Então galera eu vi o tutorial do Kazuyashi e achei meio complicado, vou agora mostrar minha maneira de fazer um roteiro.
Primeiro é preciso que você conheça o jogo sobre que se vai escrever. Como por exemplo:
Você quer fazer um jogo sobre o Dragon Ball Z, então é melhor você assistir ou ler sobre a história, pois vai deixar os fãs mais "a vontade" no jogo.
Outro exemplo é que, você vai fazer um jogo que se relaciona com a mitologia, então é melhor você conhecer essa mitologia.
Elementos do roteiro:
O roteiro tem varias partes, cada parte vai ser designada para uma área, agora vamos ver que parte são essas.
História em prosa
Nessa parte você vai criar uma história em prosa pro seu jogo, nela terá duas partes:
1° O começo: nessa parte você vai criar a parte passada do seu jogo como por exemplo:
Nos anos de 1950 no planeta Verdado, uma guerra entre duas tribos começou, os Anderes e os Macoras, tudo por causa que os Anderes invadiram um território sagrado, em que viviam os Macoras. Durante anos essa guerra foi se desenvolvendo até que, as duas tribos, resolveram dividir o território sagrado.
Nos anos de 1990, o lider dos Macoras decidiu trair os Anderes, e dominou o território sagrado.
Pronto agora a partir desse ponto da história é que os usuários entraram em seu jogo.
2°(Opcional) O FIM: Essa parte é muito utilizada em jogos offline, nela será a história que os usuários terão que seguir. Em jogos ONLINE essa parte é usada em quests( que seguem um tempo cronológico). Poucas pessoas usam essa parte e ela é bem simples de fazer, ela detalhara as quests (em caso de jogos online) ou o caminho a ser percorrido (em jogos offline).
Agora continuando a história acima:
Depois que os Macoras invadiram os Anderes, a guerra voltou, um grupo de guerreiros da tribo dos Anderes(tribo onde todos os users serão), foram á procura dos equipamentos sagrados de Merling.
Nesse caminho eles encontraram criaturas horríveis( se você for publicar essa parte não pode por as criaturas, pois vai perder a graça). Após encontrar os equipamentos, os grupos voltaram a tribo e venceram a guerra.
Pronto sua história esta pronta.
OBS: seja detalhado, quanto mais melhor. Não to sendo detalhista por que senão esse tutorial ficaria muito chato e demorado de ler.
Essa parte irá ficar com todos da equipe, agora vamos para a segunda parte:
Personagens:
Nessa parte você ira descrever os personagens o máximo possível, como roupas, cabelo enfim a parte da estética. Depois criara a Bibliografia dos personagens, ou seja, a história dele, o mais importante, isso inclui o temperamento.
P: Por que criar a bibliografia do personagem?
R: Você precisa conhecer o personagem, mesmo que não altere em nada na história, é muito bom conhecer os personagens.
Agora passe essa parte para o spriter, para ele criar o personagem do jeito que você descreveu.
Mapas
Nessa parte você criará um mapa múndi, ou seja, um mapa de todas as partes do jogo, feito em quadrados, como por exemplo:
cada quadrado desse é um mapa, você irá numera-lo, e agorá irá descrever cada mapa, o que tem nele, npcs e etc.
Por exemplo:
Mapa 1:
O mapa será no interior de uma casa, já como esta noite terá velas acesas. Será uma sala com um Npc de nome mãe, quando você falar com o npc, ele dirá BOM DIA!!.
É basicamente isso, você pode falar detalhes como, onde ficara a tv da sala, mesa, entre outras coisas. Eu pessoalmente prefiro deixar isso a critério dos mappers para eles porem sua criatividade em mãos também.
Após fazer isso passe pros mappers para eles começarem a mappear.
Cuidado com os contrastes, como eu falei que era noite, no mapa que sair da casa não poderá estar dia.
Sistemas:
Aqui você vai numerar os sistemas que terão no seu jogo. Essa parte aconselho fazer com toda a equipe presente, para que todos fiquem satisfeitos.
Revisão
Nessa parte você reverá tudo que você fez até agora e ajustará o que deve ser ajustado e pode até acrescentar alguma coisa, mas quando adaptar algo lebre sempre de fazer a revisão desde o começo para garantir que nada se danifique.
Datas
É bom sempre estipular datas para os membros terminarem o trabalho, então combine com eles uma data possível de terminar. Isso fará com que eles não deixem as coisas para o outro dia, e sim fazer um pouco todos os dias, além do trabalho siar melhor também é mais rápido.
Obrigado pela atenção, duvidas podem me mandar PM, se quiserem acrescentar algo que eu esqueci de falar só comentar
Primeiro é preciso que você conheça o jogo sobre que se vai escrever. Como por exemplo:
Você quer fazer um jogo sobre o Dragon Ball Z, então é melhor você assistir ou ler sobre a história, pois vai deixar os fãs mais "a vontade" no jogo.
Outro exemplo é que, você vai fazer um jogo que se relaciona com a mitologia, então é melhor você conhecer essa mitologia.
Elementos do roteiro:
O roteiro tem varias partes, cada parte vai ser designada para uma área, agora vamos ver que parte são essas.
História em prosa
Nessa parte você vai criar uma história em prosa pro seu jogo, nela terá duas partes:
1° O começo: nessa parte você vai criar a parte passada do seu jogo como por exemplo:
Nos anos de 1950 no planeta Verdado, uma guerra entre duas tribos começou, os Anderes e os Macoras, tudo por causa que os Anderes invadiram um território sagrado, em que viviam os Macoras. Durante anos essa guerra foi se desenvolvendo até que, as duas tribos, resolveram dividir o território sagrado.
Nos anos de 1990, o lider dos Macoras decidiu trair os Anderes, e dominou o território sagrado.
Pronto agora a partir desse ponto da história é que os usuários entraram em seu jogo.
2°(Opcional) O FIM: Essa parte é muito utilizada em jogos offline, nela será a história que os usuários terão que seguir. Em jogos ONLINE essa parte é usada em quests( que seguem um tempo cronológico). Poucas pessoas usam essa parte e ela é bem simples de fazer, ela detalhara as quests (em caso de jogos online) ou o caminho a ser percorrido (em jogos offline).
Agora continuando a história acima:
Depois que os Macoras invadiram os Anderes, a guerra voltou, um grupo de guerreiros da tribo dos Anderes(tribo onde todos os users serão), foram á procura dos equipamentos sagrados de Merling.
Nesse caminho eles encontraram criaturas horríveis( se você for publicar essa parte não pode por as criaturas, pois vai perder a graça). Após encontrar os equipamentos, os grupos voltaram a tribo e venceram a guerra.
Pronto sua história esta pronta.
OBS: seja detalhado, quanto mais melhor. Não to sendo detalhista por que senão esse tutorial ficaria muito chato e demorado de ler.
Essa parte irá ficar com todos da equipe, agora vamos para a segunda parte:
Personagens:
Nessa parte você ira descrever os personagens o máximo possível, como roupas, cabelo enfim a parte da estética. Depois criara a Bibliografia dos personagens, ou seja, a história dele, o mais importante, isso inclui o temperamento.
P: Por que criar a bibliografia do personagem?
R: Você precisa conhecer o personagem, mesmo que não altere em nada na história, é muito bom conhecer os personagens.
Agora passe essa parte para o spriter, para ele criar o personagem do jeito que você descreveu.
Mapas
Nessa parte você criará um mapa múndi, ou seja, um mapa de todas as partes do jogo, feito em quadrados, como por exemplo:
cada quadrado desse é um mapa, você irá numera-lo, e agorá irá descrever cada mapa, o que tem nele, npcs e etc.
Por exemplo:
Mapa 1:
O mapa será no interior de uma casa, já como esta noite terá velas acesas. Será uma sala com um Npc de nome mãe, quando você falar com o npc, ele dirá BOM DIA!!.
É basicamente isso, você pode falar detalhes como, onde ficara a tv da sala, mesa, entre outras coisas. Eu pessoalmente prefiro deixar isso a critério dos mappers para eles porem sua criatividade em mãos também.
Após fazer isso passe pros mappers para eles começarem a mappear.
Cuidado com os contrastes, como eu falei que era noite, no mapa que sair da casa não poderá estar dia.
Sistemas:
Aqui você vai numerar os sistemas que terão no seu jogo. Essa parte aconselho fazer com toda a equipe presente, para que todos fiquem satisfeitos.
Revisão
Nessa parte você reverá tudo que você fez até agora e ajustará o que deve ser ajustado e pode até acrescentar alguma coisa, mas quando adaptar algo lebre sempre de fazer a revisão desde o começo para garantir que nada se danifique.
Datas
É bom sempre estipular datas para os membros terminarem o trabalho, então combine com eles uma data possível de terminar. Isso fará com que eles não deixem as coisas para o outro dia, e sim fazer um pouco todos os dias, além do trabalho siar melhor também é mais rápido.
Obrigado pela atenção, duvidas podem me mandar PM, se quiserem acrescentar algo que eu esqueci de falar só comentar