Aldeia RPG

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suporte ao desenvolvimento de jogos


2 participantes

    Sistema de Névoa 1.2.3

    Leandroteix
    Leandroteix
    Semi-Experiente
    Semi-Experiente


    Mensagens : 103
    Créditos : 19

    Sistema de Névoa 1.2.3 Empty Sistema de Névoa 1.2.3

    Mensagem por Leandroteix Dom Set 30, 2012 2:11 pm

    Introdução

    Este script permite que você coloque um efeito de névoa em seu jogo. Este script é, basicamente, uma reprodução fiel do sistema de fogs do RPG Maker XP que não está presente no VX.

    Como usar

    Abra o Editor de Scripts, crie um novo script na seção de Scripts Adicionais e cole o código abaixo. Preste atenção nas instruções inclusas no script para saber como utilizar corretamente!
    Em anexo segue um pacotão de efeitos de névoas pra galera.
    Script:
    Código:
    #==============================================================================
    # Sistema de Névoa para VX (Fogs)
    #------------------------------------------------------------------------------
    # Este script permite que você coloque um efeito de névoa em seu jogo. Este
    # script é, basicamente, uma reprodução fiel do sistema de fogs do RPG Maker XP
    # que não está presente no VX.
    #------------------------------------------------------------------------------
    # Criado por Hevendor em 09/03/2008
    # Versão 1.2.3
    #==============================================================================

    module Fog_Map_Settings
      #============================================================================
      # Aqui você configura e adiciona os gráficos de névoa do seu jogo. Todos os
      # gráficos devem ficar na pasta Graphics\Pictures.
      #
      # Utilize o formato:
      #    {ID da névoa => 'nome_do_arquivo.extensão'}
      #============================================================================
     
      Fog_names = {1 => 'nevoa01.png'}
     
      #============================================================================
      # Mapas onde serão utilizadas as névoas
      # Fog_maps = {ID do mapa => ID da névoa, ID do map 2 => ID da névoa 2, ...}
      #============================================================================
     
      Fog_maps = {1 => 1}
     
      #============================================================================
      # Configurações da névoa {ID da névoa => opção, ID da névoa 2 => opção 2, ...}
      #
      # Opacidade: Opacidade da névoa, de 0 a 255
      # Zoom: Tamanho da névoa. '1' é um valor normal.
      # Magnitude: 0 - Normal, 1 - Adicionar, 2 - Substituir
      # Movimento: Horizontal e vertical, respectivamente.
      #============================================================================
     
      Fog_opacity = {1 => 90}
      Fog_zoom = {1 => 3}
      Fog_blend = {1 => 2}
      Fog_sxsy = {1 => [4, 4]}
     
    end

    class Game_Map
      attr_reader :map_id
      attr_reader :fog_ox
      attr_reader :fog_oy

      alias hev_fog_feature_map_update update
      alias hev_fog_feature_map_initialize initialize

      def initialize
        @fog_ox = 0
        @fog_oy = 0
        hev_fog_feature_map_initialize
      end

      def update_fog
        if Fog_Map_Settings::Fog_maps.include?($game_map.map_id)
          @fog_ox -= Fog_Map_Settings::Fog_sxsy[Fog_Map_Settings::Fog_maps[@map_id]][0] / 8.0
          @fog_oy -= Fog_Map_Settings::Fog_sxsy[Fog_Map_Settings::Fog_maps[@map_id]][1] / 8.0
        end
      end

      def update
        hev_fog_feature_map_update
        update_fog
      end
    end

    class Spriteset_Map
      alias hev_fog_feature_initialize initialize
      alias hev_fog_feature_create_viewports create_viewports
      alias hev_fog_feature_dispose dispose
      alias hev_fog_feature_update_viewports update_viewports
      alias hev_fog_feature_update update

      def initialize
        hev_fog_feature_initialize
        create_fog
      end

      def create_viewports
        @viewport4 = Viewport.new(0, 0, 544, 416)
        @viewport4.z = 9
        hev_fog_feature_create_viewports
      end

      def create_fog
        @fog = Plane.new(@viewport4)
        if Fog_Map_Settings::Fog_maps.include?($game_map.map_id)
          fog_number = Fog_Map_Settings::Fog_maps[$game_map.map_id]
          update_fog
          @fog.bitmap = Cache.picture(Fog_Map_Settings::Fog_names[fog_number])
          @fog.opacity = Fog_Map_Settings::Fog_opacity[fog_number]
          @fog.zoom_x = @fog.zoom_y = Fog_Map_Settings::Fog_zoom[fog_number]
          @fog.blend_type = Fog_Map_Settings::Fog_blend[fog_number]
        end     
      end

      def update_fog
        if @fog != nil
          @fog.ox = $game_map.display_x / 8 + $game_map.fog_ox
          @fog.oy = $game_map.display_y / 8 + $game_map.fog_oy
        end
      end

      def update
        hev_fog_feature_update
        update_fog
      end

      def dispose_fog
        @fog.dispose
      end

      def dispose
        dispose_fog
        hev_fog_feature_dispose
      end
    end

    Créditos
    1. Hendevor por criar o script.
    2. Falco por postar na RMB.
    3. TheMentor por disponibilizar para a SRM.
    4. Eu por disponibilizar para a Aldeia RPG.
    Samuka_Maker
    Samuka_Maker
    Aldeia Friend
    Aldeia Friend


    Medalhas : Sistema de Névoa 1.2.3 WBLhI
    Mensagens : 1204
    Créditos : 127

    Sistema de Névoa 1.2.3 Empty Re: Sistema de Névoa 1.2.3

    Mensagem por Samuka_Maker Dom Set 30, 2012 6:45 pm

    já tinha visto o script, mas boa iniciativa xD
    +1cred


    _________________

    Life rpg maker, suporte para criacao de jgoos online eoffline, link do forum:(v2.0)
    http://liferpgmakerv2.forumais.com/

    Sistema de Névoa 1.2.3 6f4EA

    Sistema de Névoa 1.2.3 Bxvno
    Tópico original/Tópico de Recrutamento

      Data/hora atual: Sáb Nov 23, 2024 4:53 am