Aldeia RPG

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Suporte ao desenvolvimento de jogos


5 participantes

    Para aprender a usar o RMXP (Parte 1: Introdução)

    guis2la
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    Para aprender a usar o RMXP (Parte 1: Introdução) Empty Para aprender a usar o RMXP (Parte 1: Introdução)

    Mensagem por guis2la Seg Jan 10, 2011 10:02 am


    Introdução
    A interface do RMXP


    Para quem vai começar no RPG Maker XP, nós aconselhamos que primeiro se
    acostume com a interface geral do programa. Aqui está ela:



    Para aprender a usar o RMXP (Parte 1: Introdução) Tutoinicintrimg1


    Iniciemos pelos botões de funções ligadas ao PROJETO - estas são basicamente todas as funcionalidades para a criação do seu jogo.


    Para aprender a usar o RMXP (Parte 1: Introdução) Tutoinicintrimg2


    1. Criar um novo projeto: Serve para criar um projeto novo no RMXP (RPG Maker XP).
    2. Abrir um projeto existente: Serve para abrir um projeto já criado e desencriptado do RMXP.
    3. Salvar projeto: Salva seu projeto de acordo com a pasta que escolher.
    4. Layer 1: Esta é a primeira camada usada no
    mapeamento. Ela é a camada que ficará abaixo da segunda e terceira
    camadas. Ou seja, nesta camada você usará o chão, paredes e mais algumas
    coisas.
    5. Layer 2: Esta é a segunda camada de mapeamento, onde vai a maioria dos objetos secundários, como árvores, cercas, etc.
    6. Layer 3: Na terceira camada de mapeamento vai tudo o
    que ficará por cima da primeira e segunda camada, como por exemplo:
    janelas, panelas em cima de mesas e até mesmo, em alguns casos, árvores
    aparecendo na frente de casas.
    7. Layer 4 (Edição de Eventos): Esta é, sem dúvida
    alguma, a camada mais importante do seu projeto, pois é nela que ficarão
    todos os eventos do jogo, desde simples NPCs (personagens não jogáveis), até complexos sistemas.
    8. Zoom 1/1: Clicando aí você terá a visão mais aproximada do seu jogo. Também é o campo de visão que seu personagem tem ao jogar.
    9. Zoom 1/2: Dá-lhe uma visão mais ampla que o Zoom 1/1.
    10. Zoom 1/4: Dá-lhe uma visão quatro vezes maior que o Zoom 1/1 e 2 vezes maior que o Zoom 1/2.
    11. Banco de Dados: Este é o coração e a alma do jogo. É
    aqui que toda a base é montada. Aqui escolhemos as classes,
    personagens, inimigos, armas, armaduras, itens, a aparência do jogo, os
    gráficos, tilesets, e todo o resto que fará parte do seu jogo.
    12 .Resource Manager: Aqui é onde você importa os gráficos e os sons para o seu jogo, como,
    por exemplo, ícones, windowskins, titles, telas de game over, tilesets,
    BGMs, e tudo mais.
    13. Editor de Scripts: Esta é a aba mais “complicada” do RMXP, porque ela trata de uma linguagem de programação chamada
    RGSS (Ruby Game Scripting System). Com ela você pode modificar quase tudo em seu jogo, livrando-o assim do clichê.
    14. Teste de som: Aqui você poderá facilmente testar e ouvir os sons e músicas do seu projeto.
    15. Testar Jogo: Esta opção serve para jogar uma prévia do seu jogo, para testar alguns bugs e a jogabilidade. Dica: Segure a tecla CTRL durante a caminhada e poderá atravessar objetos não atravessáveis, apenas para testar!


    Vejamos agora as FERRAMENTAS que nos facilitam a criação do jogo. Algumas delas você já deve conhecer:




    Para aprender a usar o RMXP (Parte 1: Introdução) Tutoinicintrimg3





    1. Cortar: Esta é uma ferramenta padrão do Windows. Simplesmente corta (elimina) alguma coisa e deixa preparado para colar em algum lugar.
    2. Copiar: Mais uma vez esta é uma ferramenta padrão do Windows. Você copia algo e deixa preparado para colar em outro lugar.
    3. Colar: Cola algo que tenha sido copiado ou cortado de outro lugar, como citado acima. Novamente, padrão do Windows. Dica: Cortar (CTRL+X), Copiar (CTRL+C), Colar (CTRL+V).
    4. Deletar: Elimina algo.
    5. Desfazer: Esta é uma ferramenta muito útil. Errou alguma coisa? Clique nesse botão, e a sua última ação será desfeita.
    6. Lápis: Ferramenta essencial para se construir um mapa, porque é com o lápis que você desenhará quase todo o seu mapa.
    7. Retângulo: Ferramenta que funciona arrastando o mouse pelo mapa, ela vai construindo e repetindo o que você selecionou no tileset.
    8. Círculo: Basicamente faz a mesma coisa que a ferramenta Retângulo, porém em forma de círculo.
    9. Preencher: Preenche toda uma área com uma parte que você escolheu do tileset.
    10. Selecionar: Use esta ferramenta para selecionar uma parte do mapa e arrastá-la para outro local, ou até mesmo para copiar para outro mapa.



    Por fim, temos a área destinada aos MAPAS:



    Para aprender a usar o RMXP (Parte 1: Introdução) Tutoinicintrimg4


    1. Área dos tilesets: Aqui aparece o tileset que você está usando para o mapa atual.
    2. Árvore de mapas: Aqui ficam registrados todos os mapas e sub-mapas do seu projeto.
    3. Área de mapeamento: Aqui está uma das partes mais
    importantes da interface. É nela que você criará todos os mapas do seu
    jogo, colocando tiles e eventos.








    Podemos também usar algumas teclas para
    facilitar a navegação pelo RMXP e, assim, criar o nosso jogo muito mais
    rapidamente.Vejamos então os principais ATALHOS:


    Comandos usáveis durante a edição do jogo:
    F1: Mostra o arquivo de ajuda do RMXP.
    F5:Muda para a primeira camada de mapeamento.
    F6:Muda para a segunda camada de mapeamento.
    F7:Muda para a terceira camada de mapeamento.
    F8:Muda para a quarta camada de mapeamento (camada para edição de eventos).
    F9:Abre o Database/Banco de Dados.
    F10:Abre o Resource Manager.
    F11:Abre o Editor de Scripts.
    F12:Testa o Jogo.
    CTRL + T:Move todos os eventos para onde você quiser.
    CTRL + O:Abrir um projeto.
    CTRL + S:Salvar o projeto.
    CTRL + N:Criar um novo projeto.
    CTRL + F:No Editor de Scripts, procura um pedaço de texto no script onde você se encontra.
    CTRL + SHIFT + F:No Editor de Scripts, procura um pedaço de texto em todos os scripts do seu jogo.

    Comandos usáveis durante um teste do jogo:

    F1: Abre uma janela com as opções de jogabilidade.
    F2:Mostra os FPS (Frames por segundo) do jogo.
    F9:Mostra uma janela que permite ativar/desativar
    switches e variáveis, para facilitar os testes do jogo. Só funciona se o
    projeto for testado dentro do Editor. Quando você divulgar o seu jogo
    para outras pessoas, elas não poderão usar este atalho.
    F12:Reinicia o jogo.
    CTRL + Movimentos do personagem:Permite a você
    atravessar objetos definidos como não atravessáveis (paredes, eventos, e
    etc) para facilitar os testes do jogo. Só funciona se o projeto for
    testado dentro do Editor. Quando você divulgar o seu jogo para outras
    pessoas, elas não poderão usar este atalho.

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    Mensagem por thayrone280 Seg Jan 10, 2011 1:09 pm

    e o downlod aff?
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    Mensagem por guis2la Seg Jan 10, 2011 2:12 pm

    Cara vc leu quando eu falei de download??

    caso vc queira baixar o RPG Maker XP : Programa e o RTP nessesario

    E é bom ler.
    Vukan
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    Mensagem por Vukan Seg Mar 21, 2011 6:15 pm

    so novato a que + ja sakei tudo valeu Very Happy
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    Mensagem por JuanCollin Seg Mar 21, 2011 6:22 pm

    É bom para os novatos (: Ajuda muito!
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    Mensagem por HugoFreitas Sáb Mar 26, 2011 8:32 pm

    Ajuda bastante +1 Créd.


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