Mostrarei uma maneira bem simples de criar visual equipment com armas para netplay entre outros! È muito simples fazer esse tipo de arte e muitas pessoas não sabem como fazer.
A minha ferramenta de trabalho é o Fireworks 8 (A pedido de Emilyoly ) , mas você poderá usar qualquer outro programa profissional de edição de imagens, pôs as ferramentas são as mesmas!
1º Passo: Obviamente você deve selecionar a arma de sua escolha, após escolher a Arma, abra ela com o Fireworks. Com a arma já estando no Fireworks, seleciona um personagem qualquer do Rpg Maker XP, ou se melhor for, selecione o personagem que você esta utilizando no seu projeto. Usarei o famoso “Adam” do RTP do RPG Maker XP como base da minha edição.
Escolheu seu personagem? Abra ele com o Fireworks, obvio que ao abrir uma nova imagem no Fireworks ambas terão sua própria Aba para a edição.
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Com as duas imagens já no Fireworks iremos começar copiando a arma para a aba do personagem (Com um simples CTRL+C e CTRL+V você poderá fazer isso tranquilamente)
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2º Passo: Vamos agora fazer 16 copias da mesma arma que copiamos. Ou seja: estamos criando 1 arma pra cada imagem de direção do personagem!
Após ter feito a copia das 16 mesmas armas, alinhem da seguinte forma da imagem abaixo:
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3º Passo: Vamos trabalhar um pouco nossa mente e usar a Lógica para fazer com que as Armas fiquem em uma posição que o Jogador carregue ela sem ter nenhum “incomodo” o.O
Para isso iremos utilizar a Ferramenta “Scale Tool” ou Pressiona a tecla (Q) para selecionar. (Obs. Esta opção só irá aparecer se você selecionar alguma imagem)
Qual a função desta ferramenta? Ela serve para Redimensionar e Girar imagems.
(Para trabalhar melhor Marque um Cadeado na Imagem do Personagem que está na caixa de propriedades Layers do lado esquerdo do Fireworks.
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Esse cadeado irá evitar que o personagem saia do lugar para não a ver erros durante a edição das armas, e também ao marcar essa Opção a layer fica como invisível ou seja você não poderá fazer nada na layer se estiver o cadeado marcado!
Agora vamos começar a posicionar as Armas, selecione a 1º Arma , é lógico que estou contando da esquerda para direita de cima para baixo. Após selecionar a imagem clique em “Scale Tool” e gire a imagem para ficar de acordo como que você queira que o personagem segure a arma:
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Minha arma eu posicionei dessa maneira! (Obs. Estou usando Sombra da Cor Azul na Arma para mostrar melhor a Arma)
Se você posicionou a arma da mesma forma que posicionei vamos agora trabalhar com a Borracha “Eraser Tool” , então com a mesma imagem da arma nº 1 selecionada clique na borracha, na Propriedade da borracha defina os seguintes valores:
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4º Passo: Após ter definido os valores acima, vamos apagar um pequeno pedaço do Cabo da Arma para dá a impressão de que o Personagem está realmente segurando a Arma, apague apenas de acordo com o tamanho do Braço do Personagem deve ficar assim:
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Agora olhe o efeito que fica:
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Faça isso em todos os gráficos do personagem da parte de cima (Os que estão olhando pra frente o.O), é claro que para que o efeito fique melhor Gire um pouco a arma nos outros Gráficos do personagem, para que dê mais realidade a animação, pôs ninguém consegue levar uma arma sem nem ao menos mexer um pouco ela ‘-‘, sua imagem deve ficar assim:
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5º Passo: Não preciso explicar como que será par fazer com os gráficos do personagem voltados para esquerda e para direita né? Mas vou mostrar como é que tem que ficar:
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Note que desde a primeira posição da Arma, a mão que o personagem está segurando a arma é o braço esquerdo, então se o personagem está indo da esquerda para direita (Isso no sentido do jogo e do personagem) é obvio que a arma tem que aparecer, pôs ela está sendo segurada no braço esquerdo, e se o personagem for da direita para esquerda (Isso no sentido do jogo e do personagem) é claro que irá apenas mostrar a Ponta da Arma e raramente um pedaço do cabo, nos exemplos acima eu coloquei sombra na imagem de baixo para vocês verem onde eu apaguei na Arma usando a Borracha.
6º Passo: É lógico que se o personagem está de costas ou seja indo de baixo para cima no jogo, o Maximo que irá mostrar da arma é o Cabo dela, então faça o seguinte utilizando sempre as ferramentas “Scale Tool” para Redimensionar e Girar a imagem e a Borracha “Eraser Tool” para apagar pequenos pedaços da arma, deixe da seguinte forma:
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Após ter feito isso, você deve Desmarcar o cadeado da Layer da imagem do personagem , e deletar essa Layer do Personagem, fazendo com que reste apenas as 16 imagens das Armas, deixando sua edição desse jeito:
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Agora veja os Resultado em Jogo:
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Com outro gráfico de personagem:
Isso ae Galera, espero não ter só ajudado apenas a Emily e sim muito mais pessoas que querem fazer esse tipo de Arte!
Créditos:
Nietore
Abraço a Todos T+
Última edição por Nietore em Dom Nov 06, 2011 11:02 pm, editado 1 vez(es)