Boa tarde,
Estou tentando aprender a trabalhar com Ruby, entretanto, tenho encontrado algumas dificuldades. Uma delas aparece neste script:
A ideia dele é bem simples: antes do título, rolar algumas imagens de introdução. Essa abertura poderia ser pulada com o aperto de um botão.
Entretanto, queria fazer com que cada imagem nova que aparecesse, tocasse uma música (ou som, quando o caso) diferente. E até agora não consigo fazer ideia de como programar para que, a cada imagem, um arquivo de áudio diferente seja chamado.
Alguém poderia me dar uma luz? Esta é a ultima versão, quando desisti de continuar.
Estou tentando aprender a trabalhar com Ruby, entretanto, tenho encontrado algumas dificuldades. Uma delas aparece neste script:
- Código:
#-------------------------------------------------------------------------------
# Por Erikfn.
#-------------------------------------------------------------------------------
class Scene_Intro < Scene_Base
# Início do processo, chamando a def super da Classe-mãe
def start
super
SceneManager.clear
Graphics.freeze
create_images
@show_off = false
filename
end
# Atualização da tela
# renomeando def update
alias intro update
# chamando a def update, mantendo as configurações originais e agregando novas
def update
intro
play_music
create_intro
if Input.trigger?(:C)
terminate
end
end
def filename
filename = ""
end
# Finalização do processo. Apaga as imagens da tela. Chamada direta para
# Scene_Title quando o processo terminar
def terminate
super
dispose_images
SceneManager.goto(Scene_Title)
end
# Crianção das imagens. Localização das imagens: Cache.nomedapasta("nome do
# arquivo"). Opacity = 0 - imagens invisíveis.
def create_images
@sprite1 = Sprite.new
@sprite1.bitmap = Cache.title1("Book")
@sprite2 = Sprite.new
@sprite2.bitmap = Cache.title1("Castle")
@sprite3 = Sprite.new
@sprite3.bitmap = Cache.title1("CrossedSwords")
@sprite4 = Sprite.new
@sprite4.bitmap = Cache.title1("Crystal")
@sprite1.opacity = 0
@sprite2.opacity = 0
@sprite3.opacity = 0
@sprite4.opacity = 0
end
# Aumenta a opacidade das imagens, tornando-as visíveis.
def create_intro
for i in 1..4
case i
when 1
@sprite1.opacity = 255
Audio.new("Airship", 100, 50).play
transition_intro
dispose_images
when 2
@sprite2.opacity = 255
Audio.play("Battle1", 100, 50)
transition_intro
dispose_images
when 3
@sprite3.opacity = 255
Audio.play("Battle2", 100, 50)
transition_intro
dispose_images
when 4
@sprite4.opacity = 255
Audio.play("Battle3", 100, 50)
transition_intro
dispose_images
end
end
end
# Limpa as imagens
def dispose_images
@sprite1.bitmap.dispose
@sprite1.dispose
@sprite2.bitmap.dispose
@sprite2.dispose
@sprite3.bitmap.dispose
@sprite3.dispose
@sprite4.bitmap.dispose
@sprite4.dispose
end
# Tempo de transição
alias transition_intro transition_speed
def transition_speed
transition_intro
return 30
end
# Música
def play_music
Audio.("Audio/BGM/" + filename).play
RPG::BGS.stop
RPG::ME.stop
end
end
A ideia dele é bem simples: antes do título, rolar algumas imagens de introdução. Essa abertura poderia ser pulada com o aperto de um botão.
Entretanto, queria fazer com que cada imagem nova que aparecesse, tocasse uma música (ou som, quando o caso) diferente. E até agora não consigo fazer ideia de como programar para que, a cada imagem, um arquivo de áudio diferente seja chamado.
Alguém poderia me dar uma luz? Esta é a ultima versão, quando desisti de continuar.