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Tuto basico rmvxa pt1
5 participantes
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Tuto basico rmvxa pt1
Olá aldeões xD
bom, percebi que essa area da aldeia está vasia então decidi encinar a vocês (iniciantes) sobre RGSS3 (lingueagem do rmvxa :p)
ok nesse tuto encinarei a vocês sobre a lógica matematica e sobre variaveis e comentarios
_________________________
para começar pesoal irei encinar sobre comentários
comentarios servem para dizer algo no script (algo que não é relacionado ao código ex: um tuto de como usar um script)
para comentar uma linha você pode usar simplesmente esse simbolo = #
Exemplo:
- Código:
# tuto feito por samuka_maker
#não plageie
#____________
já no inicio da linha coloque isso:
- Código:
=begin
- Código:
=end
=begin serve para iniciar a cessão de comentário e =end para encerrar
Exemplo:
- Código:
=begin
tuto de samuka_maker
por favor não plageie
=end
Agora vamos aprender sobre variaveis
variaveis são valores como por exemplo numeros
vamos a um exemplo
va no editor de scripts do seu rmvxa e insira um novo script (clique com o botão direto do mouse em cima do script main e clice em adicionar novo script)
e coloque o seguinte código:
- Código:
valor1 = 10
valor 1 = o nome da variavel
10 = o valor da variavel
______________________________________
Agora vamos ao grand final
as operações matemaicas são muito simples as do rm (ualquer versão) são muito semelhantes as operaçõesmatematicas da vida real
vamos começar
na parte anterios vocês criaram uma variavel certo?
então usaremos ela como exemplo
coloquem a variavel na 1ª linha do script e na segunda linha adicionem o seguinte:
- Código:
valor2 = 20
mas para quê tanta variavel assim ?
você vai ver jájá
na 3ª linha adicionaremos o seguinte código:
- Código:
resultado = valor1 + valor2
mas isso não terá ainda um resultado1
e o código ficará muito grande
então vamos diminuir colocando o vamor das variaeis assim:
- Código:
resultado = 10 + 20
OBS: isso é importante pra diminuir o lag nos jogos
ok pessoal agora para podermos mostrar isso ( o resulado da soma) faremos uma coisa muito simples
adicionaremos uma string
então na linha seguinte adicione isto:
- Código:
texto = " O resultado é: "
texto = o texto que aparecerá antes do resultado
q porque tem "" aonde está escrito o resultado é:
porque os textos que apareceram escritos nos prints ficam entre aspas
e agora finalmente o resultado aparecerá
adicione isso na linha seguinte:
- Código:
p texto + resultado.to_s
p = print
texto = texto que aparecerá
resultado.to_s = resultado da soma
mas porque esse .to_s após o resultado?
isso se chama conversão
para converter um numero pra string você precisara disso
OBS: ative a função janea de debug para ver os prints
___________
Obrigado por ler meu tuto e espero que aprenda muuuitooo mais ainda e fassa um bom jogo
no proximo tuto eu encinarei mais
___________
Créditos:
Samuka_Maker por criar o tuto
Última edição por Samuka_Maker em Ter Ago 28, 2012 2:12 pm, editado 4 vez(es)
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Tópico original/Tópico de Recrutamento
Re: Tuto basico rmvxa pt1
Cara, o final ficou muito complicado, dá uma ajeitada nele, não saquei o
- Código:
p texto + resultado.to_s
FFogomax- Experiente
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Re: Tuto basico rmvxa pt1
bom cara isso é uma string
sobre o código:
nessa linha vai mostrar o resultado da soma que nós fizemos e o .to_s é a conversão pois sem ele o código dá erro
praque converter? porque .to_s converte o numero (resultado) para uma string (texto) mostrando assim o resultado no print
sobre o código:
- Código:
oque é isso?
p = print
texto = texto que aparecerá
resultado.to_s = resultado da soma
mas porque esse .to_s após o resultado?
isso se chama conversão
para converter um numero pra string você precisara disso
nessa linha vai mostrar o resultado da soma que nós fizemos e o .to_s é a conversão pois sem ele o código dá erro
praque converter? porque .to_s converte o numero (resultado) para uma string (texto) mostrando assim o resultado no print
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Tópico original/Tópico de Recrutamento
Re: Tuto basico rmvxa pt1
ficou bom o tuto :)
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Dia 27/07/2012 as 9:38 pm,foi quando o apocalipse maker aconteceu,Valentine anúncia sua saída![LUTO]
- Spoiler:
Zeref.- Semi-Experiente
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Re: Tuto basico rmvxa pt1
vlw manin *-* que bom que gostou *-* espero que tenha aprendido bastante *0*
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Tópico original/Tópico de Recrutamento
heyitily- Experiente
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Re: Tuto basico rmvxa pt1
vlw pelo cred *-* (ainda n apareceu )
que bom que vai ajudar *-*
pt2 já foi lançada amigo
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pt2 já foi lançada amigo
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Tópico original/Tópico de Recrutamento
Re: Tuto basico rmvxa pt1
Cara, eu saquei a do .to_s, mas só achei estranho aquele p. Mas deve ser próprio da linguagem. Parabéns pelo tutorial. +Credit
FFogomax- Experiente
- Mensagens : 557
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Re: Tuto basico rmvxa pt1
ah sobre o p eu expliquei ele significa print que é pra escrever sabe?
em todos os rm ele é usado
acho que você é novo em Rpg Maker né? (em todos) se não desculpe kk
vlw pelo cred *-*
com rgss vc aprende sobre rgss tb *-* (script de rmxp)
em todos os rm ele é usado
acho que você é novo em Rpg Maker né? (em todos) se não desculpe kk
vlw pelo cred *-*
com rgss vc aprende sobre rgss tb *-* (script de rmxp)
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Tópico original/Tópico de Recrutamento
Re: Tuto basico rmvxa pt1
Cara, mexo em RPG Maker faz um 1 anos. Eu só não quis ir pro lado de Script.
Já sei PHP, Delphi, Java, Javascript, HTML e CSS. Não dependo tanto assim do RGSS. Essa língua é diferente das outras.
Mesmo assim parabéns pelo tutorial.
Já sei PHP, Delphi, Java, Javascript, HTML e CSS. Não dependo tanto assim do RGSS. Essa língua é diferente das outras.
Mesmo assim parabéns pelo tutorial.
FFogomax- Experiente
- Mensagens : 557
Créditos : 37
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