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MMO Project - Primitive Edition
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MMO Project - Primitive Edition
Venho apresentar um projeto feito na ferramenta Unity3D + Photon Network (Plugin gratuito para criação de jogos online).
Andei melhorando minhas habilidades com a ferramenta Unity3D e estou sempre em busca de novos desafios então surgiu a ideia de criar um projeto MMO (Massively Multiplayer Online) básico, por isso surgiu o nome de PRIMITIVE EDITION, que consiste apenas nas mecânicas básicas de um MMO voltado para o ambiente fantasia, famoso RPG (Role Playing Game).
Como todos sabem, criação de um jogo online não é fácil e existe inúmeros fatores a levar em consideração, desde a estruturação do servidor/cliente, proteção de ambas partes e diversas outras coisas. Escolhi a ferramenta Unity3D e o plugin Photon para mostrar que sim, É POSSÍVEL criar um jogo MMO estruturado e funcional com essas ferramentas.
Meu objetivo é conseguir criar um jogo online simples, com uma jogabilidade agradável e funcional, por isso estarei apenas trabalhando na mecânica do projeto, toda a parte do personagem, monstros, NPCs, banco de dados, sistemas que a maioria dos MMOs possuem e outras coisas.
Não esperem um mapa sandbox enorme cheio de efeitos e outras coisas, pois isso não será tratado agora, caso o projeto funcione como o esperado ai sim irei desenvolver um ambiente mais imersivo junto ao foco do jogo.
Decidi tornar público esse projeto para saber um feedback de quem se interessar sobre todo o desenvolvimento, assim todos podem participar, como por exemplo: coisas que pode melhorar, novos sistemas, design de interface etc.
Irei deixar um link sempre online e atualizado para todos poderem testar as versões e novidades do projeto. Com essas versões será lançado um "changelog" explicativo de mudanças, bug's fixados, bug's apresentados.
Dessa forma quem acessar e testar irá poder identificar novos bugs e até mesmo participar mais a fundo do projeto. A ideia é fazer algo "comunitário" para sair algo de qualidade porém objetivo e simples.
Estou preparando ainda o lançamento do primeiro teste e irei manter o tópico sempre atualizado.
Changelog: Versão de Teste - 1
- Spoiler:
Mecânica:- RPG Style Character Controller (Movimento - WASD, Atacar - CTRL, Bloquear - B, Pular - Espaço, SHIFT esquerdo - correr).
- RPG Style Camera Controller (Segurar botão direito movimenta câmera e posição do personagem, Segurar botão esquerdo movimenta apenas câmera, scroll do mouse - zoom).
- Animações de personagem (Andar, Correr, Atacar, Bloquear).
- Sistema de Combate Corpo-a-Corpo (Detecta impacto de espadas e corpo dos jogadores, CTRL ataca, B bloqueia porém ainda não funciona, Danos utilizando 'random range' para testes).
- Partículas de sangue ao ser atingido no combate.
- Barra de HP funcional (Chegar a 0 de vida morre e pode respawnar novamente).
- Nome dos jogadores em cima de cada personagem.
Photon Network:- Criar/Entrar/Respawnar personagem em uma sala.
- Sistema de Chat (Troca de mensagens).
- Todas animações funcionam na rede
- Controles de personagens individualizados.
- Sistema de combate global (ver animações, atacar qualquer player, morrer e respawnar).
- Ragdoll instanciado pela rede (ao morrer, se cria uma replica do modelo 3D simulando uma animação de morte e depois é excluído).
- Suporte de 20 players por sala (pacote free do plugin photon).
BUG's Fixados:- Andar para trás sem animação (o modelo 3D não possui animação de andar para trás então removi essa função).
- Andar para os lados segurando o botão do mouse direito sem animação (o modelo 3D não possui animação de andar de lado então removi essa função).
- Nomes agora ficam de frente com a câmera.
BUG's a serem corrigidos:- No combate, o player ao ser atingido faz um 'pulo' automático caso o collider do outro jogador estiver muito próximo.
- Após criar a sala e entrar no mundo e outro jogador se conectar pode causar um dano de combate fantasma em seu personagem.
- Chat sem scroll.
- Ao morrer e respawnar o photon acrescenta um numero aleatório ao player ficando por exemplo: Gallighan 56 no nick.
- Player morto não é excluído após um tempo.
Informações Adicionais:- Com tempo irei melhorar a parte do servidor, reestruturando todo o código para fazer um servidor único onde apenas o administrador irá criar uma sala (mundo) usando o photon. Dessa forma o cliente não será apto a criar salas.
- Sistema de combate ainda muito precário e simples, sem formulas de dano complexa, de defesa, etc...
- No começo pode ser meio estranho o controle de personagem junto ao sistema de combate mas irei melhorar essa jogabilidade.
- Irei adicionar sistema de login.
- Irei adicionar banco de dados para armazenar informações do jogador, contas etc...
- Irei adicionar muitos sistemas novos, arrumar os bugs, criar novas coisas, mas a versão 1 é basicamente isso tudo citado a cima.
- RPG Style Character Controller (Movimento - WASD, Atacar - CTRL, Bloquear - B, Pular - Espaço, SHIFT esquerdo - correr).
Screenshots do Projeto
(Versão atual: 1)
Lobby
- Spoiler:
in-game
- Spoiler:
Sistema de Combate
(Particula de sangue)
- Spoiler:
Player Morto
- Spoiler:
--
DOWNLOAD VERSÃO DE TESTE 1
Windows:
https://www.dropbox.com/s/1flju4vm2roz1k2/MMO%20Primitive%20-%20Vers%C3%A3o%20de%20Teste%201.rar?dl=0
Linux:
https://www.dropbox.com/s/tfznlmu1zknrnyl/Linux%20-%20MMO%20Primitive%20-%20%20Vers%C3%A3o%20de%20Teste%201.rar?dl=0
MAC OSx:
https://www.dropbox.com/s/ft04jciw2vf7908/MAC%20OSx%20-%20MMO%20Primitive%20-%20%20Vers%C3%A3o%20de%20Teste%201.zip?dl=0
--
Créditos:
Unity (Engine 3D).
ExitGames (Plugin Photon).
Polygonmaker (Fantasy Horde Modelos 3D).
Robin Schmidt (Blood FX Pack).
GallighanMaker (Desenvolvedor do projeto).
_________________
using C# and import Python developer || Expert in Unity Engine IDE. || 2D pixel games.
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