Nome: Menu por teclado
Descrição: Neste tutorial irei ensinar a fazer um Menu controlado pelo teclado. Menus nesse estilo são comuns em jogos ao estilo Mario.
Nível de dificuldade: iniciante
Requerimentos: GM PRO/LITE
1º= Crie um objeto e chame de obj_menu.
No Create coloque:
2º= Aqui definimos duas variáveis, selecao e opcoes. Então sempre que o Menu for criado a selecao será igual a 1 e as opcoes igual 3.
No Step coloque:
3º= Quando a tecla para cima for pressionada a selecao diminuirá em 1 e quando a tecla para baixo for pressionado a selecao aumentará em 1.
Quando a tecla Enter for pressionada ocorrerá a ação correspondente ao número de selecao.
O último código faz se a selecao for igual a 1 e a tecla cima for pressionada a selecao será 3, e se a selecao for igual a 3 e a tecla baixo for pressionada a selecao será igual a 1.
Coloque no Draw:
4º= 1° centraliza o texto.
2° desenha a frase Novo jogo na posição x e y do objeto.
3° desenha a frase Continuar jogo na posição x e y +48 do objeto.
4° desenha a palavra Sair na posição x e y +96 do objeto.
5° deixa o texto com a cor preta.
6/7/8° desenha o texto correspondente a selecao.
Agora coloque o objeto na room e veja o resultado.
Menu com sprites:
Se você quiser trocar as setas por sprites:
Coloque no Draw:
5º= 1° desenha a frase Novo jogo na posição x e y do objeto.
2° desenha a frase Continuar jogo na posição x e y +48 do objeto.
3° desenha a palavra Sair na posição x e y +96 do objeto.
4° deixa o texto com a cor preta.
5/6/7° desenha a sprite na posição correspondente da selecao.
Agora coloque o objeto na room e veja o resultado.
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Descrição: Neste tutorial irei ensinar a fazer um Menu controlado pelo teclado. Menus nesse estilo são comuns em jogos ao estilo Mario.
Nível de dificuldade: iniciante
Requerimentos: GM PRO/LITE
Desenvolvimento:
1º= Crie um objeto e chame de obj_menu.
No Create coloque:
- Código:
selecao=1
opcoes=3
2º= Aqui definimos duas variáveis, selecao e opcoes. Então sempre que o Menu for criado a selecao será igual a 1 e as opcoes igual 3.
No Step coloque:
- Código:
if keyboard_check_pressed(vk_up)
{
selecao-=1
}
if keyboard_check_pressed(vk_down)
{
selecao+=1
}
if keyboard_check_pressed(vk_enter)
{
if selecao=1 {room_goto_next()}
if selecao=2 {game_load(get_string("Continuar jogo:",""))}
if selecao=3 {game_end()}
}
if selecao>opcoes selecao=1
if selecao<1 selecao=opcoes
3º= Quando a tecla para cima for pressionada a selecao diminuirá em 1 e quando a tecla para baixo for pressionado a selecao aumentará em 1.
Quando a tecla Enter for pressionada ocorrerá a ação correspondente ao número de selecao.
O último código faz se a selecao for igual a 1 e a tecla cima for pressionada a selecao será 3, e se a selecao for igual a 3 e a tecla baixo for pressionada a selecao será igual a 1.
Coloque no Draw:
- Código:
draw_set_halign(fa_center)
draw_set_font(FONTE)
draw_text(x,y,"Novo jogo")
draw_text(x,y+48,"Continuar jogo")
draw_text(x,y+96,"Sair")
draw_set_color(c_black)
if selecao=1 {draw_text(x,y,"<< >>")}
if selecao=2 {draw_text(x,y+48,"<< >>")}
if selecao=3 {draw_text(x,y+96,"<< >>")}
4º= 1° centraliza o texto.
2° desenha a frase Novo jogo na posição x e y do objeto.
3° desenha a frase Continuar jogo na posição x e y +48 do objeto.
4° desenha a palavra Sair na posição x e y +96 do objeto.
5° deixa o texto com a cor preta.
6/7/8° desenha o texto correspondente a selecao.
Agora coloque o objeto na room e veja o resultado.
Menu com sprites:
Se você quiser trocar as setas por sprites:
Coloque no Draw:
- Código:
draw_set_font(FONTE)
draw_text(x,y,"Novo jogo")
draw_text(x,y+48,"Continuar jogo")
draw_text(x,y+96,"Sair")
draw_set_color(c_black)
if selecao=1 {draw_sprite(sprite,0,x-32,y)}
if selecao=2 {draw_sprite(sprite,0,x-32,y+48)}
if selecao=3 {draw_sprite(sprite,0,x-32,y+96)}
5º= 1° desenha a frase Novo jogo na posição x e y do objeto.
2° desenha a frase Continuar jogo na posição x e y +48 do objeto.
3° desenha a palavra Sair na posição x e y +96 do objeto.
4° deixa o texto com a cor preta.
5/6/7° desenha a sprite na posição correspondente da selecao.
Agora coloque o objeto na room e veja o resultado.
Créditos
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