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    Lógica e Algoritmos - Parte 2

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     Lógica e Algoritmos - Parte 2 Empty Lógica e Algoritmos - Parte 2

    Mensagem por Juton Qua Out 05, 2011 8:12 pm

    Algoritmos – Identificadores, Variáveis, Constantes e Tipos de Dados – Parte 2

    - IDENTIFICADORES -

    Identificadores são conjuntos de caracteres regido por determinadas leis que representam constantes, variáveis, tipos, procedimentos, unidades, programas e campos de um registro (estes itens serão analisados mais adiante no curso). As leis que regem este conjunto de caracteres são:
    • Podem ter qualquer tamanho, mas somente os 63 primeiros caracteres são significativos, porém recomenda-se o uso de no máximo 8 caracteres;

    • O primeiro caracter do identificador obrigatoriamente tem que ser uma letra;

    • No conteúdo do identificador não pode conter caracteres especiais (!@#$%&*/-+<>?), ou seja no identificador só podemos ter, após o primeiro caracter, letras, números e sublinhada ( _ );

    • Nos identificadores não pode conter espaços em branco;

    • Não podem haver nenhum identificador repetido;

    • E também não ter o mesmo nome de palavras reservadas.


    - Palavras Reservadas -

    Palavras reservadas, são identificadores que já foram usados pelo programa, ou seja se caso utilizarmos uma destas palavras iremos infringir a regra de que não se pode haver identificadores repetidos. Segue abaixo uma tabela de palavras reservadas pelo Pascal (programa utilizado para estudo de algoritmos em nosso curso), que já foram destinadas a identificar outros elementos.

     Lógica e Algoritmos - Parte 2 Ffdcap1fig01

    Estes são apenas alguns exemplos de identificadores contidos do VB, mais adiante será apresentados algumas funções onde seu nomes se enquadram nesta lista.

    - VARIÁVEIS -

    Na matemática o termo “variável”, pode assumir valores diferente dependendo do cálculo empregado, ou seja como o próprio nome diz variável tem em seu conteúdo valores variáveis. Na programação a teoria de variáveis tem o mesmo conceito e com alguns diferenciais; o valor da variável sempre conterá somente um valor e ocupara um determinado espaço na memória.

    O tamanho que a variável ira ocupar na memória dependerá do tipo de dados que esta variável ira suportar, mas o espaço reservado a uma variável sempre estará reservado a ela, ou até que o programa se finalize, ou seja mesmo o valor de uma variável não ocupar todo o espaço reservado a ela, este espaço continuará reservado, dai a necessidade de se conhecer os “Tipos de Dados”, para podermos analisar qual o tipo de dado mais apropriado para cada variável.

    - CONSTANTES -

    Diferente das variáveis, as constantes receberão um valor ao iniciar o programa e este valor é inalterável durante a execução do programa. As constantes são muito utilizadas quando temos que fazer referência a um determinado termo várias vezes; o que dificulta na hora da atualização do programa.

    Imagine que você tenha um programa financeiro de 2500 linha de programação que faça cálculos de juros sobre salário, sobre rendimentos, sobre aplicações e posteriormente esta taxa de juros muda; se você não faz o uso de constantes você tem que percorrer todas as linha de comando do seu programa localizar onde estão os valores correspondentes as taxas de juros e alterá-las, um trabalho extremamente cansativo, mas se você faz o uso de constantes basta mudar o valor da taxa de juros contido na declaração da constante no inicio dos comando que todo o seu programa esta atualizado automaticamente, já que durante a execução ele fará referência a uma constante que esta com o valor dos juros alterados. As constantes obedecem às mesmas leis de identificadores das variáveis.

    - TIPOS DE DADOS -

    Como já dissemos para declararmos as variáveis precisamos indicar ao programa qual tipo de dados esta variável ira receber, para que não falte e nem sobre espaço na memória pois isto limita a eficiência e velocidade de execução de um programa, ou ainda determinar um tipo errado a sua variável.

    Embora uma variável de tipo ‘TEXTO’ aceitar um número, não conseguimos executar cálculos com esse número já que a propriedade do tipo “TEXTO” não nos permite, tão operação. Devido a isto o estudo de “Tipos de Dados” é muito importante para a programação.

    Basicamente possuímos três classes de dados; simples, lógica e estruturadas. Veremos estas classes.

    Classe de dados “Simples”
    Integer – recebe números inteiros. Neste tipo de dados temos outros subtipos que seguem a mesma teoria de dados, com algumas diferencias. Valor : -2.147.483.648 a 2.147.483.647
    Real – recebe números reais. Da mesma forma que as do tipo “integer” as variáveis do tipo real possui as seus subtipos
    Entre outros.

    Classe de dados “Lógica”
    Boolean – recebe apenas valores lógicos. True (verdadeiro) ou False (falso).
    Ex.: Casado := Sim ou Não.

    Classe de dados “Estruturados”

    String – recebe dados alfanuméricos. Ou seja, recebe um conjuntos de dados simples (Char). O tamanho máximo deste tipo de dados é de 255 caracteres.

    Ex.:

    "anna", "paula", "teste123"

    Estudaremos strings em módulos especifico mais adiante.

    Os tipos de dados estruturados Array, Record, File, Set e Text serão também estudados mais adiante.

    EXERCICIOS RESOLVIDOS

    01 – Marque (C) para correto e (I) para incorreto dente os identificadores abaixo; justificar os Incorretos.
    X1YZ;
    Resp.: (C)

    A9PQ;
    Spoiler:

    GF,3W;
    Resp.: (I) – No identificador não pode haver caracteres especiais.

    123mudar;
    Spoiler:

    Lápis.cor;
    Spoiler:

    Hoje amanha;
    Spoiler:

    Xor;
    Spoiler:

    2 – Escreva o tipo de dado ideal par se representar as seguintes informações.

    O número de telefone;
    Resp.: String. Pois somente string aceita caracteres especiais. Ex.: (34) 3222-1111

    Número de moradores de um prédio;
    Resp.: Integer. Número inteiro. Ex.: 25

    Se uma pessoa gosta de bala ou não.
    Spoiler:

    O valor de um casa.
    Spoiler:

    A cor de um carro.
    Spoiler:

    Resultado de uma divisão.
    Spoiler:

    Alunos de uma escola.
    Spoiler:

    3 – Identificar os tipos dos seguintes dados.

    ‘Anna Paula’;
    Resp.: String;

    0.8;
    Resp.: Real;

    ‘5.8E10’;
    Spoiler:

    True;
    Spoiler:

    "Oi";
    Spoiler:

    25;
    Spoiler:

    CONCLUSÃO:

    Neste tutorial ficou exemplificado como funciona as leis dos identificadores, o que é e para que serve constantes e variáveis, além de suas diferenças e semelhanças. E logo após entramos em um tópico importantíssimo para a programação que é os tipos de dados que as variáveis e constantes podem receber, listamos todos os tipos e exemplificamos. No próximo tópico falaremos sobre o operadores: Atribuição, Aritiméticos e Lógicos, além de exemplos para entendimento do conteúdo.
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     Lógica e Algoritmos - Parte 2 Empty Re: Lógica e Algoritmos - Parte 2

    Mensagem por Nanzin Qua Out 05, 2011 8:38 pm

    parabens, esta muiito bom, as minhas aulas seram baseadas em logica mais direcionada para o proprio RGSS para a pessoa nao se perder por mais que a logica seja sempre a mesma kkkkkkkkkk

    + creed


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    Mensagem por Juton Qua Out 05, 2011 8:53 pm

    Successful, por isso que eu coloquei em outras linguagens! Vão haver 5 partes. Dps começo sobre programar.
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    Mensagem por Nanzin Qua Out 05, 2011 9:03 pm

    sei!;
    se quiser um exemplo maior eu te mando um programa que fiz para Converter unidades!
    so me falar ele tah em pascal!


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