[box class=titlebg][size=14pt]Criando sua primeira HUD #1[/size][/box]
[box class=catbg4]Talvez eu faça uma próxima aula, ensinando a por imagens em sua hud.[/box]
:centerline:
[box class=titlebg][size=14pt]Introdução[/size][/box]
[box]Bom galera, eu irei ensinar a vocês como criar uma hud sem imagens, como esta :
:centerline:
[box class=titlebg][size=14pt]Tutorial[/size][/box]
[box]Primeiramente, comece com este código:
Este código cria inicialmente a sprite da HUD, mas acalme-se pois ainda não está pronto..
Agora acrescente este código:
código)
em seguida adcione este código para a barra de HP
nesta parte :
Não altere nada Ok ? o Script ainda não está funcional.
adcione agora este código, para a barra de MP:
e no final, acrescente este código para ligar a HUD:
Agora já podem testar .
Bom, todas as instruções estão no SCRIPT, para modificar algo, é só ir lendo conforme o código..
Resultado Final:
Lição:
Personalize a HUD, mudando fonte, cor, etc e poste no tópico
Na próxima aula eu ensino a por imagens !
Nota: Isso é muito básico, mas é bom para quem está aprendendo
[/box]
:centerline:
[box class=titlebg][size=14pt]Créditos[/size][/box]
[box]Lucky - Pela criação .
Alucard_2 - Por me ensinar o básico de RGSS2 .
Ah lucky mas não foi vc que fez mimimimi
R: Essa hud foi feita por mim a muito tempo e postada em outros fóruns, então estou aqui postando o tutorial "original"
[box class=catbg4]Talvez eu faça uma próxima aula, ensinando a por imagens em sua hud.[/box]
:centerline:
[box class=titlebg][size=14pt]Introdução[/size][/box]
[box]Bom galera, eu irei ensinar a vocês como criar uma hud sem imagens, como esta :
- Spoiler:
:centerline:
[box class=titlebg][size=14pt]Tutorial[/size][/box]
[box]Primeiramente, comece com este código:
- Código:
class HUD < Sprite
#Inicia
def initialize(view)
super(view)
#Cria as cores
@ch1 = Color.new(50,0,0) #Muda a Cor Mais Escura Da Hud de HP.
@ch2 = Color.new(250,0,0)#Muda a Cor Mais Clara da Hud de HP.
@cm1 = Color.new(12,0,113)#Muda a Cor Mais Escura da Hud de MP.
@cm2 = Color.new(0,0,255)#Muda a Cor Mais Clara da Hud de MP.
@back = Color.new(20,20,20)#Parte de Traz da HUD¹.
@back2 = Color.new(240,240,0)#Parte de Traz da Hud².
#Cria o Bitmap
self.bitmap = Bitmap.new(200,200)
self.bitmap.font.name = "Comic Sans MS" #Escolhe a Fonte Para "HP" e "MP"
self.bitmap.font.size = 20
self.z = 300
update
end
Este código cria inicialmente a sprite da HUD, mas acalme-se pois ainda não está pronto..
Agora acrescente este código:
- Código:
#Atualiza
def update
super
#Apaga o conteudo
self.bitmap.clear
código)
em seguida adcione este código para a barra de HP
- Código:
#Cria a barra de HP
hp = $game_actors[1].hp
maxhp = $game_actors[1].maxhp
wb = 116 * hp / maxhp
self.bitmap.fill_rect(10, 10, 120, 10, @back)
self.bitmap.fill_rect(11, 11, 118, 8, @back2)
self.bitmap.fill_rect(12, 12, 116, 6, @back)
self.bitmap.gradient_fill_rect(12, 12, wb, 6, @ch1, @ch2)
self.bitmap.draw_text(10, 0, 200, 24, "HP")
nesta parte :
Não altere nada Ok ? o Script ainda não está funcional.
adcione agora este código, para a barra de MP:
- Código:
#Cria a barra de MP
mp = $game_actors[1].mp
maxmp = $game_actors[1].maxmp
wb = 116 * mp / maxmp
self.bitmap.fill_rect(10, 30, 120, 10, @back)
self.bitmap.fill_rect(11, 31, 118, 8, @back2)
self.bitmap.fill_rect(12, 32, 116, 6, @back)
self.bitmap.gradient_fill_rect(12, 32, wb, 6, @cm1, @cm2)
self.bitmap.draw_text(10, 20, 200, 24, "MP")
end
def dispose
self.bitmap.dispose
super
end
end
e no final, acrescente este código para ligar a HUD:
- Código:
#Instala a HUD
class Spriteset_Map
alias :or_initialize :initialize
def initialize
@hud = HUD.new(@viewport2)
or_initialize
end
alias :or_update :update
def update
@hud.update
or_update
end
alias :or_dispose :dispose
def dispose
@hud.dispose
or_dispose
end
end
Agora já podem testar .
Bom, todas as instruções estão no SCRIPT, para modificar algo, é só ir lendo conforme o código..
Resultado Final:
- Spoiler:
- Código:
class HUD < Sprite
#Inicia
def initialize(view)
super(view)
#Cria as cores
@ch1 = Color.new(50,0,0) #Muda a Cor Mais Escura Da Hud de HP.
@ch2 = Color.new(250,0,0)#Muda a Cor Mais Clara da Hud de HP.
@cm1 = Color.new(12,0,113)#Muda a Cor Mais Escura da Hud de MP.
@cm2 = Color.new(0,0,255)#Muda a Cor Mais Clara da Hud de MP.
@back = Color.new(20,20,20)#Parte de Traz da HUD¹.
@back2 = Color.new(240,240,0)#Parte de Traz da Hud².
#Cria o Bitmap
self.bitmap = Bitmap.new(200,200)
self.bitmap.font.name = "Comic Sans MS" #Escolhe a Fonte Para "HP" e "MP"
self.bitmap.font.size = 20
self.z = 300
update
end
#Atualiza
def update
super
#Apaga o conteudo
self.bitmap.clear
#Cria a barra de HP
hp = $game_actors[1].hp
maxhp = $game_actors[1].maxhp
wb = 116 * hp / maxhp
self.bitmap.fill_rect(10, 10, 120, 10, @back)
self.bitmap.fill_rect(11, 11, 118, 8, @back2)
self.bitmap.fill_rect(12, 12, 116, 6, @back)
self.bitmap.gradient_fill_rect(12, 12, wb, 6, @ch1, @ch2)
self.bitmap.draw_text(10, 0, 200, 24, "HP")
#Cria a barra de MP
mp = $game_actors[1].mp
maxmp = $game_actors[1].maxmp
wb = 116 * mp / maxmp
self.bitmap.fill_rect(10, 30, 120, 10, @back)
self.bitmap.fill_rect(11, 31, 118, 8, @back2)
self.bitmap.fill_rect(12, 32, 116, 6, @back)
self.bitmap.gradient_fill_rect(12, 32, wb, 6, @cm1, @cm2)
self.bitmap.draw_text(10, 20, 200, 24, "MP")
end
def dispose
self.bitmap.dispose
super
end
end
#Instala a HUD
class Spriteset_Map
alias :or_initialize :initialize
def initialize
@hud = HUD.new(@viewport2)
or_initialize
end
alias :or_update :update
def update
@hud.update
or_update
end
alias :or_dispose :dispose
def dispose
@hud.dispose
or_dispose
end
end
Lição:
Personalize a HUD, mudando fonte, cor, etc e poste no tópico
Na próxima aula eu ensino a por imagens !
Nota: Isso é muito básico, mas é bom para quem está aprendendo
[/box]
:centerline:
[box class=titlebg][size=14pt]Créditos[/size][/box]
[box]Lucky - Pela criação .
Alucard_2 - Por me ensinar o básico de RGSS2 .
Ah lucky mas não foi vc que fez mimimimi
R: Essa hud foi feita por mim a muito tempo e postada em outros fóruns, então estou aqui postando o tutorial "original"