Eae guys, seguinte vou disponibilizar aqui dois scripts que tenho há muito tempo que uso pro parallax no meu projeto e vou ensinar como eu faço. é isso!
- Fix Parallax:
- Código:
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# Parallax Fix
# Compativel com RMVXAce
# Autor: Raizen884
# É permitido postar em outros lugares contanto que não seja mudado
# as linhas dos créditos.
# Descrição: Permite fixar o panorama, permitindo assim o mapeamento
# "parallax mapping" e outros usos que seja necessários que o panorama
# não tenha movimento.
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module Raizen_fixp
# O que devera estar contido no nome do arquivo para que o panorama
# seja fixado, graficos sem isso funcionaram como panoramas normalmente.
Fixparallax = "(FIX)"
end
# Aqui começa o script.
class Spriteset_Map
alias update_raizen_parallax update_parallax
def update_parallax
update_raizen_parallax
if @parallax_name.include? (Raizen_fixp::Fixparallax)
@parallax.ox = $game_map.display_x * 32
@parallax.oy = $game_map.display_y * 32
end
end
end
Esse primeiro Script permite que você fixe o parallax na tela do jogo, uso ele como a camada de baixo do mapa!
- Fix Image:
- Código:
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# Fix Picture
# Autor: Raizen884
# Exclusividade da comunidade : www.centrorpgmaker.com
# O script fixa qualquer imagem na posição (0,0) que contém o
# prefixo (FIX), e assim posibilita ao maker fazer
# iluminações e panomaps com essa imagem fixa.
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class Sprite_Picture < Sprite
def update_position
if @picture.name.include?("(FIX)")
self.x = -$game_map.display_x*32
self.y = -$game_map.display_y*32
else
self.x = @picture.x
self.y = @picture.y
end
self.z = @picture.number
end
end
Este segundo ele fixa qualquer imagem na tela do jogo, uso pra colocar a camada de cima do mapa.
Funciona da seguinte forma, nas pastas "pictures" e "paralax" precisam existir as imagens do mapa com o prefixo "_(FIX)"
para funcionar corretamente! Sendo a imagem da pasta parallax a parte de baixo do mapa e a da pasta pictures a de cima!
FAZENDO FUNCIONAR IN GAME
No editor de mapas você precisa selecionar o gráfico do parallax e ativar a opção "mostrar no mapa" :
- Spoiler:
em seguida criar um evento em processo paralelo com a imagem que será a camada de cima :
- Spoiler:
bom basicamente estará funcionando, porem você precisa criar dois tilesets sendo um invisivel, para poder definir os bloqueios do mapa , segue as imagens de exemplo:
- Spoiler:
como podem ver o primeiro tile ele tem um grafico e suas propiedades, já o segundo só as propiedades com um tile transparente.
- o primeiro vai servir apenas pra te dar um norte de onde vai passar e onde não vai passar, assim que definir todos os bloqueios e afins, só trocar para o segundo tileset no editor de mapas, e ja vai estar funcionando normalmente!
enfim é isso qualquer coisa chama nois aqui ou no discord!
-creditos-
Raizen884 - pelo script
Kies - me ajudou a entender a função na época
Kies - me ajudou a entender a função na época