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[Tutorial] Novo chat livre de bugs! [NPV4]

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Mensagem por luucastadeu Seg Abr 22, 2013 12:10 pm

Estou criando um projeto para meu rpg online, e corrigi inúmeros bugs, incluindo os do chat, para ativá-lo com enter, não soltar skill quando digita, etc.

Resolvi postar aqui esse chat do Valentine modificado por mim, pois a comunidade sempre me ajudou. Indignity

Como usaremos a classe "box" em vários scripts, peço que antes de começarmos substitua todos os "@box" de seu projeto por "$box". É fácil, vá no editor de scripts, pressione Ctrl+Shift+F e digite @box. Feito isso, entre na primeira e pressione Ctrl+H, e substitua "@box" por "$box". Continue até substituir todos de seu projeto.

Feito isto, vamos começar a edição do chat. Vá para o script [SC1] New Chat e logo após de:
Código:
elsif Input.triggerd?(Input::Letters["Q"])
  $quest_list.refresh
  $quest_w.refresh
  $quest_list.visible = !$quest_list.visible
  $quest_list.active = !$quest_list.active
  $quest_w.visible = false
  $quest_w.active = false

adicione o seguinte:
Código:
elsif Input.triggerd?(Input::Enter) and $box.active = !$box.active
  $box.refresh
  $box.active = $box.active
  $box.visible = $box.visible
  return
elsif $box.active == false
  $box.text = ""
  $box.visible = false

Isso fará com que ao teclar "Enter", a linha do chat onde o usuário digita suas mensagens vai ser ativada, e também fará que tal linha suma ao clicar fora do chat.

Agora, para fazer com que a linha do chat suma quando o usuário envia uma mensagem, ainda no mesmo script, logo abaixo de
Código:
if $chat_id == 2 #Global
  Network::Main.socket.send("<chat>/g #{name}: #{textss}</chat>\n")
end

você verá a linha:
Código:
@box.text = ""
return

Cole entre o @box.text = "" e o return o seguinte código:
Código:
$box.active = !$box.active
$box.visible = !$box.visible

Devendo ficar assim:
Código:
$box.text = ""
$box.active = !$box.active
$box.visible = !$box.visible
return

Está quase tudo pronto, porém ao usuário teclar enter com o chat ativo sem digitar mensagem alguma, o chat ainda não some. Para arrumar isto, basta fazer o seguinte:

Ainda no mesmo script, logo abaixo da linha:
Código:
def enviando_msg

Apague a linha:
Código:
return if @box.text == ""

E no lugar, cole:
Código:
if $box.text == "" and $box.active = $box.active
  $box.active = !$box.active
  $box.visible = !$box.visible
  return
end

Devendo ficar assim:
Código:
def enviando_msg
  if $box.text == "" and $box.active = $box.active
    $box.active = !$box.active
    $box.visible = !$box.visible
    return
  end
  name = $game_party.actors[0].name
  level = $game_party.actors[0].level
  textss = $box.text
  id = Network::Main.id

O chat está pronto, falta apenas corrigir o bug das Hotkeys, para não soltar skill enquanto digita. Para isso, façamos o seguinte:

No script [WIN]Window_Hotkey, abaixo da linha 50 onde está:
Código:
def usehotkey

adicione:
Código:
if $box.active == true
  return
end

ficando assim:
Código:
def usehotkey
  if $box.active == true
    return
  end
  for i in 1..6
    if Input.trigger?(48+i)
      if $hotkey[i] != 0 and $hotkey[i] != nil
        if $hotkey[i] >= 0
          $ABS.player_skill($hotkey[i])
        else
          use_item($hotkey[i]* -1, i)
        end
      end
    end
  end
end

Isso fará que caso o chat esteja ativo, o script não executará o método usehotkey Successful


Última edição por luucastadeu em Seg Abr 22, 2013 11:24 pm, editado 3 vez(es)
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Mensagem por SentinelaDasTrevas Seg Abr 22, 2013 1:48 pm

Nossa, muito bom. Mas queria saber se preciso de algo, ou um script antes de fazer essa modificação. Se sim, deixe disponível se não seu tutorial se torna ínutil. +1 Cred

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Mensagem por luucastadeu Seg Abr 22, 2013 3:45 pm

SentinelaDasTrevas escreveu:Nossa, muito bom. Mas queria saber se preciso de algo, ou um script antes de fazer essa modificação. Se sim, deixe disponível se não seu tutorial se torna ínutil. +1 Cred

Obrigado, editei o tópico e coloquei todas as modificações do chat. Happy
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Mensagem por Canjoo Seg Abr 22, 2013 9:18 pm

legal essas modificações, c vc estudar rgss pode até fazer coisas complexas Very Happy 1 CRED
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http://...

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Mensagem por Felix Blayder Seg Abr 22, 2013 11:21 pm

ótimo amigo... pena que não uso mais o rpgmaker!!
Mais mesmo assim +1 cred

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Mensagem por luucastadeu Ter Abr 23, 2013 11:56 am

PedroMatoso escreveu:legal essas modificações, c vc estudar rgss pode até fazer coisas complexas Very Happy 1 CRED
Obrigado, pretendo mesmo estudar e elaborar sistemas do zero. Successful

Felix Blayder escreveu:ótimo amigo... pena que não uso mais o rpgmaker!!
Mais mesmo assim +1 cred
Obrigado pelo incentivo.
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