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Ruby Tutorial Básico
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Ruby Tutorial Básico
Ruby
#0
Ruby é uma linguagem de programação usada para software, websites e criar jogos no caso é a linguagem que o RPG Maker usa,
Ruby é uma linguagem simples, neste tutorias vamos aprender a mexer em Ruby.
Instalar Ruby
Para podermos escrever o código e testar vamos ter que instalar um programa especial que faça isso, vamos então entrar no site http://rubyinstaller.org instale a versão 1.9.3, esta é a versão do ruby que vamos usar.
Abra o instalador e faça a instação do Ruby.
Faça exatamente igual como está na imagem!
Ao instalar o programa procure o executador com o nome de "Interactive Ruby"
Este é o editor de código que vamos usar
makergame2000- Experiente
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Re: Ruby Tutorial Básico
#1 - O Editor Interactive Ruby
O editor que vamos usar é um pouco limitado a nivel gráfico mas podemos deixar o editor um pouco mais bonito.
Clique no botão direito no mouse na janela e clique em "Propriedades" e você vai ver uma janela destas
Você pode deixar o editor como você quiser eu vou colocar fundo branco e texto preto.
A - Numero da linha do seu código
B - O seu código
C - "nil" significa que não ocorreu nenhum erro na linha de código
D - ação do código escrito por você
makergame2000- Experiente
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Re: Ruby Tutorial Básico
#2 - Comando Print - Olá Mundo
Vamos começar do mais básico até ao mais avançado, vamos começar pelo classico Olá Mundo, se você já programou em outras linguagens tipo BASIC ou C# e outras você vai reparar que o Print é global nestas linguagem, esta comando faz apenas mostrar texto da tela do seu computador numero ou letras sem vareavel ou com vareavel é um comando muito util.
No nosso editor vamos escrever print, faça um espaço e coloque aspas "", você precisa sempre de colocar aspas para fazer print de algum texto isto se chama um string, string é um conjuto de letras ou numeros os strings podem estar gravados em vareaveis mas vamos ver isso mais tarde, os numeros não precisam de estar em aspas dependo do que você quer fazer.
Então você quer colocar texto e não numero neste exampelo de Olá Mundo, coloque [code=ruby]print "Olá Mundo"[/code]
[size]
E então o computador irá fazer aparecer o texto Olá Mundo com um nil na frente se tudo correr bem.
[/size]
makergame2000- Experiente
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Re: Ruby Tutorial Básico
#3 - Matematica
Matematica
O Ruby funciona como uma calculadora ele sabe calcular numero e dar um resultado, matematica é a base de uma linguagem de programação é vital para você consegui fazer um programa funcional e completo.
Vamos ao editor e coloque 1+1, Wow, o programa respondeu 2!, isso mesmo o ruby sabe somar numeroe fazer outras operações, use o * para multiplicar, o / para dividir e - para subtrair.
Vamos fazer uma divisão:
[code=ruby]7/8[/code]
[size]
Qual será o resultado?
0!?, Opa e você diz "brunuu este programa avariado"
Zero porque o resultado não é um numero inteiro e nós não falamos que queriamos ver os numeros decimais então o Ruby apenas imprimou a informação que recebeu que era para imprimir o valor desde calculo, temos que dizer que quermos ver os numero decimais também.
Então faça só isto:
[/size][code=ruby]7.0/8.0[/code]
[size]
E agora irá dar o valor correto, sempre que você quer ver os valores decimais você tem que colocar o valor de operção com .0 decimais.[/size]
makergame2000- Experiente
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Re: Ruby Tutorial Básico
#4 - Variáveis
Se você estiver na escola ou andar nas aulas de matematica acordado você deve saber o que é uma variável, variável pode ser um simbolo, uma letra como o X ou um palavra sem espaços que vai guardar e ficar com um valor, você pode depois usar esse valor para futuras operações, vareáveis é algo que é usado muito no RPG Maker por exemplo, são vitais para fazer um programa ou jogo.
Exemplo de uma vareável:
[code=ruby]y = 45[/code]
[size]
O que estou a dizer é que Y é igual a 45 ou seja que y vai ficar com este valor, eu posso mudar o valor do Y por exemplo assim:
[/size][code=ruby]y + 5[/code]
[size]
Agora se reparar o valor que y que vai aparecer na console será 50.
Mas este valor não irá ser incluindo na vareável, para fazer isso você precisa de fazer assim:
[/size][code=ruby]y += 5[/code]
[size]
Desta maneirao valor agora da vareável y será de 50 e não 45.
Use -= ou += ou *= ou /= para alterar qualquer valor de uma vareável
Você pode também fazer operações de calculo com vareáveis por exemplo:
Primeiro vamos criar uma vareável a
[/size][code=ruby]a = 100[/code]
[size]
faça com que o y volte a 45 de novo.
Agora vamos somar a com y
[/size][code=ruby]a + y[/code]
[size]
Vai aparcer 145.[/size]
makergame2000- Experiente
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Re: Ruby Tutorial Básico
#5 - Criando uma calculadura
Finalmente vamos testar as nossas capacidades até agora, vamos criar o nosso primeiro programa de verdade, para fazer isto nós precisamos de um editor de texto simples ou um editor de código, eu uso o notepad++ para isto mas em ordem de manter isto simples vamos usar apenas o bloco de notas ou notepad do windows, exatamente o bloco de nota pode escrever código e é ele que vamos usar para criar o nosso pequeno programa.
A calculadura apenas vai saber somar em ordem de manter isto simples, porque para fazer com outro operadores era necessario já termos aprendido if e cases, mas ainda não aprendemos isso, isso fica para outro tutorial mais tarde.
Vamos então começar pelo o bloco de notas, abra e bloco de notas, agora vamos por em prática os ultimos conhecimento e vamos adicionar um novo conhecimeto, vou introduzir a vocês um novo comando chamando gets, este comando vai ler o texto que nós vamos colocar durante a execução do programa, ele capta o que você escreveu e guarda numa vareável.
Vamos escrever a primeira linha, vamos indicar ao utilizador do programa o que ele deve colocar:
[code=ruby]print "Coloque o primeiro numero \n"[/code]
[size]
Mas vamos adicionar um \n no final, este comando diz para passar para a segunda linha ou seja vai por o utilizador escrever debaixo da frase do print caso este comando não estiver o que vai acontecer é que o utilizador vai escrever ao lado do "Coloque o primeiro numero" e iria ficar algo to tipo assim:
E nós não queremos isso então dizemos para escrever na linha debaixo, então usamos \n
Agora precisamos que utilizador escreva um numero então é aqui que usamos o comando gets:
[/size][code=ruby]a = gets[/code]
[size]
A letra a vai guardar o numero que foi colocado.
Mas esta linha de código não está completa, o ruby vai guardar o numero em sring e desta maneira não podemos fazer operações com ele então vamos transformalo em um float que basicamente transforma o string em numero com decimais e desta maneira a nossa calculadora sabe fazer calculos com numeros decimais.
A linha deve ficar assim:
[/size][code=ruby]a = gets.to_f[/code]
[size]
Usamos to_f para transformar um string em float(numero decimal), coloque um ponto para separar ambos os comandos get e to_f
Agora vamos pedir que o utilizador coloque um segundo numero, repetimos o mesmo
[/size][code=ruby]print "Coloque o segundo numero \n"
b = gets.to_f[/code]
[size]
Mas vamos usar uma vareável diferente e vamos a chamar de b
Até agora o nosso super programa que vamos vender á microsoft deve estar assim:
[/size][code=ruby]print "Coloque o primeiro numero \n"
a = gets.to_f
print "Coloque o segundo numero \n"
b = gets.to_f[/code]
[size]
Agora vamos começar por colocar o resultado no ecrã, vamos criar uma nova vareável, c, vamos colocar a soma de a com b dentro de c.
[/size][code=ruby]c = a + b[/code]
[size]
vamos então escrever isto, a soma de a e b vai se por em c.
E pronto!
Desta maneira podemos já ver o resultado!
Vamos escrever [/size][code=ruby]print"Resultado: "[/code]
[size]
para o programa ficar mais bonito sem o \n para desta maneira o resultado sair na frente do texto.
Adicione[/size][code=ruby]print c[/code]
[size] para ver o valor da vareável.
E agora no final vamos usar um novo comando sleep que basicamente vai fazer parar o programa e para conseguirmos ver o resultado sem a console fechar.
[/size][code=ruby]sleep[/code]
[size]
No final o código fica assim:
[/size][code=ruby]print "Coloque o primeiro numero \n"
a = gets.to_f
print "Coloque o segundo numero \n"
b = gets.to_f
c = a + b
print "Resultado: "
print c
sleep[/code]
[size]
Agora está na hora de testar o super programa que vamos vender por mihões!
[/size]
[size]
Guarde o programa com extensão rb
Agora se você seguiu direito a guia de instação do programa você derá ver um ficheiro assim
Clique ai e você vai executar o programa!
Irá ficar algo assim:
[/size]
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Re: Ruby Tutorial Básico
#6 IFs
Vamos falar de operações IF, caso você já tenha programado alguma linguagem você vai reconhecer o IF, é igual nas outras linguagem mas é um pouco mais simples.
O IF é muito importante num sistema, ele é usado para testar vareáveis, desta maneira você pode por exemplo criar um sistema de login.
Vamos começar por algo simples.
Vamos criar uma vareável a e vamos dar um valor de 5.
[code=ruby]a = 5[/code]
[size]
Uma estrutura começa sempre com if como obvio
[/size][code=ruby]if vareável == x
#código
end[/code]
[size]
Neste exemplo eu tou dizendo que "caso vareável eja equivalente faça código e termina", o end termina sempre o if sem o end o sistema vai dar erro.
[/size][code=ruby]if a == 5
print "Deu Certo"
end[/code]
[size]
Ao por isso você vai ver que vai sair o texto "Deu Certo" porque a é igual a 5.
Basicamente IF servem para testar uma vareável.
[/size]
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Re: Ruby Tutorial Básico
#7 - Comentar código
Em todas as linguagem você comentar o seu código, mas você agora pergunta "Como assim comentar? Falo para o computador e comento meu código?", bem é claro que não seu retardado! :/
O impressionante é que há pessoas que acham que é assim que funciona...., já conheci alguem assim...
Comentár código serve para organizar o as suas linhas ou para indicar alguma coisa no seu script cada linguagem tem o seu simbolo de comentário no ruby usamos o #
[code=ruby]#Eu posso escrever o que quiser porque o computador não vai ler esta linha
[/code]
[code=ruby]idade= 17 #Idade do makergame2000[/code]
[size]
Sempre que o computador vê # ele ignora o texto até ao final da linha,
Támbem é possivel fazer blocos de comentários
Use o =begin para inicar o blogo e =end para terminar o bloco
[/size][code=ruby]
=begin
Posso escrever aqui muita coisa
Ruby 1.9.3
Brasil 7 - Alemanha 1, também perdemos por 4 - 0 :c
=end
[/code]
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Re: Ruby Tutorial Básico
#8 - Classes e objetos e atributos
Agora vamos aprender a criar classes e ver a sua informação, se você reparar o RPG Maker, no RGSS os scripts são compostos por muitas classes.
Classes, objetos e atributos, é isto que define ruby é isto que torna ruby um pouco diferente das outras linguagens, vamos falar de classes, bem classes é uma classe :I, por exemplo temos a classe animal, dentro desta classe animal ha varios tipos de animais, como por exemplo vacas e cadelas ou cavalos, cada animal é um objeto e cada objeto tem atributos, por exemplo um cão tem pelo, qutro patas e anda, estes são 3 atributos que pode dar ao cão.
Vamos começar por criar uma classe Animal.
[code=ruby]Class Animal[/code]
[size]
Sempre que você quer fazer uma classe nova escreva class <Nome da classe>.
Vamos então dar atributos a esta classe:
[/size][code=ruby]attr_accessor :nome, :tamanho, :velocidade[/code]
[size]
cada atributo é separado por uma virgula e começa por :
Vamos terminar esta classe
[/size][code=ruby]end[/code]
[size]
Agora vamos criar objetos para esta classe, um animal
[/size][code=ruby]cao_a = animal.new[/code]
[size]
vamos criar uma vareável para isto e vamos de chamar de cao_a, este é o novo primeiro cao, animal.new vai criar um novo objeto na classe animal.
vamos dar um nome ao cão
[/size][code=ruby]cao_a.nome = "Kauzz"
cao_a.tamanho = "5 Metros de comprimento"
cao_a.velocidade = "1 km/h"[/code]
[size]
E acabamos de criar um objeto chamado kauzz que neste caso é o nome do cão.
Esta classe ficou gravada na memoria do computador, e agora eu esquecime como se chamava o cão e quero voltar a lembrar, então vamos ver qual era o nome:
[/size][code=ruby]print cao_a.nome[/code]
[size]
[/size]
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Re: Ruby Tutorial Básico
#9 - Loops .times
Loops é tavez a coisa mais simples do ruby, é divertido de usar e é muito simples.
O loop times é talvez um dos mais conhecidos no Ruby e também um dos mais simples, este comando repete o mesmo código o numero de vezes que você quiser por exemplo:
- Código:
10.times {puts "Gosto de comer chocolate"}
Vai imprimir 10 vezes a mesma frase, você coloca o numero de vezes que quer que repita depois .time abra { escreva o código e termine }
[/size]
- Código:
numero_de_vezes.times
*o puts e o print são quase similares, eu ainda não falei do puts mas também não é algo que você precisa de saber cim emergencia, ele basicamente vai imprimir o texto por linha e não na mesma linha.[/size]
makergame2000- Experiente
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