Esse é um guia prático e rápido para você recortar e montar os gráficos do seu jogo.
Muitas vezes você se sente atraído a usar os tiles do Mack ou até mesmo o RTP, pois gastaria muito tempo selecionando os resources a serem usados um a um.
Outras vezes você gostaria de criar animações quadro a quadro com os chars do seu game, ou mesmo mostrar como suas animations funcionarão através de GIF's, mas não dispõe de editores de imagem ou não sabe como utiliza-los.
Resumindo ninguém aguenta ficar selecionando figura por figura através de pequenos quadros de 32x32, ou separar cada icone do projeto, e decide usar o do Kaduki ou arrebenta de vez com os iconsets supremos que vemos por aí.
Para resolver esse problema e ganhar tempo no seu projeto fiz esse pequeno tutorial:
.:Recorte imagens usando grades:.
1º passo: Baixe o programa Image Cut (2.0MB).
2º passo: Salve esse char que servirá como exemplo no tutorial.
Extraia o arquivo imagecut.rar e execute o imagecut.exe para instalar o programa no seu computador.
Agora abra o programa Image Cut, clique em File, agora New project.
Procure pela imagem a ser recortada, no caso, PineVX-JediMaster.png.
Clique em Add Grid (botão da grade na janela de ferramentas), e na janela a seguir entre com os valores: 3 e 4.
Abaixo uma lista com os valores para cada tipo de corte, que você vai usar.
Character - 3x4
Characterset - 12x8
TileA1 e A2 - 8x4
TileA3 - 8x2
TileA4 - 8x3
Tiles B, C, D, E - 16x16
Faces - 4x2
Feita a grade agora você pode salvar todos os pedaços da sua imagem.
Clique em Split (no botão em baixo do disquete na janela de ferramentas).
Agora você pode clicar em Ok e pronto.
Uma pasta chamada images com todas as fatias foi criada no mesmo local onde está a imagem original.
Agora é com você, monte seus tilesets usando o photoshop, gimp ou mesmo o paint encaixando as peças nos templates.
Obs: Para recortar icons a tarefa é especial, você deve observar o tamanho da imagem e dividir por 24 tanto na largura como na altura para descobrir os valores que deve inserir na janela Split.
Quanto as GIF's estarei postando um pequeno tutorial em breve.
O char usado como demonstração foi criado por Pineda, créditos à ele.
Muitas vezes você se sente atraído a usar os tiles do Mack ou até mesmo o RTP, pois gastaria muito tempo selecionando os resources a serem usados um a um.
Outras vezes você gostaria de criar animações quadro a quadro com os chars do seu game, ou mesmo mostrar como suas animations funcionarão através de GIF's, mas não dispõe de editores de imagem ou não sabe como utiliza-los.
Resumindo ninguém aguenta ficar selecionando figura por figura através de pequenos quadros de 32x32, ou separar cada icone do projeto, e decide usar o do Kaduki ou arrebenta de vez com os iconsets supremos que vemos por aí.
Para resolver esse problema e ganhar tempo no seu projeto fiz esse pequeno tutorial:
.:Recorte imagens usando grades:.
1º passo: Baixe o programa Image Cut (2.0MB).
2º passo: Salve esse char que servirá como exemplo no tutorial.
Extraia o arquivo imagecut.rar e execute o imagecut.exe para instalar o programa no seu computador.
Agora abra o programa Image Cut, clique em File, agora New project.
Procure pela imagem a ser recortada, no caso, PineVX-JediMaster.png.
Clique em Add Grid (botão da grade na janela de ferramentas), e na janela a seguir entre com os valores: 3 e 4.
Abaixo uma lista com os valores para cada tipo de corte, que você vai usar.
Character - 3x4
Characterset - 12x8
TileA1 e A2 - 8x4
TileA3 - 8x2
TileA4 - 8x3
Tiles B, C, D, E - 16x16
Faces - 4x2
Feita a grade agora você pode salvar todos os pedaços da sua imagem.
Clique em Split (no botão em baixo do disquete na janela de ferramentas).
Agora você pode clicar em Ok e pronto.
Uma pasta chamada images com todas as fatias foi criada no mesmo local onde está a imagem original.
Agora é com você, monte seus tilesets usando o photoshop, gimp ou mesmo o paint encaixando as peças nos templates.
Obs: Para recortar icons a tarefa é especial, você deve observar o tamanho da imagem e dividir por 24 tanto na largura como na altura para descobrir os valores que deve inserir na janela Split.
Quanto as GIF's estarei postando um pequeno tutorial em breve.
O char usado como demonstração foi criado por Pineda, créditos à ele.