Aldeia RPG

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Suporte ao desenvolvimento de jogos


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    [Básico]Utilizando Eclipse Origins

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    Ficha do personagem
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    Experiência:
    origins - [Básico]Utilizando Eclipse Origins Left_bar_bleue0/0origins - [Básico]Utilizando Eclipse Origins Empty_bar_bleue  (0/0)
    Vida:
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    origins - [Básico]Utilizando Eclipse Origins Empty [Básico]Utilizando Eclipse Origins

    Mensagem por Dooolly Ter Jan 20, 2015 1:12 pm

    origins - [Básico]Utilizando Eclipse Origins Tessss10

    Informações
    Nome: Usando Eclipse Origins
    Criador: Terabin
    Tópico Original: TabernaRPG

    Esse tópico vai te ensinar tudo sobre o Eclipse Origins !

    Índice
    -Configurando cliente/servidor
    -Criando a conta e transformando a em gm/adm
    -Editando o jogo
    -Adicionando novas classes
    -Editando o cliente

    Configurando cliente/servidor
    Bom, configurar o cliente ou servidor do Eclipse Origins é mais simples do que parece.
    Vamos la!

    -Baixe e extraia o eclipse Origins...
    -Abra a pasta "client"
    -Abra a pasta "Data Files"
    -Em seguida abra o arquivo "Config.ini"

    Ele estará assim:
    Código:
       [Options]
       Game_Name=Eclipse Origins
       Username=
       Password=
       SavePass= 0
       IP=localhost
       Port= 7001
       MenuMusic=reddwarf.mid
       Music= 1
       Sound= 1
       Debug= 0

    Explicando...

    Game_Name : Nome do seu jogo
    Username : Não mecha, isso faz parte do sistema que salva o login e senha do jogador
    Password : Não mecha, isso faz parte do sistema que salva o login e senha do jogador
    SavePass : Não mecha, isso faz parte do sistema que salva o login e senha do jogador
    IP : Bom, aqui é onde você colocar o ip,podemos usar o ip do hamachi,ou do no-ip, ou o seu ip realmente,vou falar disso mais adiante...
    Port : Não mecha.
    MenuMusic : Aqui fica o nome da música do menu de entrada, ele só lê músicas no formato "mid" e elas devem estar na pasta "Music" encontrada na pasta "Data Files"
    Music: Não mecha,isso faz parte das opções do jogo.
    Sound: Não mecha,isso faz parte das opções do jogo.
    Debug : Como o nome sugere, roda o jogo no modo "Debug"

    Bom, se você ainda não sabe qual é o seu IP, deixe como localhost.

    Agora vamos configurar o servidor
    Vamos voltar e abrir a pasta server.

    -Abra a pasta data

    Você verá isso:
    Código:
       [OPTIONS]
       Game_Name=Eclipse Origins
       Port= 7001
       MOTD=Welcome to Eclipse Origins.
       Website=http://www.touchofdeathforums.com

    Explicando...
    Game_Name : Nome do jogo
    Port : Não mecha
    MOTD : Mensagem de boas vindas
    Website : Site do seu jogo

    Pronto, terminamos de configurar o cliente o servidor, você já pode executar o servidor,e e em seguida abrir o cliente.

    Criando a conta e a transformando em gm/adm
    Hehe, na verdade essa parte é um pouco inútil, mas para quem tiver a dúvida,vamos la...
    -Com o servidor ligado,execute o cliente.
    -Clique no botão "Register"
    -Coloque a sua conta normalmente, e crie seu personagem...
    -Assim que entrar no jogo, abra o servidor.
    -Clique na aba "Players"
    -Você verá os seus dados, clique com o botão direitos neles,e selecione a opção "Make Admin"

    Editando o jogo
    Bom, essa é a parte mais complicada e demorada, vamos la...
    Entre no jogo com sua conta gm/adm...
    Veja a seguir alguns dos comandos :
      /help - Mostra alguns comandos
       /info nome do jogador - Mostra informações do jogador
       /who - Mostra quem esta online
       /fps - Mostra o FPS
       /stats - Mostra os status
       /admin - Abre o painel do adm
       /kick nome do jogador - Retirado um jogador do jogo
       /loc - Mostra localização
       /editmap - Abre o editor de mapas
       /warpmeto nome do jogador - Se teleporta para um jogador
       /warpto mapa - Vai para outro mapa
       /warptome nome do jogador - Puxa um jogador até você
       /setsprite sprite - Muda aparência
       /mapreport - Reporta erros no mapa
       /respawn - Atualiza o mapa
       /motd msg - Muda a mensagem de boas vindas
       /banlist - Mostra a lista de banido
       /ban nome do jogador - Bani um jogador
       /editanimation - Abre o editor de animações
       /editnpc - Abre o editor de npc
       /editresource - Abre o editor de recursos
       /edititem - Abre o editor de itens
       /editshop - Abre o editor de lojas
       /editspell - Abre o editor de magias
       /setacess acesso - Da acesso a um jogador
       /debug - Pula alguns erros
       /destroybanlist - Apaga a lista de banidos

    Você também pode apertar o botão "Insert"

    Bom, vamos começar com o editor de mapas.
    -escreva /editmap
    -Você verá isso

    origins - [Básico]Utilizando Eclipse Origins 2b321e4bfab43359219aa5b7c2b562e9

    Explicando cada parte do editor.
    Aba Layers:
    Ground : Selecione ground,e um tile no editor, em seguida clique com o botão esquerdo no mapa do jogo para colocar a tile.
    o ground servirá como chão...
    Mask: Ficará acima do chão e abaixo do personagem
    Mask2: Ficará acima do chão e mask e abaixo do personagem
    Fringe: Ficará acima do chão e do personagem
    Fringe2: Ficará acima do chão,do fringe,e do personagem

    Tileset :
    Mova ela para trocar de tileset

    Type:
    Troque o tipo de coisa quer quer colocar

    Send: Salva o mapa

    Properties: Abre a aba de propriedades

    Cancel: Fecha o mapa sem salvar

    Explicando as opções da aba type
    Atributtes: Se você clicar ai, aparecerá varias opções, explicando cada uma delas a seguir...
    Blocked: Área onde o jogador não pode pisar
    Warp: Faz o jogador se teletransportar para outro mapa ou lugar
    Item: Coloca um item no mapa
    Npc Avoid: Local onde o npc não pode pisar
    Key: Local que só pode ser passado caso o jogador use uma chave
    Key Open: Local aberto
    Resource: Recurso para o jogador trabalhar
    Npc Spawn: Definir lugar especifico para o npc aparecer
    Shop: Abre uma loja caso o jogador vá naquele tile.
    Heal: Cura o jogador se ele pisar no local.
    Trap: Uma armadilha que tira vida se o jogador pisar no local.
    Slide: Como o nome sugere...

    Block
    Serve para bloquear o mapa de forma mais especifica.

    Botão properties
    Ao clicar no botão properties,você verá isso...
    origins - [Básico]Utilizando Eclipse Origins 4b14ae98b62571cca5161df0450822e2

    Explicando esse painel...

    Name: Nome do mapa
    Map Links: Junta os mapas
    Boot Settings: Define para onde o jogador vai depois de morrer
    Max Sizes: Define o tamanho do mapa
    Moral: Define se o mapa é seguro
    NPCs: Serve para adicionar ou remover NPCS e Monstros do mapa
    Music: Música do mapa
    Ok: Salva as propriedades
    Cancel: Fecha sem salvar

    Agora vamos a edição de itens !
    -escreva /edititem
    -Você verá isso:

    origins - [Básico]Utilizando Eclipse Origins B6867518dcb31c576f6127ffb0383d6e

    Explicando o painel:
    Abas
    Item List: Lista de itens já criados ou não.
    Info: Criação dos itens

    Explicação aba Info:
    Name: Nome do item
    Pic: Imagem do item
    Price: Preço de venda nas lojas
    Bind Type: Decide de acontece ao pegar ou ao equipar
    Rarity: Raridade do item
    Anim: Animação ao equipar
    Sound: Som ao equipe
    Class Required: Classe que pode usar...
    Acess Req: Acesso nescessario para usar. (deve ser gm ou adm?)
    Level Req: Nivel nescessario para usar
    Abaixo de pic: Tipo de item,explicação abaixo
    Currency: Dinheiro
    Weapon: Arma
    Armor: Armadura
    Helmet: Elmo
    Shield: Escudo
    Consume: Poção
    Key: Chave
    Spell: Magia

    Ok, vamos a edição de NPCs!
    Escreva /editnpc
    E você verá isso:

    origins - [Básico]Utilizando Eclipse Origins OA5O3ZI

    Esse é o editor de NPCs(Non-Player-Characters).

    Explicação do editor:
    NPC List: Lista de NPCs criados ou não.
    NPC Properties: Propriedades do NPC.

    Explicação da aba NPC Properties:
    Name: Nome do NPC
    Say: É a fala do NPC.
    Sprite: É o gráfico do personagem do NPC.
    Range: É o alcance da visão do personagem.
    Behaviour: Comportamento do NPC, tendo entre eles: Attack on Sight(Atacar quando avistar alguém), Attack when attacked(Atacar quando alguém atacar o NPC), Friendly(Amigável), Shop Keeper(Vendedor), Guard(Guarda).
    Sound: Som
    Health: Vida máxima
    Damage: Dano
    Exp: Experiência que o jogador ganha ao matar.
    Level: Nível
    Anim: Animação
    Stats - Str: Força.
    Stats - End: Resistência.
    Stats - Int: Inteligência.
    Stats - Agi: Agilidade.
    Stats - Will: Força de vontade/fé.

    Drop - Chance 1 out of: Chance uma de: (para dropar um item ao o npc morrer)
    Drop - Spawn Rate(in seconds): Tempo de renascer(em segundos)
    Drop - Item: Item a dropar.
    Drop - Num: Número do item a dropar.
    Drop - Value: Quantidade do item a dropar.

    Os botões: Save (Salvar), Delete(Deletar) e Cancel(Cancelar).

    Agora vamos ao editor de Spells(Magias).
    Digite /editspell
    E você verá isso:

    origins - [Básico]Utilizando Eclipse Origins DEf0KT2

    Explicação:
    Aba Spell List: Lista de magias já criadas ou não.
    Spell Properties (Propriedades da Magia)

    Explicação da Spell Properties:
    - Aba Basic Information (Informação básica)
    - Name: Nome da magia
    - Type: Tipo da Magia, tendo entre elas: Damage HP(Dano tirando HP), Damage MP(Dano tirando MP), Heal HP(Curar HP), Heal MP(Curar MP), e Warp(Teletransporte)
    - MP Cost: Custo de MP
    - Level Required: Nível requerido para usar.
    - Access Required: Acesso requerido para usar.
    - Class Required: Classe requerida para usar.
    - Casting Time: Tempo para executar a magia.
    - Cooldown Time: Tempo de recarga para usar novamente a magia.
    - Icon: Ícone da magia.

    Aba Data
    - Map: Mapa (caso de magia tipo Warp)
    - Dir: Direção do personagem ao teletransportar em magia tipo Warp
    - X: Posição X(caso de magia tipo Warp)
    - Y: Posição Y(caso de magia tipo Warp)
    - Vital: Pode ser o Dano, ou quanto Curar.
    - Duration: Duração
    - Inteval: Intervalo.
    - Range: Alcance. (O Self-Cast é quando você usa em si mesmo)
    - Area of Effect Spell? (Magia com efeito em área?)
    - AoE: Alcance da área
    - Cast Anim: Animação usando a magia:
    - Animation: Animação depois de usar a magia.
    - Stun Duration: Duração de Paralisamento.

    Agora em baixo, temos:
    Código:
    Description: Descrição da magia.
    Sound: Som.

    E os botões Save(Salvar), Delete(Deletar) e Cancel(Cancelar).

    Partimos agora ao editor de Resources.
    Digite /editresource
    E verás isso:

    origins - [Básico]Utilizando Eclipse Origins ZsEUa68

    Vamos lá,
    Primeiro oque é um resource?
    Seria um recurso para o jogador trabalhar, esse recurso pode levar dano até quebrar, e o jogador pode ganhar uma recompensa nisso.

    A aba Resource List mostra a lista de resources já criados ou não.

    A aba Resource Properties é Propriedades do Resource.

    Aba Resource Properties:
    - Name: Nome do resource.
    - Success: A fala que mostra quando um jogador derrota um resource com sucesso.
    - Empty: A fala que mostra quando um jogador bate no resource já quebrado.
    - Type: Tipo, podendo ser None(Nada), Tree(Árvore), Mine(Mina), ou Fishing Spot(Lugar de Pesca).
    - Normal Image: Imagem em estado normal.
    - Exhausted image: Imagem no estado quebrado.
    - Item Reward: Item de recompensa.
    - Tool required: Ferramenta necessária. (A ferramenta pode ser criada no editor de itens).
    - Health: Vida máxima
    - Respawn Time: Tempo para renascer ao estado normal.
    - Animation: Animação
    - Sound: Som batendo.

    E os botões Save(Salvar), Delete(Deletar), e Cancel(Cancelar).

    Agora ao editor de Animações!
    Digite /editanimation
    E aparecerá o editor de animações:

    origins - [Básico]Utilizando Eclipse Origins XTS107E

    A aba Animation List mostra a lista de animações já criadas ou não.

    Aba Animation Properties(Propriedades da Animação)
    - Name: Nome da animação.
    - Sound: Som da animação.
    Temos as camadas:
    - Layer 0 (Below Player): Camada 0, de baixo do jogador.
    - Layer 1 (Above Player): Camada 1, por cima do jogador.

    E pras camadas temos:
    Sprite: O gráfico da animação.
    Loop count: Quantas vezes vai rodar a animação.
    Frame count: Contagem de quadros da animação.
    Loop time: Tempo pra ir de um quadro pra outro.

    E em baixo temos as áreas que mostram a pré-visualização da animação que estamos criando.

    E os botões, Save(Salvar), Delete(Deletar) e Cancel(Cancelar).

    Vamos ao último editor, o editor de Lojas!
    Digite /editshop
    E verás:

    origins - [Básico]Utilizando Eclipse Origins P0udEjS

    A aba Shop List mostra a lista de lojas já criadas ou não.

    Aba Shop Properties(Propriedades da Loja);
    - Name: Nome da Loja
    - Buy Rate: Confiança da loja.
    - Item: Item a ser vendido, e Value: Quantidade.
    - Price: Item Preço, e Value: Quantidade.
    - Update: Atualizar item na loja de acordo com o item e preço selecionado.
    - Delete: Deletar item da loja selecionado na lista abaixo.

    E em baixo temos as listas dos itens vendidos com seu preço na loja.

    E os botões Save(Salvar), Delete(Deletar), Cancel(Cancelar).

    Adicionando novas classes
    Vamos aprender a editar e adicionar novas classes.
    Vá até a pasta do servidor>data> e abra o arquivo classes.ini.

    Toda a configuração das classes ficam aí.
    Você vai encontrar algo assim:

    Código:
       [INIT]
       MaxClasses=2

       [CLASS1]
       Name=Warrior
       MaleSprite=1
       FemaleSprite=2
       Strength=6
       Endurance=7
       Intelligence=8
       Agility=9
       Willpower=10

       StartItemCount=3
       StartItem1=1
       StartValue1=100
       StartItem2=2
       StartValue2=1
       StartItem3=5
       StartValue3=1

       StartSpellCount=2
       StartSpell1=1
       StartSpell2=2

       [CLASS2]
       Name=Magician
       MaleSprite=1
       FemaleSprite=2,3
       Strength=1
       Endurance=2
       Intelligence=3
       Agility=4
       Willpower=5

       StartItemCount=3
       StartItem1=1
       StartValue1=100
       StartItem2=2
       StartValue2=1
       StartItem3=5
       StartValue3=1

       StartSpellCount=1
       StartSpell1=1

    Então, logo de cara no topo temos:
    Código:
       MaxClasses=2

    Altere o 2 para o máximo de classes que terão no jogo.

    Agora, vamos ver um modelo de configuração de uma classe, peguei como exemplo o da primeira classe:

    Código:
       [CLASS1]
       Name=Warrior
       MaleSprite=1
       FemaleSprite=2
       Strength=6
       Endurance=7
       Intelligence=8
       Agility=9
       Willpower=10

       StartItemCount=3
       StartItem1=1
       StartValue1=100
       StartItem2=2
       StartValue2=1
       StartItem3=5
       StartValue3=1

       StartSpellCount=2
       StartSpell1=1
       StartSpell2=2

    Explicando:
    [CLASS1] - Define que essa é a Classe número 1, ou seja se já tem a classe 1 você altera o 1 para 2, se tem a 2 você cria a 3, mas até no máximo de classes que você definiu antes onde vimos o MaxClasses=2.
    Name - Nome da classe
    MaleSprite - Gráfico da classe no sexo masculino. Pode ter vários, separando com vírgula exemplo (MaleSprite=1,2,3).
    FemaleSprite - Gráfico da classe no sexo feminino. Também pode ter vários como no exemplo de cima.
    Strength - Força inicial
    Endurance - Resistência inicial
    Intelligence - Inteligência inicial
    Agility - Agilidade inicial
    Willpower - Força de vontade/fé inicial

    Agora a outra parte é para itens iniciais da classe.
    StartItemCount=3 (número máximo de itens iniciais)
    StartItem1=1 (número do item)
    StartValue1=100 (quantidade do item)
    StartItem2=2 (número do item)
    StartValue2=1 (quantidade do item)
    StartItem3=5 (número do item)
    StartValue3=1 (quantidade do item)

    E a outra é a para spells(magias) iniciais da classe.
    StartSpellCount=2 (máximo de spells iniciais)
    StartSpell1=1 (número da spell)
    StartSpell2=2 (número da spell)

    Agora você já sabe como editar o modelo de nova classe. Basta adicionar mais um em baixo do último modelo que você têm no seu arquivo classes.ini e alterar o máximo de classes em MaxClasses para o número da última classe que você criou.

    Pronto, você já sabe editar e criar novas classes.

    Editando o cliente
    Vamos aprender a editar as imagens do jogo, os gráficos a aparência do jogo, e a parte sonora.

    Na pasta Client>Data files, temos as seguintes pastas e arquivos:
    -graphics - São os gráficos do jogo.
    -logs - Os erros que dão no client são gravados aqui, não mecheremos nesta pasta.
    -maps - Mapas, não é preciso mecher aqui.
    -music - Músicas de fundo do jogo.
    -sound - Sons do jogo (de ataque e etc...)
    -config.ini - Aqui se configura alguns detalhes do seu jogo.
    -news.txt - Texto que aparece no menu da engine, são as notícias.

    A pasta graphics, é onde fica todos os gráficos do seu jogo no padrão .BMP, lá ocorre qualquer modificação gráfica, e qualquer sprite que você queira adicionar, deve ser adicionado de acordo com o tipo.

    A pasta deve conter:

       -animations - É onde ficam os gráficos de animações, o que você pode usar para dar efeitos às magias e etc.
       -characters - É onde ficam as sprites(gráficos de personagem) dos jogadores e NPCS do jogo.
       -faces - São as faces das sprites dos jogadores, elas aparecem no menu Character in-game.
       -gui - É a interface do jogo, e a única parte gráfica que foge do padrão, suas imagens são .JPG
       -items - São os ícones dos itens do jogo
       -paperdolls - São as sprites dos itens que sobrepõem os personagens.
       -resources - São as sprites dos recursos(resources) (Mineração, pesca, cortar arvores e etc).
       -spellicons - São os ícones das spells(magias) que ficam na Hotbar e no menu de magias(skills).
       -tilesets - São os tilesets, as partes gráficas dos mapas, com eles você faz seus mapas usando o Map editor in game.
       -bars.bmp - Barras de HP, MP e EXP.
       -blood.bmp - O sangue que fica no chão quando alguém morre.
       -direction.bmp - Flechas direcionais de block do map editor
       -misc.bmp - Um arquivo que serve como fundo para algumas coisas, praticamente inútil.
       -target.bmp - Mostra quem você está selecionando com o mouse.

    A pasta Music, têm os arquivos de música do jogo no formato .MID.

    A pasta Sound, têm os arquivos de som do jogo no formato .WAV.

    O arquivo config.ini já vimos anteriormente.

    E o arquivo news.ini que guarda as notícias, basta você abrir e editar o conteúdo dela para a notícia que aparece no entrar do cliente.

    É isso, bom desenvolvimento!


    Última edição por Dooolly em Sex Mar 18, 2016 10:10 pm, editado 1 vez(es)
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    origins - [Básico]Utilizando Eclipse Origins Empty Re: [Básico]Utilizando Eclipse Origins

    Mensagem por Komuro Takashi Ter Jan 20, 2015 1:27 pm

    Parabéns ótimo tutorial.


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    origins - [Básico]Utilizando Eclipse Origins Empty Re: [Básico]Utilizando Eclipse Origins

    Mensagem por Valentine Ter Jan 20, 2015 6:29 pm

    Muito bom, coloquei o tópico como fixo porque vai ajudar muita gente.

    Parabéns ao Terabin e + 1 crédito ao Dooolly por ter postado aqui.
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    origins - [Básico]Utilizando Eclipse Origins Empty Re: [Básico]Utilizando Eclipse Origins

    Mensagem por michaelmatteus Dom Jan 25, 2015 8:14 pm

    Muito bom, me ajudou pakas
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    origins - [Básico]Utilizando Eclipse Origins Empty Re: [Básico]Utilizando Eclipse Origins

    Mensagem por moon.sarito1 Qui Set 12, 2019 3:12 am

    Ressuscitando por que esse tópico é sempre útil <3
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    origins - [Básico]Utilizando Eclipse Origins Empty Re: [Básico]Utilizando Eclipse Origins

    Mensagem por moon.sarito1 Ter Out 15, 2019 2:36 am

    Tem mais tutoriais como esse por aqui ?
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    origins - [Básico]Utilizando Eclipse Origins Empty Re: [Básico]Utilizando Eclipse Origins

    Mensagem por Profane ~ Ter Out 15, 2019 1:42 pm

    moon.sarito1 escreveu:Tem mais tutoriais como esse por aqui ?

    Entendemos que você é novinho, mas é por este motivo que venho advertir. 

    Fique atento aos Double-Post, melhor do que ressuscitar seria você abrir um novo tópico limpo citando apenas este, assim não teremos que reler 50 msg's antigas.

    Todavia, tem-se uma área de tutorias sobre o motor e também o youtube esta recheado de video-aulas para iniciantes, é ruim mas para quem não sabe nada parece um banquete.

    Sua atividade é bem vinda.

    Att


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    Mensagem por Lixølas Ter Dez 31, 2019 2:56 pm

    nao to conseguindo criar toda vez que clico em fazer login o meu client fecha
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    Mensagem por GallighanMaker Sáb Jan 04, 2020 3:09 pm

    Nirgo, o certo seria criar um tópico de ajuda com todas informações necessárias sobre a versão da engine, imagens do problema etc...


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