A engine gráfica Irrlicht é um motor multiplataforma totalmente escrito em C++, que apresenta alta performance em três dimensões. Ele possui uma poderosa interface de programação de aplicativos, clicando jogos ou visualizações em duas e três dimensões.
Ele contém uma excelente documentação e integra todos os melhores recursos pra arte e elaboração de efeitos, como sombras dinâmicas, sistema de partículas, animação de personagens, tecnologia para ambientes internos e externos e detector de colisões. Tudo acessível através da bem desenhada interface em C++, que é muito fácil de usar.
Efeitos especiais
Há diversos efeitos especiais disponíveis na Irrlicht Engine. Eles são fáceis de usar e em muitos casos o programador precisa apenas saber como ativá-los. Constantemente estão sendo feitos novas opções para efeitos gráficos. Segue abaixo a lista dos principais já existentes.
Renderização e materiais
Com o intuito de permitir a criação de ambientes realistas em pouco tempo, há diversos materiais pré-fabricados disponíveis no aplicativo. Alguns deles são baseados em funções fixas e outros em funções programáveis.
É possível misturar esses dois tipos de materiais em uma única cena, sem complicações. Caso algum deles precise de ferramentas que o hardware não possui, o motor proporciona materiais de “reserva”. Você pode, ainda, construir novos materiais de sua preferência.
Gerenciamento de cenas
Renrerizar com o Irrlicht é realizado através de um gráfico de cenas hierarquizado. Os nós das cenas são interligados e seguem os movimentos de cada um. Todos eles podem ser, por exemplo, uma câmera, um nível interior ou exterior, um personagem ou efeito de cenário.
Desta forma, o Irrlicht pode misturar cenas internas e externas ao mesmo tempo, dando ao programador total controle sobre tudo que está acontecendo nas cenas. Você pode adicionar seus próprios nós em cada uma delas, adicionando quaisquer efeitos ou configurações.
CARACTERÍSTICAS
Funções
Formatos suportados para texturas:
Formatos suportados para texturas:
Fonte
Ele contém uma excelente documentação e integra todos os melhores recursos pra arte e elaboração de efeitos, como sombras dinâmicas, sistema de partículas, animação de personagens, tecnologia para ambientes internos e externos e detector de colisões. Tudo acessível através da bem desenhada interface em C++, que é muito fácil de usar.
Efeitos especiais
Há diversos efeitos especiais disponíveis na Irrlicht Engine. Eles são fáceis de usar e em muitos casos o programador precisa apenas saber como ativá-los. Constantemente estão sendo feitos novas opções para efeitos gráficos. Segue abaixo a lista dos principais já existentes.
- Superfícies aquáticas realistas
- Iluminação dinâmica
- Sombras dinâmicas
- Objetos transparentes
- Mapas iluminados
- Sistema de partículas personalizável para neve, fumaça, fogo, entre outros.
- Efeitos de neblina e embaçamento
Renderização e materiais
Com o intuito de permitir a criação de ambientes realistas em pouco tempo, há diversos materiais pré-fabricados disponíveis no aplicativo. Alguns deles são baseados em funções fixas e outros em funções programáveis.
É possível misturar esses dois tipos de materiais em uma única cena, sem complicações. Caso algum deles precise de ferramentas que o hardware não possui, o motor proporciona materiais de “reserva”. Você pode, ainda, construir novos materiais de sua preferência.
Gerenciamento de cenas
Renrerizar com o Irrlicht é realizado através de um gráfico de cenas hierarquizado. Os nós das cenas são interligados e seguem os movimentos de cada um. Todos eles podem ser, por exemplo, uma câmera, um nível interior ou exterior, um personagem ou efeito de cenário.
Desta forma, o Irrlicht pode misturar cenas internas e externas ao mesmo tempo, dando ao programador total controle sobre tudo que está acontecendo nas cenas. Você pode adicionar seus próprios nós em cada uma delas, adicionando quaisquer efeitos ou configurações.
CARACTERÍSTICAS
Funções
- Renderização em três dimensões de alta performance, utilizando o Direct3D e o OpenGL.
- Funciona no Windows, Linux e MacOS.
- Enorme biblioteca de materiais pré-fabricados, com suporte para shaders.
- Mistura de ambientes internos e externos no gerenciamento de cenas.
- Animação dos personagens em dois modos distintos.
- Efeitos de partículas, iluminação, ambiente, sombras, entre outros.
- Linguagem em .NET, tornando a engine disponível em C#, VisualBasic, Deplhi.NET, entre outros.
- Dois drivers independentes para as plataformas, incluindo propriedades distintas para cada.
- Poderosos sistemas para a criação de interfaces gráficas, com botões, listas e outras funções.
- Funções para desenho em duas dimensões, misturando gráficos de diversos estilos.
- Interface de programação de aplicativos limpa e fácil de usar, com diversos exemplos e tutoriais.
- Escrito em C++ com boas orientações.
- Rápido detector de colisões e respostas.
- Leitura direta em arquivos comprimidos.
- Adobe Photoshop (.psd)
- JPEG File Interchange Format (.jpg)
- Portable Network Graphics (.png)
- Truevision Targa (.tga)
- Windows Bitmap (.bmp)
- Zsoft Paintbrush (.pcx)
Formatos suportados para texturas:
- 3D Studio meshes (.3ds)
- B3D files (.b3d)
- Alias Wavefront Maya (.obj)
- Cartography shop 4 (.csm)
- COLLADA (.xml, .dae)
- DeleD (.dmf)
- FSRad oct (.oct)
- Irrlicht scenes (.irr)
- Irrlicht static meshes (.irrmesh)
- Microsoft DirectX (.x) (binary & text)
- Milkshape (.ms3d)
- My3DTools 3 (.my3D)
- OGRE meshes (.mesh)
- Pulsar LMTools (.lmts)
- Quake 3 levels (.bsp)
- Quake 2 models (.md2)
- STL 3D files (.stl)
Fonte