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    Lição 5 - Sprites e Planes - Usando e abusando das imagens

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    Lição 5 - Sprites e Planes - Usando e abusando das imagens Empty Lição 5 - Sprites e Planes - Usando e abusando das imagens

    Mensagem por Nothing Qua Jan 05, 2011 8:12 am

    Quero começar esta lição agradecendo a todos os que tem mandado PMs e
    e-mails com agradecimentos e perguntas. Isso é de grande valor para mim,
    pois eu tenho aprendido tanto quanto tenho ensinado.

    Na última lição faláva-mos de janelas. Hoje falaremos de Imagens.
    Todos nós sabemos que é impossível fazer um game sem imagens. O próprio
    Tileset, os chars, os panoramas... até mesmo o texto que você escreve
    como diálogo é uma imagem. Para aqueles que já leram o Apêndice sobre a
    classe bitmap, talvez fique mais claro o que eu falarei hoje.

    Vamos começar pela Classe Sprite. A Classe Sprite é
    responsável diretamente pelo Tileset e pelos Chars(herói e eventos).
    Nela, carregamos uma imagem para ser usada e abusada. Observe esta linha
    da Classe Scene_Title:

    Lição 5 - Sprites e Planes - Usando e abusando das imagens Image010


    1
    - A Classe Sprite é declarada
    2 - É definida uma imagem para ela através da Função RPG::Cache

    É assim que se tem uma imagem no título do game. o Sprite é uma classe
    variante, que possui muitas funções de grande importancia, como no caso
    das x e y, que definem a posição da imagem.

    Você ainda possui aquele exemplo feito nas lições anteriores?
    abra-o, vá no editor de Scritps, e vá na sessão Scene_Title, e procure a
    linha 36(a do nosso exemplo).
    Logo abaixo da 37 escreva assim:

    @sprite.x += 250

    Rode o Game. O fundo está deslocado, essa era a intenção. Mas observe
    que ficou um fundo preto na tela. O Sprite comporta apenas o tamanho da
    imagem. Podemos mexer nele de forma a ocultar o espaço vazio...
    Logo abaixo da x escreva assim:

    @sprite.zoom_x = 2.5

    Rode o Game. A imagem ficou esticada. Essas são apenas 2 das funções
    da Classe Sprite, eu farei uma apêndice sobre ela detalhando-a.

    Mas a imagem do title neste caso é uma imagem fixa, e se eu quisesse ela móvel ???

    Bem, podemos umsa uma função da classe Sprite que serve basicamente para isso, mover a imagem dentro do conteiner. CONTEINER??

    Sim, na declaração @sprite = Sprite.new você criou um
    conteiner do tipo Sprite para mostrar a figura. Há mais tipos de
    conteiners de imagem, que serão mostrados depois. Usando o função @sprite.ox ou ]@sprite.oy
    podemos mover a imagem dentro do conteiner. Quando usamos x e y movemos
    o conteiner, como é o caso das janelas. Procure o procedimento update da classe Scene_Title. Dentro dele escreva assim:

    @sprite.ox += 1

    Rode o game. A imagem vai andar até sumir. Ela some porque a imagem sai do campo da tela, mas ela continua lá.
    Quando precisamos de imagens que andem, usamos uma outra classe, A classe Plane.
    A Classe Plane nos permite que uma imagem se mova e, quando esta passa
    do limite do conteiner, ela é repetida, dando a impressão de
    continuação. Vamos fazer um teste? Vá na linha 36 e troque
    @sprite = Sprite.new por @sprite = Plane.new.

    Rode o Game. O fundo acaba e começa novamente. Isto é usado nos
    panoramas, porque o mapa pode ser maior que a tela, e nos fogs, que
    possuem movimento. Se você observou já um fog em funcionamento, você
    nunca sabe aonde é a "Emenda" por que é uma imagem feita para isso. Para
    que você entenda melhor esta diferença(que eu acho que você já
    entendeu) vamos fazer um title animado. Remova todas as linha que você
    colocou e conserte a linha 36. Baixe estas imagens e importe para seu
    projeto na pasta title:

    Lição 5 - Sprites e Planes - Usando e abusando das imagens Image012


    Lição 5 - Sprites e Planes - Usando e abusando das imagens Image014

    Lição 5 - Sprites e Planes - Usando e abusando das imagens Image016


    Agora mãos á massa:
    No lugar da linha 36 e 37, escreva assim:

    Código:
     @sprite = Sprite.new
              @sprite.bitmap = RPG::Cache.title("Morning1")
              @sprite2 = Plane.new
              @sprite2.bitmap = RPG::Cache.title("Cloud01")
              @sprite3 = Plane.new
              @sprite3.bitmap = RPG::Cache.title("Cloud02")

    Rode o Game. Bonito não? Agora vem o legal. Vá novamente no procedimento update e escreva assim:

    Código:
     @sprite2.ox -= 1
              @sprite3.ox += 2

    Rode o Game. LEGAL !! Very Happy

    Mas o que fizemos ??

    Declaramos duas imagens como Plane, e no procedimento update, onde o scene mantém a atualização da tela, colocamos:
    @sprite2.ox -= 1 A cada atualização da tela, diminui 1 na ox.
    @sprite3.ox += 2 A cada atualização da tela, aumenta 2 na ox.

    Se variar estes números, a velocidade é maior, e se por 0(zero) ele(o plane) para.

    Scene?? atualização de tela?? Bem, acho que não dá mais, vamos ter que entrar nessa parte... Scenes.

    CONCLUSÃO :

    Hoje vimos um pouco(bem pouco) sobre Sprites e Planes. Vou ter q
    fazer aulas menores, porque não dá mais só explicar. Se você não
    praticar, difícilmente vai entender. Nossa pincelada nesse assunto foi
    pequena, eu pretendo voltar e falar mais. A intenção também foi de
    quebrar o parâmetro janela que tínhamos entrado.

    Eu devo falar mais um pouco sobre janelas, Sprites e Planes, antes
    de entrarmos em Scenes. Deverei postar duas apêndices, uma falando da
    classe Sprite e outra da Classe Plane.

    Por hoje é só.

    Até a próxima e obrigado.
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    Mensagem por MakotoSG Sáb Jul 06, 2013 3:20 am

    Realmente, ficou bem bonita a Title Very Happy
     To curtindo seus tutoriais cara, é você quem fez ou você tirou de algum lugar?

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