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Introdução a Programação Orientada a Objetos
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Introdução a Programação Orientada a Objetos
Programação orientada a objetos
Abreviada como POO.
Estou fazendo essa aula por que é de extrema importância para iniciar na carreira de scripter, que é sobre POO. Irei explicar de uma maneira simples e fácil, que até o Guilherme Azevedo possa entender(um pouco kkk).
Introdução
Se você não sabe o que é POO, e acha que nunca viu, se você já leu algum script que comece com class, você já viu POO!
A classe define um tipo de objeto. Note que muitos scripts do RM, começa com class NOME. Com isso estamos iniciando um objeto.
Dentro desses objetos(classes) ainda temos seus atributos, e métodos(que realizam alguma função, um "trabalho").
Um exemplo do que seria um atributo, seria uma variável desse objeto, por exemplo: @nome, @x, @width...
e método, tenho certeza de que você já viu, no rgss eles começam com def NOME.
com uma class, um atributo, e um método, temos um objeto.
A orientação a objetos, serve para aproximar as características do mundo real ao virtual. Com o exemplo a seguir vocês irão entender muito bem isso.
agora, vamos criar mais um método, esse método vai ter o trabalho de nos mostrar as informações desse objeto, no caso, a ficha desse humano:
Assim, quando chamarmos o método ficha, irá mostrar a ficha desse humano.
Um exemplo de objeto e método que retorna um atributo no RM.:
$game_player.x
$game_player seria o objeto, e x o nome do método.
O nosso objeto está assim:
Para iniciarmos ele, devemos colocá-lo em uma variável, desse jeito: $Humano = Humano.new
$Humano é o nome da var, você pode por qualquer nome.
e Humano.new, é o nome da classe, + new, para inicializarmos ela.
Após fazer, isso, podemos executar o método ficha, apenas chamando ele assim: $Humanos.ficha
Mas esse método retorna um valor, então para você visualizar ele, faça isso:
print($Humanos.ficha) assim será exibido na tela.
Finalizando:
Essa aula foi apenas o começo do começo relacionado a POO, na verdade essa aula só serviu para lhe mostrar o que é um objeto, ainda não te ensinei muito a criar um objeto de verdade, vai ficar para a próxima aula.
Abreviada como POO.
Estou fazendo essa aula por que é de extrema importância para iniciar na carreira de scripter, que é sobre POO. Irei explicar de uma maneira simples e fácil, que até o Guilherme Azevedo possa entender(um pouco kkk).
Introdução
Se você não sabe o que é POO, e acha que nunca viu, se você já leu algum script que comece com class, você já viu POO!
A classe define um tipo de objeto. Note que muitos scripts do RM, começa com class NOME. Com isso estamos iniciando um objeto.
Dentro desses objetos(classes) ainda temos seus atributos, e métodos(que realizam alguma função, um "trabalho").
Um exemplo do que seria um atributo, seria uma variável desse objeto, por exemplo: @nome, @x, @width...
e método, tenho certeza de que você já viu, no rgss eles começam com def NOME.
com uma class, um atributo, e um método, temos um objeto.
A orientação a objetos, serve para aproximar as características do mundo real ao virtual. Com o exemplo a seguir vocês irão entender muito bem isso.
- Código:
class Humano
def initialize
@nome = "RD12"
@carreira = "Scripter"
@idade = 15
end
end
agora, vamos criar mais um método, esse método vai ter o trabalho de nos mostrar as informações desse objeto, no caso, a ficha desse humano:
- Código:
def ficha
#Retorna as informações do objeto
return ("Nome: " + @nome + ",Carreira: " + @carreira + ",Idade: " + @idade)
end
Assim, quando chamarmos o método ficha, irá mostrar a ficha desse humano.
Um exemplo de objeto e método que retorna um atributo no RM.:
$game_player.x
$game_player seria o objeto, e x o nome do método.
O nosso objeto está assim:
- Código:
class Humano
def initialize
@nome = "RD12"
@carreira = "Scripter"
@idade = 15
end
def ficha
#Retorna as informações do objeto
return ("Nome: " + @nome + ",Carreira: " + @carreira + ",Idade: " + @idade.to_s)
end
end
Para iniciarmos ele, devemos colocá-lo em uma variável, desse jeito: $Humano = Humano.new
$Humano é o nome da var, você pode por qualquer nome.
e Humano.new, é o nome da classe, + new, para inicializarmos ela.
Após fazer, isso, podemos executar o método ficha, apenas chamando ele assim: $Humanos.ficha
Mas esse método retorna um valor, então para você visualizar ele, faça isso:
print($Humanos.ficha) assim será exibido na tela.
Finalizando:
Essa aula foi apenas o começo do começo relacionado a POO, na verdade essa aula só serviu para lhe mostrar o que é um objeto, ainda não te ensinei muito a criar um objeto de verdade, vai ficar para a próxima aula.
Aula criada por mim, RD12.
Re: Introdução a Programação Orientada a Objetos
òtima aula manim agora sei oque é class ... quero aprender mais esperando mais aulas... vlw pela atitude de criar isso pra nos ...
_________________
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ggz
Re: Introdução a Programação Orientada a Objetos
Otima aula, até eu que nunca parei para estudar rgss, acompanhei essa aula, +1 créd!
_________________
matheus180- Desenvolvedor
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Re: Introdução a Programação Orientada a Objetos
Bela aula, Ganho um +1 Por criar e Compartilhar conosco <3
Do jeito que esta ai até o Azevedo se ele ler umas 15 vezes entende Kkk' Zuaa
Do jeito que esta ai até o Azevedo se ele ler umas 15 vezes entende Kkk' Zuaa
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