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Tuto basico rmvxa pt1

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Mensagem por Samuka_Maker Seg Ago 27, 2012 4:55 pm

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Olá aldeões xD
bom, percebi que essa area da aldeia está vasia então decidi encinar a vocês (iniciantes) sobre RGSS3 (lingueagem do rmvxa :p)
ok nesse tuto encinarei a vocês sobre a lógica matematica e sobre variaveis e comentarios
_________________________
Parte 1 = Comentários

para começar pesoal irei encinar sobre comentários
comentarios servem para dizer algo no script (algo que não é relacionado ao código ex: um tuto de como usar um script)
para comentar uma linha você pode usar simplesmente esse simbolo = #
Exemplo:
Código:
# tuto feito por samuka_maker
#não plageie
#____________
com pode ser cansativo ficar colocando "#" em cada linha então eis a solução
já no inicio da linha coloque isso:
Código:
=begin
e digite oque quiser e no final coloque:
Código:
=end
explicação:
=begin serve para iniciar a cessão de comentário e =end para encerrar
Exemplo:
Código:

=begin
tuto de samuka_maker
por favor não plageie
=end
_____________________________________
Parte2 = Váriaveis

Agora vamos aprender sobre variaveis
variaveis são valores como por exemplo numeros
vamos a um exemplo
va no editor de scripts do seu rmvxa e insira um novo script (clique com o botão direto do mouse em cima do script main e clice em adicionar novo script)
e coloque o seguinte código:
Código:
valor1 = 10
oque isso quer dizer?
valor 1 = o nome da variavel
10 = o valor da variavel
______________________________________
]Operações matemáticas

Agora vamos ao grand final
as operações matemaicas são muito simples Successful as do rm (ualquer versão) são muito semelhantes as operaçõesmatematicas da vida real
vamos começar
na parte anterios vocês criaram uma variavel certo?
então usaremos ela como exemplo
coloquem a variavel na 1ª linha do script e na segunda linha adicionem o seguinte:
Código:
valor2 = 20
oque fizemos? criamos uma outra variavel
mas para quê tanta variavel assim ?
você vai ver jájá
na 3ª linha adicionaremos o seguinte código:
Código:
resultado = valor1 + valor2
oque fizemos? nós simplesmente somamos as duas variaveis
mas isso não terá ainda um resultado1
e o código ficará muito grande
então vamos diminuir colocando o vamor das variaeis assim:
Código:
resultado = 10 + 20
oque fizemos? incurtmos o código '-'
OBS: isso é importante pra diminuir o lag nos jogos

ok pessoal agora para podermos mostrar isso ( o resulado da soma) faremos uma coisa muito simples
adicionaremos uma string
então na linha seguinte adicione isto:
Código:
texto = " O resultado é: "
Oque é isso?
texto = o texto que aparecerá antes do resultado
q porque tem "" aonde está escrito o resultado é:
porque os textos que apareceram escritos nos prints ficam entre aspas
e agora finalmente o resultado aparecerá
adicione isso na linha seguinte:
Código:
p texto + resultado.to_s
oque é isso?
p = print
texto = texto que aparecerá
resultado.to_s = resultado da soma
mas porque esse .to_s após o resultado?
isso se chama conversão
para converter um numero pra string você precisara disso
OBS: ative a função janea de debug para ver os prints
___________
Obrigado por ler meu tuto e espero que aprenda muuuitooo mais ainda e fassa um bom jogo
no proximo tuto eu encinarei mais
___________
Créditos:
Samuka_Maker por criar o tuto


Última edição por Samuka_Maker em Ter Ago 28, 2012 2:12 pm, editado 4 vez(es)

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Mensagem por FFogomax Seg Ago 27, 2012 5:10 pm

Cara, o final ficou muito complicado, dá uma ajeitada nele, não saquei o
Código:
p texto + resultado.to_s
Sou noob Razz

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Mensagem por Samuka_Maker Seg Ago 27, 2012 5:17 pm

bom cara isso é uma string
sobre o código:
Código:
oque é isso?
p = print
texto = texto que aparecerá
resultado.to_s = resultado da soma
mas porque esse .to_s após o resultado?
isso se chama conversão
para converter um numero pra string você precisara disso
viu? se não intendeu
nessa linha vai mostrar o resultado da soma que nós fizemos e o .to_s é a conversão pois sem ele o código dá erro
praque converter? porque .to_s converte o numero (resultado) para uma string (texto) mostrando assim o resultado no print Successful

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Mensagem por Zeref. Seg Ago 27, 2012 5:46 pm

ficou bom o tuto :)

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Dia 27/07/2012 as 9:38 pm,foi quando o apocalipse maker aconteceu,Valentine anúncia sua saída![LUTO]


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Mensagem por Samuka_Maker Seg Ago 27, 2012 5:50 pm

vlw manin *-* que bom que gostou *-* espero que tenha aprendido bastante *0*

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Mensagem por heyitily Seg Ago 27, 2012 6:09 pm

Gosteiii vai me dar um Help +1cred

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Mensagem por Samuka_Maker Seg Ago 27, 2012 6:20 pm

vlw pelo cred *-* (ainda n apareceu Fury)
que bom que vai ajudar *-*
pt2 já foi lançada amigo

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Mensagem por FFogomax Seg Ago 27, 2012 9:01 pm

Cara, eu saquei a do .to_s, mas só achei estranho aquele p. Mas deve ser próprio da linguagem. Parabéns pelo tutorial. +Credit Razz

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Mensagem por Samuka_Maker Seg Ago 27, 2012 11:31 pm

ah sobre o p eu expliquei ele significa print que é pra escrever sabe?
em todos os rm ele é usado Successful
acho que você é novo em Rpg Maker né? (em todos) se não desculpe kk
vlw pelo cred *-*
com rgss vc aprende sobre rgss tb *-* (script de rmxp)

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Mensagem por FFogomax Seg Ago 27, 2012 11:45 pm

Cara, mexo em RPG Maker faz um 1 anos. Eu só não quis ir pro lado de Script.
Já sei PHP, Delphi, Java, Javascript, HTML e CSS. Não dependo tanto assim do RGSS. Essa língua é diferente das outras.
Mesmo assim parabéns pelo tutorial. Razz

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