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Aula 1 - Conceitos Básicos De Programação
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LeonM²
MickeyRocknn
6 participantes
Aldeia RPG :: Baú
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Aula 1 - Conceitos Básicos De Programação
Vi Esta Aula No Aprendiz RPG É Vou Disponibilizar Aqui. Criador: Lucaswf1
COMEÇANDO:
É de extrema importância que antes de começar a criar/editar scripts, você tenha alguns conceitos básicos sobre programação orientada à objetos. É sobre isso que trataremos na nossa primeira aula, que será bem breve, mas muito importante.
A linguagem RGSS é uma linguagem orientada à objetos, vamos assim ao nosso primeiro conceito.
O que são Objetos ?
Definição geral: São as entidades que compõem um programa. (no nosso caso, scripts)
Cada objeto é responsável por executar determinadas tarefas.
O conjunto de tarefas que um objeto realiza define seu comportamento.
Objetos são manipulados através de seus métodos.
Um método consiste de uma seqüência de instruções que acessam dados.
Quando se executa um método não é necessário conhecer seu conjunto de instruções. O importante é saber a tarefa que o método realiza.
Traduzindo:
Imagine um lápis, ele é o seu objeto, se o lápis é o objeto o que seriam os métodos? Escrever, apontar, por exemplo, a princípio você pode pensar que um objeto é como um lápis, uma cadeira, ou seja um objeto propriamente dito, já os métodos são instruções ou comandos do objeto, no caso do lápis, eu posso escrever ou posso apontar, esses são os métodos que o nosso lápis em questão disponibiliza.
Consideramos como estado o modo que o nosso objeto se encontra, ou seja, se a lâmpada está acesa o estado dela é 'acesa', daí tiramos que:
Método: comando ou instrução que pode ou não (vamos deixar esse ou não pra mais tarde) modificar o estado do objeto.
Estado: é como o objeto está no momento, é como as características dele.
Atributos são características dos objetos, no caso da lâmpada, temos uma característica, o estado dela, se está acesa ou não, em objetos mais complexos temos mais atributos, por exemplo em uma caixa temos a largura a altura etc... (em um char do RGSS, temos hp, sp, str...)
Tipo danem-se as lâmpadas e as caixas, o que eu quero é RGSS
Bom menos enrolação e mais conteúdo, se você está se perguntando o que são essas coisas ou pra que servem, vamos a uns exemplos práticos...
Primeiro abra o seu editor de scripts, vamos analisar o que são objetos e quais são seus atributos e estados. Sempre que você encontrar class , esse alguma coisa é um objeto, veja que são muitos: Game_Character, Scene_Title, Spriteset_Map... Para os atributos, é bem fácil saber como identificá-los, basta procurar nomes com @ antes, todos eles são atributos, nos personagens temos, @hp, @sp, @maxhp, @str, @agi... E os estados? Um personagem pode estar morto não é? Isso pode ser considerado um estado (@hp == 0), mas não o único . Não vou me aprofundar demasiadamente nessa parte pois isso nós aprendemos e compreendemos melhor com a prática! Após ler algumas aulas, voltem nesta e vejam como ficará mais claro!
COMEÇANDO:
É de extrema importância que antes de começar a criar/editar scripts, você tenha alguns conceitos básicos sobre programação orientada à objetos. É sobre isso que trataremos na nossa primeira aula, que será bem breve, mas muito importante.
A linguagem RGSS é uma linguagem orientada à objetos, vamos assim ao nosso primeiro conceito.
O que são Objetos ?
Definição geral: São as entidades que compõem um programa. (no nosso caso, scripts)
Cada objeto é responsável por executar determinadas tarefas.
O conjunto de tarefas que um objeto realiza define seu comportamento.
Objetos são manipulados através de seus métodos.
Um método consiste de uma seqüência de instruções que acessam dados.
Quando se executa um método não é necessário conhecer seu conjunto de instruções. O importante é saber a tarefa que o método realiza.
Traduzindo:
Imagine um lápis, ele é o seu objeto, se o lápis é o objeto o que seriam os métodos? Escrever, apontar, por exemplo, a princípio você pode pensar que um objeto é como um lápis, uma cadeira, ou seja um objeto propriamente dito, já os métodos são instruções ou comandos do objeto, no caso do lápis, eu posso escrever ou posso apontar, esses são os métodos que o nosso lápis em questão disponibiliza.
Consideramos como estado o modo que o nosso objeto se encontra, ou seja, se a lâmpada está acesa o estado dela é 'acesa', daí tiramos que:
Método: comando ou instrução que pode ou não (vamos deixar esse ou não pra mais tarde) modificar o estado do objeto.
Estado: é como o objeto está no momento, é como as características dele.
Atributos são características dos objetos, no caso da lâmpada, temos uma característica, o estado dela, se está acesa ou não, em objetos mais complexos temos mais atributos, por exemplo em uma caixa temos a largura a altura etc... (em um char do RGSS, temos hp, sp, str...)
Tipo danem-se as lâmpadas e as caixas, o que eu quero é RGSS
Bom menos enrolação e mais conteúdo, se você está se perguntando o que são essas coisas ou pra que servem, vamos a uns exemplos práticos...
Primeiro abra o seu editor de scripts, vamos analisar o que são objetos e quais são seus atributos e estados. Sempre que você encontrar class , esse alguma coisa é um objeto, veja que são muitos: Game_Character, Scene_Title, Spriteset_Map... Para os atributos, é bem fácil saber como identificá-los, basta procurar nomes com @ antes, todos eles são atributos, nos personagens temos, @hp, @sp, @maxhp, @str, @agi... E os estados? Um personagem pode estar morto não é? Isso pode ser considerado um estado (@hp == 0), mas não o único . Não vou me aprofundar demasiadamente nessa parte pois isso nós aprendemos e compreendemos melhor com a prática! Após ler algumas aulas, voltem nesta e vejam como ficará mais claro!
MickeyRocknn- Iniciante
- Mensagens : 71
Créditos : 9
Re: Aula 1 - Conceitos Básicos De Programação
Plagio, essa aula pertence ao Anderson Porto, ele é o criador, de todas essas aulas que você postou.
LeonM²- Lenda
- Mensagens : 1802
Créditos : 153
Re: Aula 1 - Conceitos Básicos De Programação
@MickeyRocknn
Você tem um prazo de 24 horas para colocar o nome verdadeiro do autor dessas aulas ou irei apagar os tópicos.
Você tem um prazo de 24 horas para colocar o nome verdadeiro do autor dessas aulas ou irei apagar os tópicos.
Re: Aula 1 - Conceitos Básicos De Programação
Leônidas escreveu:Plagio, essa aula pertence ao Anderson Porto, ele é o criador, de todas essas aulas que você postou.
Faço de suas palavras as minhas,EU APRINDI( )RGSS COM ESSAS AULAS,do Anderson Porto
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Re: Aula 1 - Conceitos Básicos De Programação
isso foi plagio mas as aulas desse Anderson Porto são boas!
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