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Aula 1 - Interface (eventos)
Aldeia RPG :: RPG Maker :: Rpg Maker XP :: Tutoriais
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Aula 1 - Interface (eventos)
Introdução
Bom, a aldeia está um pouco pobre quando se trata de aulas e tutoriais básicos (acho que é porque aqui só tem gente foda), então resolvi criar uma aula de iniciação com os eventos, será uma aula básica, somente mostrando e explicando a interface do sistema e algumas funções.
Iniciando
Primeiramente e é claro, abra o seu RMXP e crie um novo mapa (para não prejudicar o seu projeto), crie um novo evento. Segue abaixo uma imagem, e logo após uma explicação sobre as funções.
Nome: O nome do evento, para uma melhor organização.
Nova Página: Ao clicar neste botão, surgirá uma nova página no seu evento, esta função pode ser muito útil para quem gosta de usar switch.
Condições do Evento: Você pode ativar switchs e utilizar variáveis em forma de condição, sem ter de criar uma nova condição no evento (criar manualmente).
Gráfico: O gráfico que o evento assumirá quando se iniciar o jogo, pode se escolher qualquer imagem que esteja dentro da pasta Characters e do Tileset usado no mapa.
Movimento: Uma função simples, que seve para determinar os movimentos que o evento assumirá, como andar para o lado, para a frente e assim vai. Lá você escolhe, o tipo pode ser Fixo (não se mexe), Aleatório (movimentos aleatórios), Seguir Herói (para seguir o Herói), Pré-Definido (se escolher esta, você terá de editar a rota (botão abaixo da função). A velocidade pode ser definida entre 6 números, sendo que 1 equivale a Lentíssima, e 6 equivale a Rapidíssima. A frequência, é a frequência do movimento.
Comandos de Evento: Clique 2 vezes nas áreas em branco e uma janela com 3 abas se abrirá, nela contém praticamente todas as funções dos eventos.
Demais Funções: As demais funções são auto-explicativas, ou seja, o próprio nome já fala o que ela faz.
Bom, a aldeia está um pouco pobre quando se trata de aulas e tutoriais básicos (acho que é porque aqui só tem gente foda), então resolvi criar uma aula de iniciação com os eventos, será uma aula básica, somente mostrando e explicando a interface do sistema e algumas funções.
Iniciando
Primeiramente e é claro, abra o seu RMXP e crie um novo mapa (para não prejudicar o seu projeto), crie um novo evento. Segue abaixo uma imagem, e logo após uma explicação sobre as funções.
Nome: O nome do evento, para uma melhor organização.
Nova Página: Ao clicar neste botão, surgirá uma nova página no seu evento, esta função pode ser muito útil para quem gosta de usar switch.
Condições do Evento: Você pode ativar switchs e utilizar variáveis em forma de condição, sem ter de criar uma nova condição no evento (criar manualmente).
Gráfico: O gráfico que o evento assumirá quando se iniciar o jogo, pode se escolher qualquer imagem que esteja dentro da pasta Characters e do Tileset usado no mapa.
Movimento: Uma função simples, que seve para determinar os movimentos que o evento assumirá, como andar para o lado, para a frente e assim vai. Lá você escolhe, o tipo pode ser Fixo (não se mexe), Aleatório (movimentos aleatórios), Seguir Herói (para seguir o Herói), Pré-Definido (se escolher esta, você terá de editar a rota (botão abaixo da função). A velocidade pode ser definida entre 6 números, sendo que 1 equivale a Lentíssima, e 6 equivale a Rapidíssima. A frequência, é a frequência do movimento.
Comandos de Evento: Clique 2 vezes nas áreas em branco e uma janela com 3 abas se abrirá, nela contém praticamente todas as funções dos eventos.
Demais Funções: As demais funções são auto-explicativas, ou seja, o próprio nome já fala o que ela faz.
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