Introdução
Eu estava andando na internet e acabei achando um script muito útil para mappers.
Instalação
É muito simples.
Crie um novo projeto no RPG Maker, apague todos os scripts e cole esse.
Utilização
Para utilizar é simples, vá na pasta Graphics, depois na pasta Tilesets.
Coloque seus titlesets lá. Ah, e não tirem o arquivo 099-Extra de dentro da pasta.
Quando você colocar tudo lá. Execute o "Game.exe".
Pronto, seus titlesets foram unificados.
Script
Final
Muito bem, é isso. Até mais.
Eu estava andando na internet e acabei achando um script muito útil para mappers.
Instalação
É muito simples.
Crie um novo projeto no RPG Maker, apague todos os scripts e cole esse.
Utilização
Para utilizar é simples, vá na pasta Graphics, depois na pasta Tilesets.
Coloque seus titlesets lá. Ah, e não tirem o arquivo 099-Extra de dentro da pasta.
Quando você colocar tudo lá. Execute o "Game.exe".
Pronto, seus titlesets foram unificados.
Script
- Código:
#===============================================================================
# Tileset Merger - Unificador de Tileset
# Versão 1.0
# Autor game_guy
#
# Este script foi traduzido por Shocks(SnakeDeath).
#------------------------------------------------------
#
# Creditos:
#
# Fogomax ~ Distribuir na AldeiaRPG
# game_guy ~ Criar o script
# Fantasist ~ Me dar um pedaço do código
# 66rpg ~ Código do Bitmap para PNG
#===============================================================================
=begin
==============================================================================
Bitmap to PNG By 轮回者
==============================================================================
对Bitmap对象直接使用
bitmap_obj.make_png(name[, path])
name:保存文件名
path:保存路径
感谢66、夏娜、金圭子的提醒和帮助!
==============================================================================
=end
module Zlib
class Png_File < GzipWriter
#--------------------------------------------------------------------------
# ● 主处理
#--------------------------------------------------------------------------
def make_png(bitmap_Fx,mode)
@mode = mode
@bitmap_Fx = bitmap_Fx
self.write(make_header)
self.write(make_ihdr)
self.write(make_idat)
self.write(make_iend)
end
#--------------------------------------------------------------------------
# ● PNG文件头数据块
#--------------------------------------------------------------------------
def make_header
return [0x89,0x50,0x4e,0x47,0x0d,0x0a,0x1a,0x0a].pack("C*")
end
#--------------------------------------------------------------------------
# ● PNG文件情报头数据块(IHDR)
#--------------------------------------------------------------------------
def make_ihdr
ih_size = [13].pack("N")
ih_sign = "IHDR"
ih_width = [@bitmap_Fx.width].pack("N")
ih_height = [@bitmap_Fx.height].pack("N")
ih_bit_depth = [8].pack("C")
ih_color_type = [6].pack("C")
ih_compression_method = [0].pack("C")
ih_filter_method = [0].pack("C")
ih_interlace_method = [0].pack("C")
string = ih_sign + ih_width + ih_height + ih_bit_depth + ih_color_type +
ih_compression_method + ih_filter_method + ih_interlace_method
ih_crc = [Zlib.crc32(string)].pack("N")
return ih_size + string + ih_crc
end
#--------------------------------------------------------------------------
# ● 生成图像数据(IDAT)
#--------------------------------------------------------------------------
def make_idat
header = "\x49\x44\x41\x54"
case @mode # 请54~
when 1
data = make_bitmap_data#1
else
data = make_bitmap_data
end
data = Zlib::Deflate.deflate(data, 8)
crc = [Zlib.crc32(header + data)].pack("N")
size = [data.length].pack("N")
return size + header + data + crc
end
#--------------------------------------------------------------------------
# ● 从Bitmap对象中生成图像数据 mode 1(请54~)
#--------------------------------------------------------------------------
def make_bitmap_data1
w = @bitmap_Fx.width
h = @bitmap_Fx.height
data = []
for y in 0...h
data.push(0)
for x in 0...w
color = @bitmap_Fx.get_pixel(x, y)
red = color.red
green = color.green
blue = color.blue
alpha = color.alpha
data.push(red)
data.push(green)
data.push(blue)
data.push(alpha)
end
end
return data.pack("C*")
end
#--------------------------------------------------------------------------
# ● 从Bitmap对象中生成图像数据 mode 0
#--------------------------------------------------------------------------
def make_bitmap_data
gz = Zlib::GzipWriter.open('hoge.gz')
t_Fx = 0
w = @bitmap_Fx.width
h = @bitmap_Fx.height
data = []
for y in 0...h
data.push(0)
for x in 0...w
t_Fx += 1
if t_Fx % 10000 == 0
Graphics.update
end
if t_Fx % 100000 == 0
s = data.pack("C*")
gz.write(s)
data.clear
#GC.start
end
color = @bitmap_Fx.get_pixel(x, y)
red = color.red
green = color.green
blue = color.blue
alpha = color.alpha
data.push(red)
data.push(green)
data.push(blue)
data.push(alpha)
end
end
s = data.pack("C*")
gz.write(s)
gz.close
data.clear
gz = Zlib::GzipReader.open('hoge.gz')
data = gz.read
gz.close
File.delete('hoge.gz')
return data
end
#--------------------------------------------------------------------------
# ● PNG文件尾数据块(IEND)
#--------------------------------------------------------------------------
def make_iend
ie_size = [0].pack("N")
ie_sign = "IEND"
ie_crc = [Zlib.crc32(ie_sign)].pack("N")
return ie_size + ie_sign + ie_crc
end
end
end
#==============================================================================
# ■ Bitmap
#------------------------------------------------------------------------------
# 关联到Bitmap。
#==============================================================================
class Bitmap
#--------------------------------------------------------------------------
# ● 关联
#--------------------------------------------------------------------------
def make_png(name="like", path="",mode=0)
make_dir(path) if path != ""
Zlib::Png_File.open("temp.gz") {|gz|
gz.make_png(self,mode)
}
Zlib::GzipReader.open("temp.gz") {|gz|
$read = gz.read
}
f = File.open(path + name + ".png","wb")
f.write($read)
f.close
File.delete('temp.gz')
end
#--------------------------------------------------------------------------
# ● 生成保存路径
#--------------------------------------------------------------------------
def make_dir(path)
dir = path.split("/")
for i in 0...dir.size
unless dir == "."
add_dir = dir[0..i].join("/")
begin
Dir.mkdir(add_dir)
rescue
end
end
end
end
end
begin
@time = Time.now
@height = 0
@names = []
dir = Dir.new('Graphics/Tilesets/')
dir.entries.each {|file| next unless file.include?('.png')
@names.push(file); RPG::Cache.tileset(file)}
for i in 0...@names.size
@tile = RPG::Cache.tileset(@names[i])
@height += @tile.height
end
@bitmap = Bitmap.new(256, @height)
@height = 0
for i in 0...@names.size
@tile = RPG::Cache.tileset(@names[i])
@rect = Rect.new(0, 0, @tile.width, @tile.height)
@bitmap.blt(0, @height, @tile, @rect)
@height += @tile.height
end
@bitmap.make_png("Tileset Unificado")
print " Unificação Completa!\nForam unificados #{@names.size} tilesets no tempo de #{Time.now - @time} segundos."
exit
end
Final
Muito bem, é isso. Até mais.