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[Básico]Utilizando Eclipse Origins

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Mensagem por Dooolly Ter Jan 20, 2015 1:12 pm

[Básico]Utilizando Eclipse Origins Tessss10

Informações
Nome: Usando Eclipse Origins
Criador: Terabin
Tópico Original: TabernaRPG

Esse tópico vai te ensinar tudo sobre o Eclipse Origins !

Índice
-Configurando cliente/servidor
-Criando a conta e transformando a em gm/adm
-Editando o jogo
-Adicionando novas classes
-Editando o cliente

Configurando cliente/servidor
Bom, configurar o cliente ou servidor do Eclipse Origins é mais simples do que parece.
Vamos la!

-Baixe e extraia o eclipse Origins...
-Abra a pasta "client"
-Abra a pasta "Data Files"
-Em seguida abra o arquivo "Config.ini"

Ele estará assim:
Código:
   [Options]
   Game_Name=Eclipse Origins
   Username=
   Password=
   SavePass= 0
   IP=localhost
   Port= 7001
   MenuMusic=reddwarf.mid
   Music= 1
   Sound= 1
   Debug= 0

Explicando...

Game_Name : Nome do seu jogo
Username : Não mecha, isso faz parte do sistema que salva o login e senha do jogador
Password : Não mecha, isso faz parte do sistema que salva o login e senha do jogador
SavePass : Não mecha, isso faz parte do sistema que salva o login e senha do jogador
IP : Bom, aqui é onde você colocar o ip,podemos usar o ip do hamachi,ou do no-ip, ou o seu ip realmente,vou falar disso mais adiante...
Port : Não mecha.
MenuMusic : Aqui fica o nome da música do menu de entrada, ele só lê músicas no formato "mid" e elas devem estar na pasta "Music" encontrada na pasta "Data Files"
Music: Não mecha,isso faz parte das opções do jogo.
Sound: Não mecha,isso faz parte das opções do jogo.
Debug : Como o nome sugere, roda o jogo no modo "Debug"

Bom, se você ainda não sabe qual é o seu IP, deixe como localhost.

Agora vamos configurar o servidor
Vamos voltar e abrir a pasta server.

-Abra a pasta data

Você verá isso:
Código:
   [OPTIONS]
   Game_Name=Eclipse Origins
   Port= 7001
   MOTD=Welcome to Eclipse Origins.
   Website=http://www.touchofdeathforums.com

Explicando...
Game_Name : Nome do jogo
Port : Não mecha
MOTD : Mensagem de boas vindas
Website : Site do seu jogo

Pronto, terminamos de configurar o cliente o servidor, você já pode executar o servidor,e e em seguida abrir o cliente.

Criando a conta e a transformando em gm/adm
Hehe, na verdade essa parte é um pouco inútil, mas para quem tiver a dúvida,vamos la...
-Com o servidor ligado,execute o cliente.
-Clique no botão "Register"
-Coloque a sua conta normalmente, e crie seu personagem...
-Assim que entrar no jogo, abra o servidor.
-Clique na aba "Players"
-Você verá os seus dados, clique com o botão direitos neles,e selecione a opção "Make Admin"

Editando o jogo
Bom, essa é a parte mais complicada e demorada, vamos la...
Entre no jogo com sua conta gm/adm...
Veja a seguir alguns dos comandos :
  /help - Mostra alguns comandos
   /info nome do jogador - Mostra informações do jogador
   /who - Mostra quem esta online
   /fps - Mostra o FPS
   /stats - Mostra os status
   /admin - Abre o painel do adm
   /kick nome do jogador - Retirado um jogador do jogo
   /loc - Mostra localização
   /editmap - Abre o editor de mapas
   /warpmeto nome do jogador - Se teleporta para um jogador
   /warpto mapa - Vai para outro mapa
   /warptome nome do jogador - Puxa um jogador até você
   /setsprite sprite - Muda aparência
   /mapreport - Reporta erros no mapa
   /respawn - Atualiza o mapa
   /motd msg - Muda a mensagem de boas vindas
   /banlist - Mostra a lista de banido
   /ban nome do jogador - Bani um jogador
   /editanimation - Abre o editor de animações
   /editnpc - Abre o editor de npc
   /editresource - Abre o editor de recursos
   /edititem - Abre o editor de itens
   /editshop - Abre o editor de lojas
   /editspell - Abre o editor de magias
   /setacess acesso - Da acesso a um jogador
   /debug - Pula alguns erros
   /destroybanlist - Apaga a lista de banidos

Você também pode apertar o botão "Insert"

Bom, vamos começar com o editor de mapas.
-escreva /editmap
-Você verá isso

[Básico]Utilizando Eclipse Origins 2b321e4bfab43359219aa5b7c2b562e9

Explicando cada parte do editor.
Aba Layers:
Ground : Selecione ground,e um tile no editor, em seguida clique com o botão esquerdo no mapa do jogo para colocar a tile.
o ground servirá como chão...
Mask: Ficará acima do chão e abaixo do personagem
Mask2: Ficará acima do chão e mask e abaixo do personagem
Fringe: Ficará acima do chão e do personagem
Fringe2: Ficará acima do chão,do fringe,e do personagem

Tileset :
Mova ela para trocar de tileset

Type:
Troque o tipo de coisa quer quer colocar

Send: Salva o mapa

Properties: Abre a aba de propriedades

Cancel: Fecha o mapa sem salvar

Explicando as opções da aba type
Atributtes: Se você clicar ai, aparecerá varias opções, explicando cada uma delas a seguir...
Blocked: Área onde o jogador não pode pisar
Warp: Faz o jogador se teletransportar para outro mapa ou lugar
Item: Coloca um item no mapa
Npc Avoid: Local onde o npc não pode pisar
Key: Local que só pode ser passado caso o jogador use uma chave
Key Open: Local aberto
Resource: Recurso para o jogador trabalhar
Npc Spawn: Definir lugar especifico para o npc aparecer
Shop: Abre uma loja caso o jogador vá naquele tile.
Heal: Cura o jogador se ele pisar no local.
Trap: Uma armadilha que tira vida se o jogador pisar no local.
Slide: Como o nome sugere...

Block
Serve para bloquear o mapa de forma mais especifica.

Botão properties
Ao clicar no botão properties,você verá isso...
[Básico]Utilizando Eclipse Origins 4b14ae98b62571cca5161df0450822e2

Explicando esse painel...

Name: Nome do mapa
Map Links: Junta os mapas
Boot Settings: Define para onde o jogador vai depois de morrer
Max Sizes: Define o tamanho do mapa
Moral: Define se o mapa é seguro
NPCs: Serve para adicionar ou remover NPCS e Monstros do mapa
Music: Música do mapa
Ok: Salva as propriedades
Cancel: Fecha sem salvar

Agora vamos a edição de itens !
-escreva /edititem
-Você verá isso:

[Básico]Utilizando Eclipse Origins B6867518dcb31c576f6127ffb0383d6e

Explicando o painel:
Abas
Item List: Lista de itens já criados ou não.
Info: Criação dos itens

Explicação aba Info:
Name: Nome do item
Pic: Imagem do item
Price: Preço de venda nas lojas
Bind Type: Decide de acontece ao pegar ou ao equipar
Rarity: Raridade do item
Anim: Animação ao equipar
Sound: Som ao equipe
Class Required: Classe que pode usar...
Acess Req: Acesso nescessario para usar. (deve ser gm ou adm?)
Level Req: Nivel nescessario para usar
Abaixo de pic: Tipo de item,explicação abaixo
Currency: Dinheiro
Weapon: Arma
Armor: Armadura
Helmet: Elmo
Shield: Escudo
Consume: Poção
Key: Chave
Spell: Magia

Ok, vamos a edição de NPCs!
Escreva /editnpc
E você verá isso:

[Básico]Utilizando Eclipse Origins OA5O3ZI

Esse é o editor de NPCs(Non-Player-Characters).

Explicação do editor:
NPC List: Lista de NPCs criados ou não.
NPC Properties: Propriedades do NPC.

Explicação da aba NPC Properties:
Name: Nome do NPC
Say: É a fala do NPC.
Sprite: É o gráfico do personagem do NPC.
Range: É o alcance da visão do personagem.
Behaviour: Comportamento do NPC, tendo entre eles: Attack on Sight(Atacar quando avistar alguém), Attack when attacked(Atacar quando alguém atacar o NPC), Friendly(Amigável), Shop Keeper(Vendedor), Guard(Guarda).
Sound: Som
Health: Vida máxima
Damage: Dano
Exp: Experiência que o jogador ganha ao matar.
Level: Nível
Anim: Animação
Stats - Str: Força.
Stats - End: Resistência.
Stats - Int: Inteligência.
Stats - Agi: Agilidade.
Stats - Will: Força de vontade/fé.

Drop - Chance 1 out of: Chance uma de: (para dropar um item ao o npc morrer)
Drop - Spawn Rate(in seconds): Tempo de renascer(em segundos)
Drop - Item: Item a dropar.
Drop - Num: Número do item a dropar.
Drop - Value: Quantidade do item a dropar.

Os botões: Save (Salvar), Delete(Deletar) e Cancel(Cancelar).

Agora vamos ao editor de Spells(Magias).
Digite /editspell
E você verá isso:

[Básico]Utilizando Eclipse Origins DEf0KT2

Explicação:
Aba Spell List: Lista de magias já criadas ou não.
Spell Properties (Propriedades da Magia)

Explicação da Spell Properties:
- Aba Basic Information (Informação básica)
- Name: Nome da magia
- Type: Tipo da Magia, tendo entre elas: Damage HP(Dano tirando HP), Damage MP(Dano tirando MP), Heal HP(Curar HP), Heal MP(Curar MP), e Warp(Teletransporte)
- MP Cost: Custo de MP
- Level Required: Nível requerido para usar.
- Access Required: Acesso requerido para usar.
- Class Required: Classe requerida para usar.
- Casting Time: Tempo para executar a magia.
- Cooldown Time: Tempo de recarga para usar novamente a magia.
- Icon: Ícone da magia.

Aba Data
- Map: Mapa (caso de magia tipo Warp)
- Dir: Direção do personagem ao teletransportar em magia tipo Warp
- X: Posição X(caso de magia tipo Warp)
- Y: Posição Y(caso de magia tipo Warp)
- Vital: Pode ser o Dano, ou quanto Curar.
- Duration: Duração
- Inteval: Intervalo.
- Range: Alcance. (O Self-Cast é quando você usa em si mesmo)
- Area of Effect Spell? (Magia com efeito em área?)
- AoE: Alcance da área
- Cast Anim: Animação usando a magia:
- Animation: Animação depois de usar a magia.
- Stun Duration: Duração de Paralisamento.

Agora em baixo, temos:
Código:
Description: Descrição da magia.
Sound: Som.

E os botões Save(Salvar), Delete(Deletar) e Cancel(Cancelar).

Partimos agora ao editor de Resources.
Digite /editresource
E verás isso:

[Básico]Utilizando Eclipse Origins ZsEUa68

Vamos lá,
Primeiro oque é um resource?
Seria um recurso para o jogador trabalhar, esse recurso pode levar dano até quebrar, e o jogador pode ganhar uma recompensa nisso.

A aba Resource List mostra a lista de resources já criados ou não.

A aba Resource Properties é Propriedades do Resource.

Aba Resource Properties:
- Name: Nome do resource.
- Success: A fala que mostra quando um jogador derrota um resource com sucesso.
- Empty: A fala que mostra quando um jogador bate no resource já quebrado.
- Type: Tipo, podendo ser None(Nada), Tree(Árvore), Mine(Mina), ou Fishing Spot(Lugar de Pesca).
- Normal Image: Imagem em estado normal.
- Exhausted image: Imagem no estado quebrado.
- Item Reward: Item de recompensa.
- Tool required: Ferramenta necessária. (A ferramenta pode ser criada no editor de itens).
- Health: Vida máxima
- Respawn Time: Tempo para renascer ao estado normal.
- Animation: Animação
- Sound: Som batendo.

E os botões Save(Salvar), Delete(Deletar), e Cancel(Cancelar).

Agora ao editor de Animações!
Digite /editanimation
E aparecerá o editor de animações:

[Básico]Utilizando Eclipse Origins XTS107E

A aba Animation List mostra a lista de animações já criadas ou não.

Aba Animation Properties(Propriedades da Animação)
- Name: Nome da animação.
- Sound: Som da animação.
Temos as camadas:
- Layer 0 (Below Player): Camada 0, de baixo do jogador.
- Layer 1 (Above Player): Camada 1, por cima do jogador.

E pras camadas temos:
Sprite: O gráfico da animação.
Loop count: Quantas vezes vai rodar a animação.
Frame count: Contagem de quadros da animação.
Loop time: Tempo pra ir de um quadro pra outro.

E em baixo temos as áreas que mostram a pré-visualização da animação que estamos criando.

E os botões, Save(Salvar), Delete(Deletar) e Cancel(Cancelar).

Vamos ao último editor, o editor de Lojas!
Digite /editshop
E verás:

[Básico]Utilizando Eclipse Origins P0udEjS

A aba Shop List mostra a lista de lojas já criadas ou não.

Aba Shop Properties(Propriedades da Loja);
- Name: Nome da Loja
- Buy Rate: Confiança da loja.
- Item: Item a ser vendido, e Value: Quantidade.
- Price: Item Preço, e Value: Quantidade.
- Update: Atualizar item na loja de acordo com o item e preço selecionado.
- Delete: Deletar item da loja selecionado na lista abaixo.

E em baixo temos as listas dos itens vendidos com seu preço na loja.

E os botões Save(Salvar), Delete(Deletar), Cancel(Cancelar).

Adicionando novas classes
Vamos aprender a editar e adicionar novas classes.
Vá até a pasta do servidor>data> e abra o arquivo classes.ini.

Toda a configuração das classes ficam aí.
Você vai encontrar algo assim:

Código:
   [INIT]
   MaxClasses=2

   [CLASS1]
   Name=Warrior
   MaleSprite=1
   FemaleSprite=2
   Strength=6
   Endurance=7
   Intelligence=8
   Agility=9
   Willpower=10

   StartItemCount=3
   StartItem1=1
   StartValue1=100
   StartItem2=2
   StartValue2=1
   StartItem3=5
   StartValue3=1

   StartSpellCount=2
   StartSpell1=1
   StartSpell2=2

   [CLASS2]
   Name=Magician
   MaleSprite=1
   FemaleSprite=2,3
   Strength=1
   Endurance=2
   Intelligence=3
   Agility=4
   Willpower=5

   StartItemCount=3
   StartItem1=1
   StartValue1=100
   StartItem2=2
   StartValue2=1
   StartItem3=5
   StartValue3=1

   StartSpellCount=1
   StartSpell1=1

Então, logo de cara no topo temos:
Código:
   MaxClasses=2

Altere o 2 para o máximo de classes que terão no jogo.

Agora, vamos ver um modelo de configuração de uma classe, peguei como exemplo o da primeira classe:

Código:
   [CLASS1]
   Name=Warrior
   MaleSprite=1
   FemaleSprite=2
   Strength=6
   Endurance=7
   Intelligence=8
   Agility=9
   Willpower=10

   StartItemCount=3
   StartItem1=1
   StartValue1=100
   StartItem2=2
   StartValue2=1
   StartItem3=5
   StartValue3=1

   StartSpellCount=2
   StartSpell1=1
   StartSpell2=2

Explicando:
[CLASS1] - Define que essa é a Classe número 1, ou seja se já tem a classe 1 você altera o 1 para 2, se tem a 2 você cria a 3, mas até no máximo de classes que você definiu antes onde vimos o MaxClasses=2.
Name - Nome da classe
MaleSprite - Gráfico da classe no sexo masculino. Pode ter vários, separando com vírgula exemplo (MaleSprite=1,2,3).
FemaleSprite - Gráfico da classe no sexo feminino. Também pode ter vários como no exemplo de cima.
Strength - Força inicial
Endurance - Resistência inicial
Intelligence - Inteligência inicial
Agility - Agilidade inicial
Willpower - Força de vontade/fé inicial

Agora a outra parte é para itens iniciais da classe.
StartItemCount=3 (número máximo de itens iniciais)
StartItem1=1 (número do item)
StartValue1=100 (quantidade do item)
StartItem2=2 (número do item)
StartValue2=1 (quantidade do item)
StartItem3=5 (número do item)
StartValue3=1 (quantidade do item)

E a outra é a para spells(magias) iniciais da classe.
StartSpellCount=2 (máximo de spells iniciais)
StartSpell1=1 (número da spell)
StartSpell2=2 (número da spell)

Agora você já sabe como editar o modelo de nova classe. Basta adicionar mais um em baixo do último modelo que você têm no seu arquivo classes.ini e alterar o máximo de classes em MaxClasses para o número da última classe que você criou.

Pronto, você já sabe editar e criar novas classes.

Editando o cliente
Vamos aprender a editar as imagens do jogo, os gráficos a aparência do jogo, e a parte sonora.

Na pasta Client>Data files, temos as seguintes pastas e arquivos:
-graphics - São os gráficos do jogo.
-logs - Os erros que dão no client são gravados aqui, não mecheremos nesta pasta.
-maps - Mapas, não é preciso mecher aqui.
-music - Músicas de fundo do jogo.
-sound - Sons do jogo (de ataque e etc...)
-config.ini - Aqui se configura alguns detalhes do seu jogo.
-news.txt - Texto que aparece no menu da engine, são as notícias.

A pasta graphics, é onde fica todos os gráficos do seu jogo no padrão .BMP, lá ocorre qualquer modificação gráfica, e qualquer sprite que você queira adicionar, deve ser adicionado de acordo com o tipo.

A pasta deve conter:

   -animations - É onde ficam os gráficos de animações, o que você pode usar para dar efeitos às magias e etc.
   -characters - É onde ficam as sprites(gráficos de personagem) dos jogadores e NPCS do jogo.
   -faces - São as faces das sprites dos jogadores, elas aparecem no menu Character in-game.
   -gui - É a interface do jogo, e a única parte gráfica que foge do padrão, suas imagens são .JPG
   -items - São os ícones dos itens do jogo
   -paperdolls - São as sprites dos itens que sobrepõem os personagens.
   -resources - São as sprites dos recursos(resources) (Mineração, pesca, cortar arvores e etc).
   -spellicons - São os ícones das spells(magias) que ficam na Hotbar e no menu de magias(skills).
   -tilesets - São os tilesets, as partes gráficas dos mapas, com eles você faz seus mapas usando o Map editor in game.
   -bars.bmp - Barras de HP, MP e EXP.
   -blood.bmp - O sangue que fica no chão quando alguém morre.
   -direction.bmp - Flechas direcionais de block do map editor
   -misc.bmp - Um arquivo que serve como fundo para algumas coisas, praticamente inútil.
   -target.bmp - Mostra quem você está selecionando com o mouse.

A pasta Music, têm os arquivos de música do jogo no formato .MID.

A pasta Sound, têm os arquivos de som do jogo no formato .WAV.

O arquivo config.ini já vimos anteriormente.

E o arquivo news.ini que guarda as notícias, basta você abrir e editar o conteúdo dela para a notícia que aparece no entrar do cliente.

É isso, bom desenvolvimento!


Última edição por Dooolly em Sex Mar 18, 2016 10:10 pm, editado 1 vez(es)
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[Básico]Utilizando Eclipse Origins Empty Re: [Básico]Utilizando Eclipse Origins

Mensagem por Komuro Takashi Ter Jan 20, 2015 1:27 pm

Parabéns ótimo tutorial.

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[Básico]Utilizando Eclipse Origins Empty Re: [Básico]Utilizando Eclipse Origins

Mensagem por Valentine Ter Jan 20, 2015 6:29 pm

Muito bom, coloquei o tópico como fixo porque vai ajudar muita gente.

Parabéns ao Terabin e + 1 crédito ao Dooolly por ter postado aqui.
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[Básico]Utilizando Eclipse Origins Empty Re: [Básico]Utilizando Eclipse Origins

Mensagem por michaelmatteus Dom Jan 25, 2015 8:14 pm

Muito bom, me ajudou pakas
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[Básico]Utilizando Eclipse Origins Empty Re: [Básico]Utilizando Eclipse Origins

Mensagem por moon.sarito1 Qui Set 12, 2019 3:12 am

Ressuscitando por que esse tópico é sempre útil <3

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[Básico]Utilizando Eclipse Origins Empty Re: [Básico]Utilizando Eclipse Origins

Mensagem por moon.sarito1 Ter Out 15, 2019 2:36 am

Tem mais tutoriais como esse por aqui ?

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[Básico]Utilizando Eclipse Origins Empty Re: [Básico]Utilizando Eclipse Origins

Mensagem por Profane ~ Ter Out 15, 2019 1:42 pm

moon.sarito1 escreveu:Tem mais tutoriais como esse por aqui ?

Entendemos que você é novinho, mas é por este motivo que venho advertir. 

Fique atento aos Double-Post, melhor do que ressuscitar seria você abrir um novo tópico limpo citando apenas este, assim não teremos que reler 50 msg's antigas.

Todavia, tem-se uma área de tutorias sobre o motor e também o youtube esta recheado de video-aulas para iniciantes, é ruim mas para quem não sabe nada parece um banquete.

Sua atividade é bem vinda.

Att

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[Básico]Utilizando Eclipse Origins Empty Re: [Básico]Utilizando Eclipse Origins

Mensagem por Lixølas Ter Dez 31, 2019 2:56 pm

nao to conseguindo criar toda vez que clico em fazer login o meu client fecha

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[Básico]Utilizando Eclipse Origins Empty Re: [Básico]Utilizando Eclipse Origins

Mensagem por GallighanMaker Sáb Jan 04, 2020 3:09 pm

Nirgo, o certo seria criar um tópico de ajuda com todas informações necessárias sobre a versão da engine, imagens do problema etc...

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