Informações
Nome: Usando Eclipse Origins
Criador: Terabin
Tópico Original: TabernaRPG
Esse tópico vai te ensinar tudo sobre o Eclipse Origins !
Índice
-Configurando cliente/servidor
-Criando a conta e transformando a em gm/adm
-Editando o jogo
-Adicionando novas classes
-Editando o cliente
Configurando cliente/servidor
Bom, configurar o cliente ou servidor do Eclipse Origins é mais simples do que parece.
Vamos la!
-Baixe e extraia o eclipse Origins...
-Abra a pasta "client"
-Abra a pasta "Data Files"
-Em seguida abra o arquivo "Config.ini"
Ele estará assim:
- Código:
[Options]
Game_Name=Eclipse Origins
Username=
Password=
SavePass= 0
IP=localhost
Port= 7001
MenuMusic=reddwarf.mid
Music= 1
Sound= 1
Debug= 0
Explicando...
Game_Name : Nome do seu jogo
Username : Não mecha, isso faz parte do sistema que salva o login e senha do jogador
Password : Não mecha, isso faz parte do sistema que salva o login e senha do jogador
SavePass : Não mecha, isso faz parte do sistema que salva o login e senha do jogador
IP : Bom, aqui é onde você colocar o ip,podemos usar o ip do hamachi,ou do no-ip, ou o seu ip realmente,vou falar disso mais adiante...
Port : Não mecha.
MenuMusic : Aqui fica o nome da música do menu de entrada, ele só lê músicas no formato "mid" e elas devem estar na pasta "Music" encontrada na pasta "Data Files"
Music: Não mecha,isso faz parte das opções do jogo.
Sound: Não mecha,isso faz parte das opções do jogo.
Debug : Como o nome sugere, roda o jogo no modo "Debug"
Bom, se você ainda não sabe qual é o seu IP, deixe como localhost.
Agora vamos configurar o servidor
Vamos voltar e abrir a pasta server.
-Abra a pasta data
Você verá isso:
- Código:
[OPTIONS]
Game_Name=Eclipse Origins
Port= 7001
MOTD=Welcome to Eclipse Origins.
Website=http://www.touchofdeathforums.com
Explicando...
Game_Name : Nome do jogo
Port : Não mecha
MOTD : Mensagem de boas vindas
Website : Site do seu jogo
Pronto, terminamos de configurar o cliente o servidor, você já pode executar o servidor,e e em seguida abrir o cliente.
Criando a conta e a transformando em gm/adm
Hehe, na verdade essa parte é um pouco inútil, mas para quem tiver a dúvida,vamos la...
-Com o servidor ligado,execute o cliente.
-Clique no botão "Register"
-Coloque a sua conta normalmente, e crie seu personagem...
-Assim que entrar no jogo, abra o servidor.
-Clique na aba "Players"
-Você verá os seus dados, clique com o botão direitos neles,e selecione a opção "Make Admin"
Editando o jogo
Bom, essa é a parte mais complicada e demorada, vamos la...
Entre no jogo com sua conta gm/adm...
Veja a seguir alguns dos comandos :
/help - Mostra alguns comandos
/info nome do jogador - Mostra informações do jogador
/who - Mostra quem esta online
/fps - Mostra o FPS
/stats - Mostra os status
/admin - Abre o painel do adm
/kick nome do jogador - Retirado um jogador do jogo
/loc - Mostra localização
/editmap - Abre o editor de mapas
/warpmeto nome do jogador - Se teleporta para um jogador
/warpto mapa - Vai para outro mapa
/warptome nome do jogador - Puxa um jogador até você
/setsprite sprite - Muda aparência
/mapreport - Reporta erros no mapa
/respawn - Atualiza o mapa
/motd msg - Muda a mensagem de boas vindas
/banlist - Mostra a lista de banido
/ban nome do jogador - Bani um jogador
/editanimation - Abre o editor de animações
/editnpc - Abre o editor de npc
/editresource - Abre o editor de recursos
/edititem - Abre o editor de itens
/editshop - Abre o editor de lojas
/editspell - Abre o editor de magias
/setacess acesso - Da acesso a um jogador
/debug - Pula alguns erros
/destroybanlist - Apaga a lista de banidos
Você também pode apertar o botão "Insert"
Bom, vamos começar com o editor de mapas.
-escreva /editmap
-Você verá isso
Explicando cada parte do editor.
Aba Layers:
Ground : Selecione ground,e um tile no editor, em seguida clique com o botão esquerdo no mapa do jogo para colocar a tile.
o ground servirá como chão...
Mask: Ficará acima do chão e abaixo do personagem
Mask2: Ficará acima do chão e mask e abaixo do personagem
Fringe: Ficará acima do chão e do personagem
Fringe2: Ficará acima do chão,do fringe,e do personagem
Tileset :
Mova ela para trocar de tileset
Type:
Troque o tipo de coisa quer quer colocar
Send: Salva o mapa
Properties: Abre a aba de propriedades
Cancel: Fecha o mapa sem salvar
Explicando as opções da aba type
Atributtes: Se você clicar ai, aparecerá varias opções, explicando cada uma delas a seguir...
Blocked: Área onde o jogador não pode pisar
Warp: Faz o jogador se teletransportar para outro mapa ou lugar
Item: Coloca um item no mapa
Npc Avoid: Local onde o npc não pode pisar
Key: Local que só pode ser passado caso o jogador use uma chave
Key Open: Local aberto
Resource: Recurso para o jogador trabalhar
Npc Spawn: Definir lugar especifico para o npc aparecer
Shop: Abre uma loja caso o jogador vá naquele tile.
Heal: Cura o jogador se ele pisar no local.
Trap: Uma armadilha que tira vida se o jogador pisar no local.
Slide: Como o nome sugere...
Block
Serve para bloquear o mapa de forma mais especifica.
Botão properties
Ao clicar no botão properties,você verá isso...
Explicando esse painel...
Name: Nome do mapa
Map Links: Junta os mapas
Boot Settings: Define para onde o jogador vai depois de morrer
Max Sizes: Define o tamanho do mapa
Moral: Define se o mapa é seguro
NPCs: Serve para adicionar ou remover NPCS e Monstros do mapa
Music: Música do mapa
Ok: Salva as propriedades
Cancel: Fecha sem salvar
Agora vamos a edição de itens !
-escreva /edititem
-Você verá isso:
Explicando o painel:
Abas
Item List: Lista de itens já criados ou não.
Info: Criação dos itens
Explicação aba Info:
Name: Nome do item
Pic: Imagem do item
Price: Preço de venda nas lojas
Bind Type: Decide de acontece ao pegar ou ao equipar
Rarity: Raridade do item
Anim: Animação ao equipar
Sound: Som ao equipe
Class Required: Classe que pode usar...
Acess Req: Acesso nescessario para usar. (deve ser gm ou adm?)
Level Req: Nivel nescessario para usar
Abaixo de pic: Tipo de item,explicação abaixo
Currency: Dinheiro
Weapon: Arma
Armor: Armadura
Helmet: Elmo
Shield: Escudo
Consume: Poção
Key: Chave
Spell: Magia
Ok, vamos a edição de NPCs!
Escreva /editnpc
E você verá isso:
Esse é o editor de NPCs(Non-Player-Characters).
Explicação do editor:
NPC List: Lista de NPCs criados ou não.
NPC Properties: Propriedades do NPC.
Explicação da aba NPC Properties:
Name: Nome do NPC
Say: É a fala do NPC.
Sprite: É o gráfico do personagem do NPC.
Range: É o alcance da visão do personagem.
Behaviour: Comportamento do NPC, tendo entre eles: Attack on Sight(Atacar quando avistar alguém), Attack when attacked(Atacar quando alguém atacar o NPC), Friendly(Amigável), Shop Keeper(Vendedor), Guard(Guarda).
Sound: Som
Health: Vida máxima
Damage: Dano
Exp: Experiência que o jogador ganha ao matar.
Level: Nível
Anim: Animação
Stats - Str: Força.
Stats - End: Resistência.
Stats - Int: Inteligência.
Stats - Agi: Agilidade.
Stats - Will: Força de vontade/fé.
Drop - Chance 1 out of: Chance uma de: (para dropar um item ao o npc morrer)
Drop - Spawn Rate(in seconds): Tempo de renascer(em segundos)
Drop - Item: Item a dropar.
Drop - Num: Número do item a dropar.
Drop - Value: Quantidade do item a dropar.
Os botões: Save (Salvar), Delete(Deletar) e Cancel(Cancelar).
Agora vamos ao editor de Spells(Magias).
Digite /editspell
E você verá isso:
Explicação:
Aba Spell List: Lista de magias já criadas ou não.
Spell Properties (Propriedades da Magia)
Explicação da Spell Properties:
- Aba Basic Information (Informação básica)
- Name: Nome da magia
- Type: Tipo da Magia, tendo entre elas: Damage HP(Dano tirando HP), Damage MP(Dano tirando MP), Heal HP(Curar HP), Heal MP(Curar MP), e Warp(Teletransporte)
- MP Cost: Custo de MP
- Level Required: Nível requerido para usar.
- Access Required: Acesso requerido para usar.
- Class Required: Classe requerida para usar.
- Casting Time: Tempo para executar a magia.
- Cooldown Time: Tempo de recarga para usar novamente a magia.
- Icon: Ícone da magia.
Aba Data
- Map: Mapa (caso de magia tipo Warp)
- Dir: Direção do personagem ao teletransportar em magia tipo Warp
- X: Posição X(caso de magia tipo Warp)
- Y: Posição Y(caso de magia tipo Warp)
- Vital: Pode ser o Dano, ou quanto Curar.
- Duration: Duração
- Inteval: Intervalo.
- Range: Alcance. (O Self-Cast é quando você usa em si mesmo)
- Area of Effect Spell? (Magia com efeito em área?)
- AoE: Alcance da área
- Cast Anim: Animação usando a magia:
- Animation: Animação depois de usar a magia.
- Stun Duration: Duração de Paralisamento.
Agora em baixo, temos:
- Código:
Description: Descrição da magia.
Sound: Som.
E os botões Save(Salvar), Delete(Deletar) e Cancel(Cancelar).
Partimos agora ao editor de Resources.
Digite /editresource
E verás isso:
Vamos lá,
Primeiro oque é um resource?
Seria um recurso para o jogador trabalhar, esse recurso pode levar dano até quebrar, e o jogador pode ganhar uma recompensa nisso.
A aba Resource List mostra a lista de resources já criados ou não.
A aba Resource Properties é Propriedades do Resource.
Aba Resource Properties:
- Name: Nome do resource.
- Success: A fala que mostra quando um jogador derrota um resource com sucesso.
- Empty: A fala que mostra quando um jogador bate no resource já quebrado.
- Type: Tipo, podendo ser None(Nada), Tree(Árvore), Mine(Mina), ou Fishing Spot(Lugar de Pesca).
- Normal Image: Imagem em estado normal.
- Exhausted image: Imagem no estado quebrado.
- Item Reward: Item de recompensa.
- Tool required: Ferramenta necessária. (A ferramenta pode ser criada no editor de itens).
- Health: Vida máxima
- Respawn Time: Tempo para renascer ao estado normal.
- Animation: Animação
- Sound: Som batendo.
E os botões Save(Salvar), Delete(Deletar), e Cancel(Cancelar).
Agora ao editor de Animações!
Digite /editanimation
E aparecerá o editor de animações:
A aba Animation List mostra a lista de animações já criadas ou não.
Aba Animation Properties(Propriedades da Animação)
- Name: Nome da animação.
- Sound: Som da animação.
Temos as camadas:
- Layer 0 (Below Player): Camada 0, de baixo do jogador.
- Layer 1 (Above Player): Camada 1, por cima do jogador.
E pras camadas temos:
Sprite: O gráfico da animação.
Loop count: Quantas vezes vai rodar a animação.
Frame count: Contagem de quadros da animação.
Loop time: Tempo pra ir de um quadro pra outro.
E em baixo temos as áreas que mostram a pré-visualização da animação que estamos criando.
E os botões, Save(Salvar), Delete(Deletar) e Cancel(Cancelar).
Vamos ao último editor, o editor de Lojas!
Digite /editshop
E verás:
A aba Shop List mostra a lista de lojas já criadas ou não.
Aba Shop Properties(Propriedades da Loja);
- Name: Nome da Loja
- Buy Rate: Confiança da loja.
- Item: Item a ser vendido, e Value: Quantidade.
- Price: Item Preço, e Value: Quantidade.
- Update: Atualizar item na loja de acordo com o item e preço selecionado.
- Delete: Deletar item da loja selecionado na lista abaixo.
E em baixo temos as listas dos itens vendidos com seu preço na loja.
E os botões Save(Salvar), Delete(Deletar), Cancel(Cancelar).
Adicionando novas classes
Vamos aprender a editar e adicionar novas classes.
Vá até a pasta do servidor>data> e abra o arquivo classes.ini.
Toda a configuração das classes ficam aí.
Você vai encontrar algo assim:
- Código:
[INIT]
MaxClasses=2
[CLASS1]
Name=Warrior
MaleSprite=1
FemaleSprite=2
Strength=6
Endurance=7
Intelligence=8
Agility=9
Willpower=10
StartItemCount=3
StartItem1=1
StartValue1=100
StartItem2=2
StartValue2=1
StartItem3=5
StartValue3=1
StartSpellCount=2
StartSpell1=1
StartSpell2=2
[CLASS2]
Name=Magician
MaleSprite=1
FemaleSprite=2,3
Strength=1
Endurance=2
Intelligence=3
Agility=4
Willpower=5
StartItemCount=3
StartItem1=1
StartValue1=100
StartItem2=2
StartValue2=1
StartItem3=5
StartValue3=1
StartSpellCount=1
StartSpell1=1
Então, logo de cara no topo temos:
- Código:
MaxClasses=2
Altere o 2 para o máximo de classes que terão no jogo.
Agora, vamos ver um modelo de configuração de uma classe, peguei como exemplo o da primeira classe:
- Código:
[CLASS1]
Name=Warrior
MaleSprite=1
FemaleSprite=2
Strength=6
Endurance=7
Intelligence=8
Agility=9
Willpower=10
StartItemCount=3
StartItem1=1
StartValue1=100
StartItem2=2
StartValue2=1
StartItem3=5
StartValue3=1
StartSpellCount=2
StartSpell1=1
StartSpell2=2
Explicando:
[CLASS1] - Define que essa é a Classe número 1, ou seja se já tem a classe 1 você altera o 1 para 2, se tem a 2 você cria a 3, mas até no máximo de classes que você definiu antes onde vimos o MaxClasses=2.
Name - Nome da classe
MaleSprite - Gráfico da classe no sexo masculino. Pode ter vários, separando com vírgula exemplo (MaleSprite=1,2,3).
FemaleSprite - Gráfico da classe no sexo feminino. Também pode ter vários como no exemplo de cima.
Strength - Força inicial
Endurance - Resistência inicial
Intelligence - Inteligência inicial
Agility - Agilidade inicial
Willpower - Força de vontade/fé inicial
Agora a outra parte é para itens iniciais da classe.
StartItemCount=3 (número máximo de itens iniciais)
StartItem1=1 (número do item)
StartValue1=100 (quantidade do item)
StartItem2=2 (número do item)
StartValue2=1 (quantidade do item)
StartItem3=5 (número do item)
StartValue3=1 (quantidade do item)
E a outra é a para spells(magias) iniciais da classe.
StartSpellCount=2 (máximo de spells iniciais)
StartSpell1=1 (número da spell)
StartSpell2=2 (número da spell)
Agora você já sabe como editar o modelo de nova classe. Basta adicionar mais um em baixo do último modelo que você têm no seu arquivo classes.ini e alterar o máximo de classes em MaxClasses para o número da última classe que você criou.
Pronto, você já sabe editar e criar novas classes.
Editando o cliente
Vamos aprender a editar as imagens do jogo, os gráficos a aparência do jogo, e a parte sonora.
Na pasta Client>Data files, temos as seguintes pastas e arquivos:
-graphics - São os gráficos do jogo.
-logs - Os erros que dão no client são gravados aqui, não mecheremos nesta pasta.
-maps - Mapas, não é preciso mecher aqui.
-music - Músicas de fundo do jogo.
-sound - Sons do jogo (de ataque e etc...)
-config.ini - Aqui se configura alguns detalhes do seu jogo.
-news.txt - Texto que aparece no menu da engine, são as notícias.
A pasta graphics, é onde fica todos os gráficos do seu jogo no padrão .BMP, lá ocorre qualquer modificação gráfica, e qualquer sprite que você queira adicionar, deve ser adicionado de acordo com o tipo.
A pasta deve conter:
-animations - É onde ficam os gráficos de animações, o que você pode usar para dar efeitos às magias e etc.
-characters - É onde ficam as sprites(gráficos de personagem) dos jogadores e NPCS do jogo.
-faces - São as faces das sprites dos jogadores, elas aparecem no menu Character in-game.
-gui - É a interface do jogo, e a única parte gráfica que foge do padrão, suas imagens são .JPG
-items - São os ícones dos itens do jogo
-paperdolls - São as sprites dos itens que sobrepõem os personagens.
-resources - São as sprites dos recursos(resources) (Mineração, pesca, cortar arvores e etc).
-spellicons - São os ícones das spells(magias) que ficam na Hotbar e no menu de magias(skills).
-tilesets - São os tilesets, as partes gráficas dos mapas, com eles você faz seus mapas usando o Map editor in game.
-bars.bmp - Barras de HP, MP e EXP.
-blood.bmp - O sangue que fica no chão quando alguém morre.
-direction.bmp - Flechas direcionais de block do map editor
-misc.bmp - Um arquivo que serve como fundo para algumas coisas, praticamente inútil.
-target.bmp - Mostra quem você está selecionando com o mouse.
A pasta Music, têm os arquivos de música do jogo no formato .MID.
A pasta Sound, têm os arquivos de som do jogo no formato .WAV.
O arquivo config.ini já vimos anteriormente.
E o arquivo news.ini que guarda as notícias, basta você abrir e editar o conteúdo dela para a notícia que aparece no entrar do cliente.
É isso, bom desenvolvimento!
Última edição por Dooolly em Sex Mar 18, 2016 10:10 pm, editado 1 vez(es)