

[Script]Menu de Opções WeqVYk8
Bem vamos lá !! Crie uma script nova e nela adicione:
Código:
#================================================================
#|Autor: Singelinho|      Menu de Opções                        =
#================================================================
# Version: 1.4                                                  =
# Menu simples, com diversas funções.                           =
#================================================================

class Opções < Window_Base
  def initialize
    super(254,154,160,160)
    self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
    self.back_opacity = 200
    self.z = 50000
    self.visible = false
    self.active = false
    @dragable = false
    @closable = true
    #Sprites
    @sprite = Sprite.new
    @sprite.bitmap = (RPG::Cache.picture("Ajuda"))
    @sprite.visible = false
    #Widgets
    @button1 = Button.new(self, 35, 25, "Sair do Jogo") {click1}
    @button2 = Button.new(self, 20, 50, "Selecionar Boneco") {click2}
    @button3 = Button.new(self, 26, 75, "Tutorial do Jogo") {click3}
    @button4 = Button.new(self, 30, 98, "Configurações") {click4}
    @button5 = Button.new(self, 53, 120, "Ajuda") {click5}
  end
  
  #======= Métodos =======
  def click1
    autosave
    Network::Main.close_socket
    exit
  end
  
  def click2
    $scene = Scene_Title.new
  end
  
  def click3
    $scene.TutorialG.visible = true
    $scene.TutorialG.active = true
  end
  
  def click4
    $scene.Configurações.visible = true
    $scene.Configurações.active = true
  end
  
  def click5
    @sprite.visible = !@sprite.visible
  end
  #======================
  #======================
  def show
    self.visible = true
    refresh
  end
  
  def hide
    self.visible = false
    self.active = false
  end
  #=======================
end

class Scene_Map
  attr_accessor('Opções')
  alias cal main_draw
  def main_draw
    cal
    @Opções = Opções.new
  end
  alias cali update
  def update
    cali
    @Opções.update
    #Input para abrir e fecha menu, neste caso é Esc
    if Input.triggerd?(Input::Esc)
      if @Opções.visible
        @Opções.visible = false
      else
        @Opções.visible = true
      end
    end
  end
end

Após criar a script "opções", crie outra e adicione:

Código:
#================================================================
#|Autor: Singelinho|      Menu de Teletransporte Tutu           =
#================================================================
# Version: 1.0                                                  =
# Para alterar o mapa e as cordenadas Linha -> 31, 34, 35, 36   =
#================================================================

class TutorialG < Window_Base
  def initialize
    super(423,154,179,85)
    self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
    self.back_opacity = 200
    self.z = 50000
    self.visible = false
    self.active = false
    @dragable = false
    @closable = true
    #Widgets
    @button1 = Button.new(self, 35, 50, "Sim") {click1}
    @button2 = Button.new(self, 90, 50, "Não") {click2}
    refresh
  end
  
  #======= Métodos ======
  def refresh
    @txt1 = self.contents.draw_text(0, 0, 480-32, 32, "Deseja mesmo ir ao tutorial?")
  end
  
  def click1
    #Teletransporta para tal mapa e tal coordenadas (ID, X, Y)
    if $game_temp.player_new_map_id == $game_temp.player_new_map_id = 1
      p 'Você já esta no mapa'
    else
      $game_temp.player_new_map_id = 1
      $game_temp.player_new_x = 12
      $game_temp.player_new_y = 12
      $game_temp.player_transferring = true
      $game_map.update
      $scene = Scene_Map.new
      Network::Main.send_start
      $game_temp.chat_log.push("Sistema: Bem Vindo ao tutorial, que seja bem útil.")
    end
  end
  
  def click2
    self.close
  end
  #======================
end

class Scene_Map
  attr_accessor('TutorialG')
  alias edca main_draw
  def main_draw
    edca
    @TutorialG = TutorialG.new
  end
  alias edup update
  def update
    edup
    @TutorialG.update
    #Fechar com ESC
    if Input.triggerd?(Input::Esc)
      if @TutorialG.visible
        @TutorialG.visible = false
      end
    end
  end
end

Ultima > Tendo criada as duas acima, adicione mais uma script e nela ponha isto:

Código:
#================================================================
#|Autor: Singelinho|    Menu de Configurações do Jogo           =
#================================================================
# Version: 1.0                                                  =
#================================================================

class Configurações < Window_Base
  def initialize
    super(70,154,179,130)
    self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
    self.back_opacity = 200
    self.z = 50000
    self.visible = false
    self.active = false
    @dragable = false
    @closable = true
    #Widgets
    @button1 = Button.new(self, 35, 93, "Aplicar") {click1}
    @button2 = Button.new(self, 100, 93, "Fechar") {click2}
    @check1 = Check_Box.new(self, 30, 45)
    @check2 = Check_Box.new(self, 30, 65)
    refresh
  end
  
  #======= Métodos ======
  def refresh
    @txt1 = self.contents.draw_text(0, 0, 480-32, 32, "Menu de Configurações")
    @txt2 = self.contents.draw_text(40, 20, 480-32, 32, "Musica")
    @txt3 = self.contents.draw_text(40, 40, 480-32, 32, "Sons")
  end
  
  def click1
    if @check1.checked
      Audio.bgm_play("Audio/BGM/Base1")
      $game_temp.chat_log.push("Sistema: Musica (ON)")
    else
      Audio.bgm_stop
      $game_temp.chat_log.push("Sistema: Musica (OFF)")
    end
    if @check2.checked
      Audio.bgm_play("Audio/BGM/Base2")
    else
      Audio.bgm_stop
      $game_temp.chat_log.push("Sistema: Son desativado")
    end
  end
  
  def click2
    self.close
  end
  #======================
end

class Scene_Map
  attr_accessor('Configurações')
  alias edc main_draw
  def main_draw
    edc
    @Configurações = Configurações.new
  end
  alias edu update
  def update
    edu
    @Configurações.update
    #Fechar com ESC
    if Input.triggerd?(Input::Esc)
      if @Configurações.visible
        @Configurações.visible = false
      end
    end
  end
end

Pronto o sistema foi devidamente instalado !!
Qualquer bug, error, alguma coisa que seria legal de por... Podem falar, quero que esta script vocês possam utilizar e abusar dela xD 

créditos - Singelinho


Última edição por Singelinho em Sáb Fev 15, 2014 1:56 pm, editado 1 vez(es)

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[Script]Menu de Opções Empty Re: [Script]Menu de Opções

Mensagem por GallighanMaker Ter Fev 11, 2014 1:28 am

+1 cred mto bom o script e vou utilizar com certeza, esta evoluindo mto nessa área man! parabéns.

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[Script]Menu de Opções Empty Re: [Script]Menu de Opções

Mensagem por Singelinho Ter Fev 11, 2014 1:29 am

Brigado!! Pretendo ir bem mais longe  :=D:

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[Script]Menu de Opções Empty Re: [Script]Menu de Opções

Mensagem por Adanrox Ter Fev 11, 2014 8:14 am

 Área errada, esse script é para Netplay


 Porém gostei do seu sistema vai ser útil para muitos membros que queira colocar configurações no seu projeto mas o Valentine já desenvolveu um mas o seu está 100% obrigado, 


+1 crédito
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[Script]Menu de Opções Empty Re: [Script]Menu de Opções

Mensagem por Singelinho Ter Fev 11, 2014 8:54 am

Adanrox escreveu: Área errada, esse script é para Netplay


 Porém gostei do seu sistema vai ser útil para muitos membros que queira colocar configurações no seu projeto mas o Valentine já desenvolveu um mas o seu está 100% obrigado, 


+1 crédito

Nem me liguei na área, desculpa !!

Esse menu estava fazendo uns 3 dias antes do valentine postar que estava fazendo um também.
Mas Valeu

@Att:


      Correção simples:


Olha na script "configurações" eu botei as duas musicas na BGM... Muda a Base2 para "Audio/SE" e no método "click1" abaixo dele adicione:

Código:
#Musica BGM   
    if @check1.checked
      Audio.bgm_play("Audio/BGM/Base1")
      $game_temp.chat_log.push("Sistema: Musica (ON)")
    else
      Audio.bgm_stop
      $game_temp.chat_log.push("Sistema: Musica (OFF)")
    end
    #Sons SE
    if @check2.checked
      Audio.se_play("Audio/SE/Base2")
    else 
      Audio.se_stop
      $game_temp.chat_log.push("Sistema: Son desativado")
    end
 Belezinha !! :ok:
Atualização das scripts[ANTIGA]

Script TutorialG(Apaga e bota):

Código:
#================================================================
#|Autor: Singelinho|      Menu de Teletransporte Tutu           =
#================================================================
# Version: 1.3                                                  =
# Para alterar o mapa e as cordenadas Linha -> 31, 34, 35, 36   =
#================================================================

class TutorialG < Window_Base
  def initialize
    super(423,154,179,85)
    self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
    self.back_opacity = 200
    self.z = 50000
    self.visible = false
    self.active = false
    @dragable = false
    @closable = true
    #Widgets
    @button1 = Button.new(self, 35, 50, "Sim") {click1}
    @button2 = Button.new(self, 90, 50, "Não") {click2}
    refresh
  end
  
  #======= Métodos ======
  def refresh
    @txt1 = self.contents.draw_text(0, 0, 480-32, 32, "Deseja mesmo ir ao tutorial?")
  end
  
  def click1
    #Teletransporta para tal mapa e tal coordenadas (ID, X, Y)
    if $game_temp.player_new_map_id == $game_temp.player_new_map_id = 1
      p 'Segundo click = Você saiu do tutorial'
      #Edite id, x e y para definir onde voltar
      $game_temp.player_new_map_id = 2
      $game_temp.player_new_x = 12
      $game_temp.player_new_y = 12
      $game_temp.player_transferring = true
      $game_map.update
      $scene = Scene_Map.new
      Network::Main.send_start
      $game_temp.chat_log.push("Sistema: Você saiu do tutorial.")
    else
      $game_temp.player_new_map_id = 1
      $game_temp.player_new_x = 12
      $game_temp.player_new_y = 12
      $game_temp.player_transferring = true
      $game_map.update
      $scene = Scene_Map.new
      Network::Main.send_start
      $game_temp.chat_log.push("Sistema: Bem Vindo ao tutorial, que seja bem útil.")
    end
  end
  
  def click2
    self.close
  end
  #======================
end

class Scene_Map
  attr_accessor('TutorialG')
  alias edca main_draw
  def main_draw
    edca
    @TutorialG = TutorialG.new
  end
  alias edup update
  def update
    edup
    @TutorialG.update
    #Fechar com ESC
    if Input.triggerd?(Input::Esc)
      if @TutorialG.visible
        @TutorialG.visible = false
      end
    end
  end
end

Altere também a script "Configurações", para esta:

Código:
#================================================================
#|Autor: Singelinho|    Menu de Configurações do Jogo           =
#================================================================
# Version: 1.8                                                  =
#================================================================

class Configurações < Window_Base
  def initialize
    super(70,154,179,130)
    self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
    self.back_opacity = 200
    self.z = 50000
    self.visible = false
    self.active = false
    @dragable = false
    @closable = true
    #Sprite1
    @sprite1 = Sprite.new
    @sprite1.bitmap = (RPG::Cache.icon("music_on"))
    @sprite1.visible = false
    #Sprite2
    @sprite2 = Sprite.new
    @sprite2.bitmap = (RPG::Cache.icon("music_off"))
    @sprite2.visible = false
    #Widgets
    @button1 = Button.new(self, 35, 93, "Aplicar") {click1}
    @button2 = Button.new(self, 100, 93, "Fechar") {click2}
    @check1 = Check_Box.new(self, 30, 45)
    @check2 = Check_Box.new(self, 30, 65)
    refresh
  end
  
  #======= Métodos ======
  def refresh
    @txt1 = self.contents.draw_text(0, 0, 480-32, 32, "Menu de Configurações")
    @txt2 = self.contents.draw_text(40, 20, 480-32, 32, "Musica")
    @txt3 = self.contents.draw_text(40, 40, 480-32, 32, "Sons")
  end
  
  def click1
    #Musica BGM  
    if @check1.checked
      Audio.bgm_play("Audio/BGM/Base1")
      $game_temp.chat_log.push("Sistema: Musica (ON)")
      @sprite1.visible = true
      @sprite2.visible = false
      return @sprite1.visible = true
    else
      Audio.bgm_stop
      $game_temp.chat_log.push("Sistema: Musica (OFF)")
      @sprite2.visible = true
      @sprite1.visible = false
      return @sprite2.visible = true
    end
    #Sons SE
    if @check2.checked
      Audio.se_play("Audio/SE/Base2")
    else
      Audio.se_stop
      $game_temp.chat_log.push("Sistema: Som não ativado")
    end
  end
  
  def click2
    self.close
  end
  #======================
end

class Scene_Map
  attr_accessor('Configurações')
  alias edc main_draw
  def main_draw
    edc
    @Configurações = Configurações.new
  end
  alias edu update
  def update
    edu
    @Configurações.update
    #Fechar com ESC
    if Input.triggerd?(Input::Esc)
      if @Configurações.visible
        @Configurações.visible = false
      end
    end
  end
end

Baixe -> https://imgur.com/bwBAD0c,9eXgTk6 e joga na pasta "Graphics\Icons".
Qualquer duvida só perguntar!!


Última edição por Singelinho em Qua Fev 12, 2014 7:34 pm, editado 1 vez(es)

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[Script]Menu de Opções Empty Re: [Script]Menu de Opções

Mensagem por Valentine Ter Fev 11, 2014 3:22 pm

Parece um ótimo script, + 1 crédito
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[Script]Menu de Opções Empty Re: [Script]Menu de Opções

Mensagem por jiraya Ter Fev 11, 2014 11:31 pm

Singelinho Pelo que estudei aqui ta perfeito  muito obrigado vai ajudar muito VlW...

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[Script]Menu de Opções Empty Re: [Script]Menu de Opções

Mensagem por Singelinho Qua Fev 12, 2014 10:14 am

Valeu galera !! são comentários assim que motiva o homem... =D

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[Script]Menu de Opções Empty Re: [Script]Menu de Opções

Mensagem por Samuka_Maker Qua Fev 12, 2014 3:39 pm

hm... parece um ótimo script cara *-* vai ajudar muita gente =p, acho que vou dar uma estuudada nele e colocar mais umas coisas Successful

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[Script]Menu de Opções Empty Re: [Script]Menu de Opções

Mensagem por Singelinho Qua Fev 12, 2014 5:54 pm

Samuka_Maker escreveu:hm... parece um ótimo script cara *-* vai ajudar muita gente =p, acho que vou dar uma estuudada nele e colocar mais umas coisas Successful

Valeu a e !! tranquilinho brow...

Atualizações das Scripts
OBS: é opcional  a troca das scripts, troque se quiser.


Troque sua script "configurações" por esta:

Código:
#================================================================
#|Autor: Singelinho|    Menu de Configurações do Jogo           =
#================================================================
# Version: 2.0                                                  =
#================================================================

class Configurações < Window_Base
  def initialize
    super(70,154,179,105)
    self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
    self.back_opacity = 200
    self.z = 50000
    self.visible = false
    self.active = false
    @dragable = false
    @closable = false
    #Sprite1
    @sprite1 = Sprite.new
    @sprite1.bitmap = (RPG::Cache.icon("music_on"))
    @sprite1.visible = false
    #Sprite2
    @sprite2 = Sprite.new
    @sprite2.bitmap = (RPG::Cache.icon("music_off"))
    @sprite2.visible = false
    #Widgets
    @button1 = Button.new(self, 20, 70, "Aplicar") {click1}
    @button2 = Button.new(self, 100, 70, "Fechar") {click2}
    @check1 = Check_Box.new(self, 10, 45)
    @button3 = Button.new(self, 85, 45, "Fulscreen") {click3}
    refresh
  end
  
  #======= Métodos ======
  def refresh
    @txt1 = self.contents.draw_text(15, 0, 480-32, 32, "Menu de Configurações")
    @txt2 = self.contents.draw_text(17, 20, 480-32, 32, "Musica")
  end
  
  def click1
    #Musica BGM  
    if @check1.checked
      Audio.bgm_play("Audio/BGM/Base1")
      $game_temp.chat_log.push("Sistema: Musica (ON)")
      @sprite1.visible = true
      @sprite2.visible = false
    else
      Audio.bgm_stop
      $game_temp.chat_log.push("Sistema: Musica (OFF)")
      @sprite2.visible = true
      @sprite1.visible = false
    end
  end
  
  def click2
    self.close
  end
  
  def click3
    $showm = Win32API.new 'user32', 'keybd_event', %w(l l l l), ''
    $showm.call(18,0,0,0)
    $showm.call(13,0,0,0)
    $showm.call(13,0,2,0)
    $showm.call(18,0,2,0)
  end
  #======================
end

class Scene_Map
  attr_accessor('Configurações')
  alias edc main_draw
  def main_draw
    edc
    @Configurações = Configurações.new
  end
  alias edu update
  def update
    edu
    @Configurações.update
    #Fechar com ESC
    if Input.triggerd?(Input::Esc)
      if @Configurações.visible
        @Configurações.visible = false
      end
    end
  end
end

Troque sua script "tutorial" por esta:
Código:
#================================================================
#|Autor: Singelinho|      Menu de Teletransporte Tutu           =
#================================================================
# Version: 1.3                                                  =
# Para alterar o mapa e as cordenadas Linha -> 31, 34, 35, 36   =
#================================================================

class TutorialG < Window_Base
  def initialize
    super(423,154,179,85)
    self.contents = Bitmap.new(width - 32, height - 32)
    self.back_opacity = 200
    self.z = 50000
    self.visible = false
    self.active = false
    @dragable = false
    @closable = true
    #Widgets
    @button1 = Button.new(self, 35, 50, "Sim") {click1}
    @button2 = Button.new(self, 90, 50, "Não") {click2}
    refresh
  end
  
  #======= Métodos ======
  def refresh
    @txt1 = self.contents.draw_text(0, 0, 480-32, 32, "Deseja mesmo ir ao tutorial?")
  end
  
  def click1
    #Teletransporta para tal mapa e tal coordenadas (ID, X, Y)
    if $game_temp.player_new_map_id == $game_temp.player_new_map_id = 1
      p 'Segundo click = Você saiu do tutorial'
      #Edite id, x e y para definir onde voltar
      $game_temp.player_new_map_id = 2
      $game_temp.player_new_x = 12
      $game_temp.player_new_y = 12
      $game_temp.player_transferring = true
      $game_map.update
      $scene = Scene_Map.new
      Network::Main.send_start
      $game_temp.chat_log.push("Sistema: Você saiu do tutorial.")
    else
      $game_temp.player_new_map_id = 1
      $game_temp.player_new_x = 12
      $game_temp.player_new_y = 12
      $game_temp.player_transferring = true
      $game_map.update
      $scene = Scene_Map.new
      Network::Main.send_start
      $game_temp.chat_log.push("Sistema: Bem Vindo ao tutorial, que seja bem útil.")
    end
  end
  
  def click2
    self.close
  end
  #======================
end

class Scene_Map
  attr_accessor('TutorialG')
  alias edca main_draw
  def main_draw
    edca
    @TutorialG = TutorialG.new
  end
  alias edup update
  def update
    edup
    @TutorialG.update
    #Fechar com ESC
    if Input.triggerd?(Input::Esc)
      if @TutorialG.visible
        @TutorialG.visible = false
      end
    end
  end
end

Download das imagens: Icons | Simples modificações a pedidos de algumas pessoas. =D

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