Introdução
Este script permite que você coloque um efeito de névoa em seu jogo. Este script é, basicamente, uma reprodução fiel do sistema de fogs do RPG Maker XP que não está presente no VX.
Como usar
Abra o Editor de Scripts, crie um novo script na seção de Scripts Adicionais e cole o código abaixo. Preste atenção nas instruções inclusas no script para saber como utilizar corretamente!
Em anexo segue um pacotão de efeitos de névoas pra galera.
Script:
Créditos
1. Hendevor por criar o script.
2. Falco por postar na RMB.
3. TheMentor por disponibilizar para a SRM.
4. Eu por disponibilizar para a Aldeia RPG.
Este script permite que você coloque um efeito de névoa em seu jogo. Este script é, basicamente, uma reprodução fiel do sistema de fogs do RPG Maker XP que não está presente no VX.
Como usar
Abra o Editor de Scripts, crie um novo script na seção de Scripts Adicionais e cole o código abaixo. Preste atenção nas instruções inclusas no script para saber como utilizar corretamente!
Em anexo segue um pacotão de efeitos de névoas pra galera.
Script:
- Código:
#==============================================================================
# Sistema de Névoa para VX (Fogs)
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# Este script permite que você coloque um efeito de névoa em seu jogo. Este
# script é, basicamente, uma reprodução fiel do sistema de fogs do RPG Maker XP
# que não está presente no VX.
#------------------------------------------------------------------------------
# Criado por Hevendor em 09/03/2008
# Versão 1.2.3
#==============================================================================
module Fog_Map_Settings
#============================================================================
# Aqui você configura e adiciona os gráficos de névoa do seu jogo. Todos os
# gráficos devem ficar na pasta Graphics\Pictures.
#
# Utilize o formato:
# {ID da névoa => 'nome_do_arquivo.extensão'}
#============================================================================
Fog_names = {1 => 'nevoa01.png'}
#============================================================================
# Mapas onde serão utilizadas as névoas
# Fog_maps = {ID do mapa => ID da névoa, ID do map 2 => ID da névoa 2, ...}
#============================================================================
Fog_maps = {1 => 1}
#============================================================================
# Configurações da névoa {ID da névoa => opção, ID da névoa 2 => opção 2, ...}
#
# Opacidade: Opacidade da névoa, de 0 a 255
# Zoom: Tamanho da névoa. '1' é um valor normal.
# Magnitude: 0 - Normal, 1 - Adicionar, 2 - Substituir
# Movimento: Horizontal e vertical, respectivamente.
#============================================================================
Fog_opacity = {1 => 90}
Fog_zoom = {1 => 3}
Fog_blend = {1 => 2}
Fog_sxsy = {1 => [4, 4]}
end
class Game_Map
attr_reader :map_id
attr_reader :fog_ox
attr_reader :fog_oy
alias hev_fog_feature_map_update update
alias hev_fog_feature_map_initialize initialize
def initialize
@fog_ox = 0
@fog_oy = 0
hev_fog_feature_map_initialize
end
def update_fog
if Fog_Map_Settings::Fog_maps.include?($game_map.map_id)
@fog_ox -= Fog_Map_Settings::Fog_sxsy[Fog_Map_Settings::Fog_maps[@map_id]][0] / 8.0
@fog_oy -= Fog_Map_Settings::Fog_sxsy[Fog_Map_Settings::Fog_maps[@map_id]][1] / 8.0
end
end
def update
hev_fog_feature_map_update
update_fog
end
end
class Spriteset_Map
alias hev_fog_feature_initialize initialize
alias hev_fog_feature_create_viewports create_viewports
alias hev_fog_feature_dispose dispose
alias hev_fog_feature_update_viewports update_viewports
alias hev_fog_feature_update update
def initialize
hev_fog_feature_initialize
create_fog
end
def create_viewports
@viewport4 = Viewport.new(0, 0, 544, 416)
@viewport4.z = 9
hev_fog_feature_create_viewports
end
def create_fog
@fog = Plane.new(@viewport4)
if Fog_Map_Settings::Fog_maps.include?($game_map.map_id)
fog_number = Fog_Map_Settings::Fog_maps[$game_map.map_id]
update_fog
@fog.bitmap = Cache.picture(Fog_Map_Settings::Fog_names[fog_number])
@fog.opacity = Fog_Map_Settings::Fog_opacity[fog_number]
@fog.zoom_x = @fog.zoom_y = Fog_Map_Settings::Fog_zoom[fog_number]
@fog.blend_type = Fog_Map_Settings::Fog_blend[fog_number]
end
end
def update_fog
if @fog != nil
@fog.ox = $game_map.display_x / 8 + $game_map.fog_ox
@fog.oy = $game_map.display_y / 8 + $game_map.fog_oy
end
end
def update
hev_fog_feature_update
update_fog
end
def dispose_fog
@fog.dispose
end
def dispose
dispose_fog
hev_fog_feature_dispose
end
end
Créditos
1. Hendevor por criar o script.
2. Falco por postar na RMB.
3. TheMentor por disponibilizar para a SRM.
4. Eu por disponibilizar para a Aldeia RPG.