Ola Renato. O que você pediu e simples de ser feito.
Vou fazer uma explicação rápida no RpgMaker XP que é o que eu uso. mas não se preocupe por que os comandos de Eventos são parecidos em todas as versões do RM.
1 Passo.
Você abre seu projeto, e o no evento do ''Piano'' que vai ser o desencadeador do processo (o que inicia) você vai fazer o seguinte.
Na pagina 1, você vai adicionar um comando Switch = ON
Mas o que e um Switch?
Switch e algo parecido com uma Chave, Quando você programa uma Switch quer dizer que aquela determinada coisa só ira acontecer quando a Switch estiver ligada
Observe a imagem.
Seu evento devera ficar assim (Sem as linhas verdes)
O que acontece na imagem abaixo?
Quando o Herói apertar Enter perto do Piano, ele Ativara a Switch Passagem...
Abaixo da Switch você pode adicionar efeitos Diversos, inclusive o movimento de tela. não adicionei pois não seria visivel por imagens, e alem disso, isto e uma explicação.
Passo 2 (e mais Simples)
Você vai configurar o seu evento passagem com duas condições iniciais.
Na parte Condições do evento, você devera selecionar a Switch Que você ativou no evento anterior.
E na parte Iniciar quando, Você selecione Inicio altomatico, Isso vai fazer com que o evento se inicie assim que a Switch for ativada.
Agora fica por sua conta programar o resto.
Boa sorte, e espero ter ajudado.