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    Mensagem por Samuka_Maker Seg Ago 27, 2012 4:55 pm

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    Olá aldeões xD
    bom, percebi que essa area da aldeia está vasia então decidi encinar a vocês (iniciantes) sobre RGSS3 (lingueagem do rmvxa :p)
    ok nesse tuto encinarei a vocês sobre a lógica matematica e sobre variaveis e comentarios
    _________________________
    Parte 1 = Comentários

    para começar pesoal irei encinar sobre comentários
    comentarios servem para dizer algo no script (algo que não é relacionado ao código ex: um tuto de como usar um script)
    para comentar uma linha você pode usar simplesmente esse simbolo = #
    Exemplo:
    Código:
    # tuto feito por samuka_maker
    #não plageie
    #____________
    com pode ser cansativo ficar colocando "#" em cada linha então eis a solução
    já no inicio da linha coloque isso:
    Código:
    =begin
    e digite oque quiser e no final coloque:
    Código:
    =end
    explicação:
    =begin serve para iniciar a cessão de comentário e =end para encerrar
    Exemplo:
    Código:

    =begin
    tuto de samuka_maker
    por favor não plageie
    =end
    _____________________________________
    Parte2 = Váriaveis

    Agora vamos aprender sobre variaveis
    variaveis são valores como por exemplo numeros
    vamos a um exemplo
    va no editor de scripts do seu rmvxa e insira um novo script (clique com o botão direto do mouse em cima do script main e clice em adicionar novo script)
    e coloque o seguinte código:
    Código:
    valor1 = 10
    oque isso quer dizer?
    valor 1 = o nome da variavel
    10 = o valor da variavel
    ______________________________________
    ]Operações matemáticas

    Agora vamos ao grand final
    as operações matemaicas são muito simples Successful as do rm (ualquer versão) são muito semelhantes as operaçõesmatematicas da vida real
    vamos começar
    na parte anterios vocês criaram uma variavel certo?
    então usaremos ela como exemplo
    coloquem a variavel na 1ª linha do script e na segunda linha adicionem o seguinte:
    Código:
    valor2 = 20
    oque fizemos? criamos uma outra variavel
    mas para quê tanta variavel assim ?
    você vai ver jájá
    na 3ª linha adicionaremos o seguinte código:
    Código:
    resultado = valor1 + valor2
    oque fizemos? nós simplesmente somamos as duas variaveis
    mas isso não terá ainda um resultado1
    e o código ficará muito grande
    então vamos diminuir colocando o vamor das variaeis assim:
    Código:
    resultado = 10 + 20
    oque fizemos? incurtmos o código '-'
    OBS: isso é importante pra diminuir o lag nos jogos

    ok pessoal agora para podermos mostrar isso ( o resulado da soma) faremos uma coisa muito simples
    adicionaremos uma string
    então na linha seguinte adicione isto:
    Código:
    texto = " O resultado é: "
    Oque é isso?
    texto = o texto que aparecerá antes do resultado
    q porque tem "" aonde está escrito o resultado é:
    porque os textos que apareceram escritos nos prints ficam entre aspas
    e agora finalmente o resultado aparecerá
    adicione isso na linha seguinte:
    Código:
    p texto + resultado.to_s
    oque é isso?
    p = print
    texto = texto que aparecerá
    resultado.to_s = resultado da soma
    mas porque esse .to_s após o resultado?
    isso se chama conversão
    para converter um numero pra string você precisara disso
    OBS: ative a função janea de debug para ver os prints
    ___________
    Obrigado por ler meu tuto e espero que aprenda muuuitooo mais ainda e fassa um bom jogo
    no proximo tuto eu encinarei mais
    ___________
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    Última edição por Samuka_Maker em Ter Ago 28, 2012 2:12 pm, editado 4 vez(es)


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    Mensagem por FFogomax Seg Ago 27, 2012 5:10 pm

    Cara, o final ficou muito complicado, dá uma ajeitada nele, não saquei o
    Código:
    p texto + resultado.to_s
    Sou noob Razz
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    Mensagem por Samuka_Maker Seg Ago 27, 2012 5:17 pm

    bom cara isso é uma string
    sobre o código:
    Código:
    oque é isso?
    p = print
    texto = texto que aparecerá
    resultado.to_s = resultado da soma
    mas porque esse .to_s após o resultado?
    isso se chama conversão
    para converter um numero pra string você precisara disso
    viu? se não intendeu
    nessa linha vai mostrar o resultado da soma que nós fizemos e o .to_s é a conversão pois sem ele o código dá erro
    praque converter? porque .to_s converte o numero (resultado) para uma string (texto) mostrando assim o resultado no print Successful


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    Mensagem por Zeref. Seg Ago 27, 2012 5:46 pm

    ficou bom o tuto :)


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    Dia 27/07/2012 as 9:38 pm,foi quando o apocalipse maker aconteceu,Valentine anúncia sua saída![LUTO]


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    Mensagem por Samuka_Maker Seg Ago 27, 2012 5:50 pm

    vlw manin *-* que bom que gostou *-* espero que tenha aprendido bastante *0*


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    Mensagem por heyitily Seg Ago 27, 2012 6:09 pm

    Gosteiii vai me dar um Help +1cred


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    Mensagem por Samuka_Maker Seg Ago 27, 2012 6:20 pm

    vlw pelo cred *-* (ainda n apareceu Fury)
    que bom que vai ajudar *-*
    pt2 já foi lançada amigo


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    Mensagem por FFogomax Seg Ago 27, 2012 9:01 pm

    Cara, eu saquei a do .to_s, mas só achei estranho aquele p. Mas deve ser próprio da linguagem. Parabéns pelo tutorial. +Credit Razz
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    Mensagem por Samuka_Maker Seg Ago 27, 2012 11:31 pm

    ah sobre o p eu expliquei ele significa print que é pra escrever sabe?
    em todos os rm ele é usado Successful
    acho que você é novo em Rpg Maker né? (em todos) se não desculpe kk
    vlw pelo cred *-*
    com rgss vc aprende sobre rgss tb *-* (script de rmxp)


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    Mensagem por FFogomax Seg Ago 27, 2012 11:45 pm

    Cara, mexo em RPG Maker faz um 1 anos. Eu só não quis ir pro lado de Script.
    Já sei PHP, Delphi, Java, Javascript, HTML e CSS. Não dependo tanto assim do RGSS. Essa língua é diferente das outras.
    Mesmo assim parabéns pelo tutorial. Razz

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