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Dúvida em Script
2 participantes
Aldeia RPG :: RPG Maker :: Rpg Maker XP :: Dúvidas e pedidos
Página 1 de 1
Dúvida em Script
Bom dia a todos da aldeia...
Seguinte pessoal, eu preciso de ideias para terminar meu projeto!
Preciso
fazer um SHOP que tenha tudo o que conhecemos... Vendas, compras, tributos e
etc...
Pessoal, só tah faltando uma coisinha para mim concretizar a minha
idéia... Sabem quando invocamos a entrada numérica e ela aloca em uma
variável...
Então... É exatamente isso que eu preciso usar para invocar o
script de nome pelo id da skill...
Ex: Eu vou ao shop e na hora de comprar a
skill aparece a entrada numérica que será alocada em na variável 0001:
Skill_N
Blz, até ae td bem...
Agora o jogador entra com o número 3, (aqui
surge o problema) aparece agora a tela de edição de nome da skill de ID n° 3!
Pq foi a entrada numérica que chamou a ID dela... O problema está aí...
Chamar a bendita pela ID, mas por Script, pq por evento não dá...
No menu
dos eventos só tem como eu chamar a skill e colocar a ID para chamá-la... E eu
quero q o jogador chame ela pela entrada numérica...
Muito obrigado desde
já...
PS: Algo parecido com isso...
[Entrada
numérica]
rename_object(:skill, skill_id, 16) #no lugar de eu ter que colocar
o n° da skill_id, ela reconheceria automaticamente a entrada numérica como
ID.
$game_variables[ID] funcionaria?
o.o???
em anexo o script q estou
editando para ver se funciona do Mr. Bubble...
como q eu posso customizar
certinho, pq tah dando mto erro...
pode
ser a RGSS3, mas na realidade se eu conseguir fazer em qualquer uma das engines
eu só migro os eventos... XD
mas o importante é q tem q funcionar...
Desde já sou muito agradecido...
Seguinte pessoal, eu preciso de ideias para terminar meu projeto!
Preciso
fazer um SHOP que tenha tudo o que conhecemos... Vendas, compras, tributos e
etc...
Pessoal, só tah faltando uma coisinha para mim concretizar a minha
idéia... Sabem quando invocamos a entrada numérica e ela aloca em uma
variável...
Então... É exatamente isso que eu preciso usar para invocar o
script de nome pelo id da skill...
Ex: Eu vou ao shop e na hora de comprar a
skill aparece a entrada numérica que será alocada em na variável 0001:
Skill_N
Blz, até ae td bem...
Agora o jogador entra com o número 3, (aqui
surge o problema) aparece agora a tela de edição de nome da skill de ID n° 3!
Pq foi a entrada numérica que chamou a ID dela... O problema está aí...
Chamar a bendita pela ID, mas por Script, pq por evento não dá...
No menu
dos eventos só tem como eu chamar a skill e colocar a ID para chamá-la... E eu
quero q o jogador chame ela pela entrada numérica...
Muito obrigado desde
já...
PS: Algo parecido com isso...
[Entrada
numérica]
rename_object(:skill, skill_id, 16) #no lugar de eu ter que colocar
o n° da skill_id, ela reconheceria automaticamente a entrada numérica como
ID.
$game_variables[ID] funcionaria?
- Código:
rename_object(:skill,
$game_variables[ID], 16)
o.o???
em anexo o script q estou
editando para ver se funciona do Mr. Bubble...
como q eu posso customizar
certinho, pq tah dando mto erro...
pode
ser a RGSS3, mas na realidade se eu conseguir fazer em qualquer uma das engines
eu só migro os eventos... XD
mas o importante é q tem q funcionar...
Desde já sou muito agradecido...
TKLUZ- Novato
- Mensagens : 6
Créditos : 0
Re: Dúvida em Script
Não entendi nada do q vc falou mas é o seguinte, se vc quer obter as informações da skill pelo ID vc deve usar a variável $data_skills. Nesse caso vc coloca $data_skills[ID] então vc tem todas as informações da skill, por exemplo, se vc quer saber o nome
$data_skills[ID].name
descrição
$data_skills[ID].description
icone
$data_skills[ID].icon_name
é assim vai. O ideal e vc por em 1 evento o comando p $data_skills[ID] assim vc mesmo vai ver todas as informações que pode usar.
Se vc quer que o jogador aprenda determinada skill vc deve usar:
$game_actors[1].learn_skill(ID)
onde ID é a ID da skill. Espero ter ajudado.
$data_skills[ID].name
descrição
$data_skills[ID].description
icone
$data_skills[ID].icon_name
é assim vai. O ideal e vc por em 1 evento o comando p $data_skills[ID] assim vc mesmo vai ver todas as informações que pode usar.
Se vc quer que o jogador aprenda determinada skill vc deve usar:
$game_actors[1].learn_skill(ID)
onde ID é a ID da skill. Espero ter ajudado.
_________________
Re: Dúvida em Script
Agradeço gladistony, quase consegui completar o menu que eu quero!
O vc me passou deu certo... Adicionei ao personagem a habilidade que fica alocada na variável...
Agora eu axo q vc conseguiria me dizer tb... Para mim adicionar um personagem pela variável, tem como?
algo assim:
Resumindo, aloco 1 número na variável 001 e outro número na variável 002, então chamo o script acima.
O personagem q vai receber a skill tem id igual ao número alocado na variável 001, certo?
Se eu estiver certo quanto a lógica, blz, mas agora precisava chamar isso na prática... XD
desde já sou mto grato!
O vc me passou deu certo... Adicionei ao personagem a habilidade que fica alocada na variável...
Agora eu axo q vc conseguiria me dizer tb... Para mim adicionar um personagem pela variável, tem como?
algo assim:
- Código:
id1 = $game_variables[1]
id2 = $game_variables[2]
$game_actors[id1].learn_skill(id2)
Resumindo, aloco 1 número na variável 001 e outro número na variável 002, então chamo o script acima.
O personagem q vai receber a skill tem id igual ao número alocado na variável 001, certo?
Se eu estiver certo quanto a lógica, blz, mas agora precisava chamar isso na prática... XD
desde já sou mto grato!
TKLUZ- Novato
- Mensagens : 6
Créditos : 0
Re: Dúvida em Script
a logica esta correta, mais vc pode usar isso aki direto:
- Código:
$game_actors[$game_variables[1]].learn_skill($game_variables[2])
_________________
Re: Dúvida em Script
Deu um erro mesmo =/
mas a variável alocou número maior q 1... e msm assim deu esse erro q está na imagem em anexo...
ou
http://imageshack.us/content_round.php?page=done&l=img196/3333/testeste.png
-----
Descobri que faltou um "."
kkkk
Deu certo!
Muito obrigado pessoal!!! =)
-------
Agora uma outra coisa também... XD
Tipo, tem como eu add um char através de uma variável alocada?
Tipo assim:
[code]
id = $game_variables[1]
$game_actors[id].add
[code]
XD
num to encontrando a função de add... XP
-------
consegui, era:
[code]$game_party.add_actor($game_variables[1])[/code]
--------
agora... XD
e se eu quisesse adicionar um item ao personagem? ambos id's nas variáveis... XD
o código abaixo é só lógica...
[code]
id1 => variável[1]
id2 => variável[2]
personagem[id1] => item[id2][/code]
*-*
como vcs acham q eu poderia fazer?
estou gostando de ruby XDDD
----------
consegui já: [code]item = $data_items[1]
$game_party.gain_item(item, 10)[/code]
------------
bom... pessoal... o negócio agora é o seguinte... eu preciso EXPORTAR o q eu comprei no shop...
por ex: o personagem vai ao shop e compra 10 poções por 100$ cada.
isso exportado num bloco de .txt ou qualquer outra coisa, ficaria assim:
Item --------Preço. Unit. -------Quant. ---------Preço Total
Poção ------100$ ------------------10 ------------1000$
tem como, certo?
-------------------
Então, eu queria algo mais ou menos assim:
[code]
EXPORTAR_TEXTO = ["3"]
ATIVAR_EXPORTACAO = true
if ATIVAR_EXPORTACAO
s = load_data("Data/Skills.rvdata2")
matriz = []
s.each do |skill|
if EXPORTAR_TEXTO.include?(skill)
matriz << skill
end
end
save_data(matriz, "skills.txt")
end
[/code]
de João B
Mas no lugar de skills é script, ele exporta, mas eu quero exportar o bitmap...
algm tem alguma ideia?
mas a variável alocou número maior q 1... e msm assim deu esse erro q está na imagem em anexo...
ou
http://imageshack.us/content_round.php?page=done&l=img196/3333/testeste.png
-----
Descobri que faltou um "."
kkkk
Deu certo!
Muito obrigado pessoal!!! =)
-------
Agora uma outra coisa também... XD
Tipo, tem como eu add um char através de uma variável alocada?
Tipo assim:
[code]
id = $game_variables[1]
$game_actors[id].add
[code]
XD
num to encontrando a função de add... XP
-------
consegui, era:
[code]$game_party.add_actor($game_variables[1])[/code]
--------
agora... XD
e se eu quisesse adicionar um item ao personagem? ambos id's nas variáveis... XD
o código abaixo é só lógica...
[code]
id1 => variável[1]
id2 => variável[2]
personagem[id1] => item[id2][/code]
*-*
como vcs acham q eu poderia fazer?
estou gostando de ruby XDDD
----------
consegui já: [code]item = $data_items[1]
$game_party.gain_item(item, 10)[/code]
------------
bom... pessoal... o negócio agora é o seguinte... eu preciso EXPORTAR o q eu comprei no shop...
por ex: o personagem vai ao shop e compra 10 poções por 100$ cada.
isso exportado num bloco de .txt ou qualquer outra coisa, ficaria assim:
Item --------Preço. Unit. -------Quant. ---------Preço Total
Poção ------100$ ------------------10 ------------1000$
tem como, certo?
-------------------
Então, eu queria algo mais ou menos assim:
[code]
EXPORTAR_TEXTO = ["3"]
ATIVAR_EXPORTACAO = true
if ATIVAR_EXPORTACAO
s = load_data("Data/Skills.rvdata2")
matriz = []
s.each do |skill|
if EXPORTAR_TEXTO.include?(skill)
matriz << skill
end
end
save_data(matriz, "skills.txt")
end
[/code]
de João B
Mas no lugar de skills é script, ele exporta, mas eu quero exportar o bitmap...
algm tem alguma ideia?
TKLUZ- Novato
- Mensagens : 6
Créditos : 0
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