Olá aldeia,
faz um longo período que não publico nada devido a bastante trabalho na
minha área de desenvolvedor front-end autônomo e meu trabalho normal, porém
desta vez venho trazer algo interessante para vocês que venho usando
nas minhas folgas, chega de papo e vamos lá!!!
____________________________________
A engine Godot.
Site oficial do godot:
https://godotengine.org/
https://godotengine.org/
Godot é um motor de jogo de código aberto publicado no âmbito da licença MIT desenvolvido pela comunidade do Godot Engine.
Ela foi lançada em 2014 e no início teve sua popularidade baixa devido a ascenção da Unity que não parava de crescer. Porém devido a uma troca de política de uso da Unity a Godot veio ganhando uma grande comunidade e crescendo cada vez mais.
Features(Recursos)
- Sistema de tileset(2D e 3D).
- Sistema de autotile(2D e 3D).
- Trabalha com Scenes
- Sistema de colisões com shape collision e polygon.
- Skelleton 2D(Pode fazer partes do personagem e juntar com esqueleto e movimentar, pode fazer várias animações).
- AnimationPlay(Pode fazer animações de acordo com a sua vontade bastando marco o elemento que queira alterar na linha do tempo da animação).
- AnimetedSprite(Pra quem quer algo mais simples tipo RPG Maker basta escolher quantos frames sua imagem tem por exemplo 4x4 e ela já divide a imagem automaticamente e você pode dar nomes para cada movimento por exemplo: Correndo_Direita).
- Sistema de particulas(Bem intuitivo e simples, tudo depende da sua criatividade).
- Sistema de colisão.
- e muitos outros recursos.
Um pouco do que fiz na engine sem focar muito.
Bem simples mas funcional sem muito esforço.
Jogo de plataforma criado seguindo um tutorial de 6 partes bem curtinhas.
Algumas das funções
abaixo mostrarei algumas das "features" em gif mostrando como é bem simples e intuitivo.
AnimationPlayer, o que consiste em pegar uma imagem em 1 posição e marcar, marca a próxima e assim em diante até sair a animação desejada, podendo ajustar tempo e tudo mais, até executar uma função após terminar.
AnimationPlayer novamente, dessa vez apenas ajustei a escala um pouco menor e rotacionei, marquei ambas(tortas) no frame 2, marquei a cor overlay em vermelho também no frame 2 e ele já faz a transição.
Agora mostrar as diversas animações que foi construida.
abaixo mostrarei algumas das "features" em gif mostrando como é bem simples e intuitivo.
AnimationPlayer, o que consiste em pegar uma imagem em 1 posição e marcar, marca a próxima e assim em diante até sair a animação desejada, podendo ajustar tempo e tudo mais, até executar uma função após terminar.
AnimationPlayer novamente, dessa vez apenas ajustei a escala um pouco menor e rotacionei, marquei ambas(tortas) no frame 2, marquei a cor overlay em vermelho também no frame 2 e ele já faz a transição.
Agora mostrar as diversas animações que foi construida.
AnimetedSprite, seria o mais próximo do RPG maker, você pega uma imagem e seleciona qual é o movimento lateral, ou movimento pra baixo e ele vai colocando de forma sequencial, fiz o inimigo assim pois não havia necessidade avançada de animação.
AnimationPlayer de quando o inimigo morre.
Tileset e Colisão dos Tile
Enfim galera, desculpa essa publicação meia boca, porém tentei ser o máximo possível direto e acertivo, devido a falta de tempo ficou difícil de arrumar o tópico.
Aconselho que todos testem, mesmo que não queira fazer nada na engine, a engine é opensource e gratuíta, e nem precisa ser instalada, basta baixar e executar.
Tutoriais bons e rápidos
GnewLinux(Rápido e fácil)
Papai Game Maker(Completo e mediano, aconselhável ter familiaridade com programação).
Bom, foi isso ai pessoal, espero que tenham gostado e testem, é bastante interessante, as gifs estão com qualidades ruins, porém o jogo é bem fluído, e também da pra fazer jogos online como MMO, bastante programar o servidor como e fazer os sistemas e as interações, assim como todos as outras engines.