Aldeia RPG

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Suporte ao desenvolvimento de jogos


3 participantes

    Lógica e Algoritmos - Parte 4

    Juton
    Juton
    Experiente
    Experiente


    Mensagens : 486
    Créditos : 129

    Lógica e Algoritmos - Parte 4 Empty Lógica e Algoritmos - Parte 4

    Mensagem por Juton Sáb Out 08, 2011 8:30 pm

    Algoritmos – Estruturas – Parte 4


    - ESTRUTURAS -

    Nos algoritmos temos 3 estruturas básica de controle nas quais detalharemos mais adiante. São elas: seqüencial, condicional e de repetição.

    Estrutura Seqüencial

    Esta estrutura e padrão em toda a forma de algoritmo, como já foi dito, algoritmo é uma seqüência onde o computador irá ler os comando de cima para baixo e da esquerda para a direita. Esta estrutura estará contida nas demais estruturas que iremos estudar. Cronologicamente ficaria da seguinte forma:

    Comando-1
    Comando-2
    Comando-3
    .
    .
    .
    Comando-n

    Nesta estrutura o comando-3 somente será executado após o comando-2 e o comando-2 após o comando-1 e assim por diante.

    Estrutura Condicional

    Estrutura também conhecida como de decisão ou seleção, caracterizasse por execução de determinados códigos de programação dependendo da veracidade de uma condição. Esta estrutura se subdivide em outras duas estruturas.

    Estrutura Condicional Simples


    Neste, a condição ira determinar a execução ou não de um determinado comando. Representaremos as mesmas conforme visto no tópico formas de representação:

    Descrição Narrativa: Se fizer sol então vou à praia.
    Fluxograma:

    Lógica e Algoritmos - Parte 4 Logicaalgoritmos004_clip_image001

    Linguagem Algorítmica:

    Se tempo = sol então
    Vou à praia
    Senão
    Jogarei cartas
    Fim-se

    Padronizando novamente para Pascal.

    If tempo: = sol then begin;
    Vou à praia;
    end
    Else begin;
    Jogarei cartas;
    End;

    em visual basic não muda muito:

    If tempo: = sol then
    Vou à praia;
    Else
    Jogarei cartas;
    End if

    Estrutura Condicional Composta (case)

    Esta estrutura e extremamente utilizada quando necessitasse de utilizar o comando if repetidas vezes, tornando-se assim um comando de alto poder na estruturação de qualquer algoritmo.

    Descrição Narrativa: Caso o mês seja igual a 1 então é janeiro, se igual a 2 então é fevereiro, se igual a 3 então é março e assim por diante.

    Fluxograma:

    Lógica e Algoritmos - Parte 4 Logicaalgoritmos004_clip_image004

    Linguagem Algorítmica:

    Case mês of
    1: mês:= Janeiro;
    2: mês:= Fevereiro;
    3: mês:= Março;
    4: mês:= Abril;
    5: mês:= Maio;
    6: mês:= Junho;
    7: mês:= Julho;
    8: mês:= Agosto;
    9: mês:= Setembro;
    10: mês:= Outubro;
    11: mês:= Novembro;
    12: mês:= Dezembro;
    end;

    Estrutura de Repetição

    Essa estrutura trabalha com a repetição de comandos até que condições se satisfaçam. Esta estrutura e subdividida em 3 sub-estruturas.

    Estrutura de repetição com teste no inicio (comando while-do)

    Os comandos contidos neste tipo de estrutura podem não ser executados nenhuma vez, já que o mesmo testa a condição no início da estrutura.

    Descrição Narrativa: Enquanto não fizer sol faça; ficarei em casa.

    Fluxograma:

    Lógica e Algoritmos - Parte 4 Logicaalgoritmos004_clip_image006

    Linguagem Algorítmica:

    Enquanto tempo <> sol faça
    Olhar o tempo
    Fim-enquanto
    Vou à praia

    Padronizando:

    While tempo: <> sol do begin;
    Olhar o tempo
    End;
    Vou à praia

    Enquanto o tempo for diferente de sol ou seja, não tiver sol, (condição verdadeira) a estrutura ira executar os comandos contidos nela, e este se repetirá até que o tempo seja igual a sol, pois quando o tempo for igual a sol a condição será falsa, somente assim poderemos sair da estrutura de repetição while e executar o comando “Vou à praia”.

    Estrutura de repetição com teste no final (comando repeat-unitil)

    Permite a repetição dos comandos contidos nesta estrutura até que o mesmo seja verdadeira. Neste tipo de estrutura o comando sempre será executado pelo menos uma vez.

    Descrição Narrativa: Ficarei em casa até que faça sol.

    Fluxograma:

    Lógica e Algoritmos - Parte 4 Logicaalgoritmos004_clip_image007

    Linguagem Algorítmica:

    Repita
    Ficarei em casa
    Até que tempo = sol

    Padronizando:

    Repeat
    begin
    Ficarei em casa
    End;
    Until tempo = sol

    Estrutura de repetição automática (comando for)

    Permite a repetição dos comandos contidos nesta estrutura seja repetida um número específico de vezes.

    Descrição Narrativa: Imprima na tela os números de 1 a 100.

    Linguagem Algorítmica:

    For N := 1 to 100 do
    Begin
    Writeln (N);
    End;

    Neste exemplo ao iniciar o comando for a variável N recebera o valor do primeiro número da condição (no caso 1) e será impresso na tela o valor do mesmo, quando esse comando se repetir o N passara a ter o valor de N+1 ou seja 2, e será impresso novamente na tela, isso se repetira até que N seja igual a 100. Temos também no comando for a opção que vai decrescendo N até chegar em um valor igual ao segundo da condição. Exemplo:

    For N := 100 dowto 1 do
    Begin
    Writeln (N);
    End;

    Conclusão:

    Nesta parte do tutorial, mostrei o conceito de estruturas utilizadas para manipulação de dados, ou seja como o programa ira ordenar os dados para obter os resultados esperados. No próximo tópico falaremos sobre array dimensionais e arrays bidimensionais.
    Nanzin
    Nanzin
    Membro de Honra
    Membro de Honra


    Mensagens : 1550
    Créditos : 252

    Lógica e Algoritmos - Parte 4 Empty Re: Lógica e Algoritmos - Parte 4

    Mensagem por Nanzin Sáb Out 08, 2011 10:38 pm

    tah bem legal, porem simples muiito simples essa "aula" nao gostei voce deveria incrementar situaçoes compostas cara por que o sede do pessoal é sempre essa saber casos extremos!

    abraços


    _________________
    Lógica e Algoritmos - Parte 4 Npvo

    Para Aqueles que gostam de Min e de meu Trabalho;
    Upem Meu Pet nao custa nda!!


    Pet:
    Juton
    Juton
    Experiente
    Experiente


    Mensagens : 486
    Créditos : 129

    Lógica e Algoritmos - Parte 4 Empty Re: Lógica e Algoritmos - Parte 4

    Mensagem por Juton Sáb Out 08, 2011 11:02 pm

    Tava sem paciência já. Mais agora vou começar a fazer sobre alguma linguagem de programação.
    Mario.Hacker
    Mario.Hacker
    Aldeia Friend
    Aldeia Friend


    Medalhas : Lógica e Algoritmos - Parte 4 Trophy11
    Mensagens : 1225
    Créditos : 131

    Lógica e Algoritmos - Parte 4 Empty Re: Lógica e Algoritmos - Parte 4

    Mensagem por Mario.Hacker Sáb Out 08, 2011 11:09 pm

    vc q fez?
    do 0 ?
    muito bom cara!


    _________________
    Lógica e Algoritmos - Parte 4 33fao3m


    Conteúdo patrocinado


    Lógica e Algoritmos - Parte 4 Empty Re: Lógica e Algoritmos - Parte 4

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qui Nov 21, 2024 2:03 pm