Isto é uma pré-visualização de um tema em Hitskin.com
Instalar o tema • Voltar para a ficha do tema
Aula 1 - O básico do básico! by MakotoSG
Página 1 de 1
Aula 1 - O básico do básico! by MakotoSG
Fala galerinha, beleza?
Eu estava olhando o fórum aqui e resolvi fazer uns tutoriais sobre o RGSS3. Eu não sou nenhum expert no assunto mas com esforço eu consigo fazer alguma coisa legal \o/
Enfim, vamos começar pelas partes mais fáceis:
Eu estava olhando o fórum aqui e resolvi fazer uns tutoriais sobre o RGSS3. Eu não sou nenhum expert no assunto mas com esforço eu consigo fazer alguma coisa legal \o/
Enfim, vamos começar pelas partes mais fáceis:
- Comentários:
Se você parou pra prestar atenção em script, quase todos começam com uma espécie de créditos escritos na cor verde. São comentários.
Comentários são coisas escritas no script que servem apenas pra fazer uma observação ou explicar como funciona certa coisa. Abaixo segue o exemplo:- Código:
# Isto aqui é um comentário
# Para fazer um cometário basta escrever um "#" no começo da linha ou onde você quer que ele comece.
# Para fazer comentários muito grandes existe outra forma:
=begin
Essa é a outra forma
Tudo que estiver entre o "=begin" e o "=end" será um comentário
Isso é o básico de um comentário.
=end
Perceba que os comentário estão verdes. É a cor de um comentário.
- Variáveis:
Variáveis tem infinitos comandos, com ela podemos criar e adicionar muitas coisas aos nossos jogos. Nas próximas aulas explicarei melhor o uso das varáveis. Toda variável precisa de um valor que será o "atributo" dado a ela. O "atributo pode ser desde um simples número a uma class (será explicado em aulas futuras).- Código:
var # Isto é uma variável
var = 10 # 10 foi o valor atribuído a essa variável
As variáveis podem ser usadas até pra fazer contas matemáticas, que será a lição de casa.
- Print:
Print é um comando ótimo para fazer testes com seus sistemas criados.
O print transcreve o resultado ou valor do que você fez para a janela de debug do seu jogo.
Abaixo veja como funciona:- Código:
print "Assim funciona esse comando"
=begin
Ative a janela de depuração na aba Jogo do seu RMVX ACE. Junto com o jogo abrirá uma tela preta, escrito o mesmo que eu escrevi ali.
=end
- Contas Matemáticas:
Como eu já havia dito, existe a possibilidade de fazer contas matemáticas com as variáveis e com o print, e também com uma extensão. Mas a frente explicarei o que é uma extensão.
Como na matemática normal, existem 4 operações: Adição, Subtração, Divisão e multiplicação.
No RMVX ACE também, a diferença são os sinais. Respectivamente, são eles: +, -, / e *.
Veja abaixo exemplos de conta.- Código:
valor1 = 10
valor2 = 23
resultado = valor1 + valor2
texto = "O resultado é: "
print texto + resultado.to_s
Se sua janela de depuração estiver ativada, irá aparecer o texto "O resultado é: 33"
- Conversões:
Como viram na conta matemática, havia em to_s ao lado da variável resultado na hora de printar.
Aquilo teve de ser feito, pois resultado é um Inteiro e texto é uma String (coisa escrita). Os dois simplesmente não bateriam um com o outro. O to_a serviu para converter o número em uma String. Essas são as conversões:
to_s # Converte um número para uma string
to_i # Converte um Float (Número quebrado) para um Inteiro
to_f # Converte um inteiro para Float
Existe mais uma conversão mas só vamos usar mais pra frente.
MakotoSG- Novato
Créditos : 2