Antes de iniciar na programação, vamos tentar entender o que é um Bitmap.
Do inglês, Bitmap, que significa mapa de bits. São imagens que contém a descrição
de cada pixel. Vamos analisar o desenho do A.
A imagem acima contém, 5 pixels horizontal e 7 na vertical.
Cada pixel (cada quadrado na imagem é um pixel) contém uma cor, representadas por RGB(Red, Green, Blue).
Eu ainda não sei o que é RGB.
RGB é um sistema de cores aditivo que representa a mistura de luz. O nome RGB é uma sigla formada das iniciais dos nomes de suas cores primárias Red, Green e Blue.
RGB é o sistema de cores usado por TV's, monitores, projetores e etc.
Pronto!, não precisamos saber mais isso é o suficiente.
Finalizando, o RGB são as cores primárias para computador. A partir delas temos todas as outras cores, os números de cor são de 0 até 255.
RGB(255, 0, 0) 'Retorna vermelho
RGB(0, 255, 0) 'Retorna verde
RGB(0, 0, 255) 'Retorna azul
RGB(0, 0, 0) 'Retorna preto
RGB(255, 255, 255) 'Retorna branco
O tamanho da imagem abaixo é :
X : 32
Y : 64
Agora aprenderemos a carregar as imagens na memória usando a classe Bitmap!
Abaixo temos o Object View (visualizador de objetos).
Única diferença aqui é que há mais cor na imagem.
A classe Bitmap tem vários tipos de construtores. Você irá usar dependendo da ocasião.
Os construtores que iremos trabalhar serão :
'Iniciando um Bitmap sem imagem, com o comprimento 300 e largura 300
Dim MinhaImagem As Bitmap = New Bitmap(300, 300)
Dim MinhaImagem As New Bitmap(300, 300)
Dim MinhaImagem As Bitmap
MinhaImagem = New Bitmap(300, 300)
'Iniciando um bitmap e carregando uma imagem
Public Imagem As Bitmap = New Bitmap(Caminho & "\NomeImg.png")
Public MinhaImagem As New Bitmap(Caminho & "\NomeImg.png")
Public MinhaImagem As Bitmap
MinhaImagem = New Bitmap(Caminho & "\NomeImg.png")
Depois de carregar as imagens, se necessário precisamos deixar apenas o desenho do personagem retirando o fundo preto, por este motivo eu uso sempre sprites transparentes. Pois não há a necessidade disso.
Para retirar as cores que não desejamos usamos.
MinhaImagem.MakeTransparent(Color.Black)
Com o que aprendemos aqui já podemos ir para a próxima etapa.
Desenhando as imagens com a classe graphics.
Do inglês, Bitmap, que significa mapa de bits. São imagens que contém a descrição
de cada pixel. Vamos analisar o desenho do A.
A imagem acima contém, 5 pixels horizontal e 7 na vertical.
Cada pixel (cada quadrado na imagem é um pixel) contém uma cor, representadas por RGB(Red, Green, Blue).
Eu ainda não sei o que é RGB.
RGB é um sistema de cores aditivo que representa a mistura de luz. O nome RGB é uma sigla formada das iniciais dos nomes de suas cores primárias Red, Green e Blue.
RGB é o sistema de cores usado por TV's, monitores, projetores e etc.
Pronto!, não precisamos saber mais isso é o suficiente.
Finalizando, o RGB são as cores primárias para computador. A partir delas temos todas as outras cores, os números de cor são de 0 até 255.
RGB(255, 0, 0) 'Retorna vermelho
RGB(0, 255, 0) 'Retorna verde
RGB(0, 0, 255) 'Retorna azul
RGB(0, 0, 0) 'Retorna preto
RGB(255, 255, 255) 'Retorna branco
O tamanho da imagem abaixo é :
X : 32
Y : 64
Agora aprenderemos a carregar as imagens na memória usando a classe Bitmap!
Abaixo temos o Object View (visualizador de objetos).
Única diferença aqui é que há mais cor na imagem.
A classe Bitmap tem vários tipos de construtores. Você irá usar dependendo da ocasião.
Os construtores que iremos trabalhar serão :
'Iniciando um Bitmap sem imagem, com o comprimento 300 e largura 300
Dim MinhaImagem As Bitmap = New Bitmap(300, 300)
Dim MinhaImagem As New Bitmap(300, 300)
Dim MinhaImagem As Bitmap
MinhaImagem = New Bitmap(300, 300)
'Iniciando um bitmap e carregando uma imagem
Public Imagem As Bitmap = New Bitmap(Caminho & "\NomeImg.png")
Public MinhaImagem As New Bitmap(Caminho & "\NomeImg.png")
Public MinhaImagem As Bitmap
MinhaImagem = New Bitmap(Caminho & "\NomeImg.png")
Depois de carregar as imagens, se necessário precisamos deixar apenas o desenho do personagem retirando o fundo preto, por este motivo eu uso sempre sprites transparentes. Pois não há a necessidade disso.
Para retirar as cores que não desejamos usamos.
MinhaImagem.MakeTransparent(Color.Black)
Com o que aprendemos aqui já podemos ir para a próxima etapa.
Desenhando as imagens com a classe graphics.