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pedido (verificação de coordenada)
3 participantes
Aldeia RPG :: RPG Maker :: Rpg Maker XP :: Dúvidas e pedidos
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pedido (verificação de coordenada)
alguém pode dispor ou fazer um script que:
onde haja um def que quando chamado salve as coordenadas e o mapa em variáveis:
e uma parte que verifica se a coordenada atual do jogador é diferente da coordenada salva na variável automaticamente sem precisar chamar um def ou ser acionado.
exemplo:
já tentei mas não consegui!
eu fiz assim:
onde haja um def que quando chamado salve as coordenadas e o mapa em variáveis:
- Código:
def coordenada_inicio
$coord_x_ini = $game_player.x
$coord_y_ini = $game_player.y
$map_atual_ini = $game_map.map_id
end
e uma parte que verifica se a coordenada atual do jogador é diferente da coordenada salva na variável automaticamente sem precisar chamar um def ou ser acionado.
exemplo:
- Código:
if $coord_x_ini != (coordenada_atual)
"chama uma ação"
end
já tentei mas não consegui!
eu fiz assim:
- Código:
if $map_atual != $game_map.map_id.to_s
"ação"
end
Última edição por Maephel em Sáb Nov 29, 2014 8:09 am, editado 1 vez(es)
Maephel- Ocasional
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Re: pedido (verificação de coordenada)
Tire o to_s do final. Não há necessidade pois está comparando int com int, ao usar o to_s a comparação é de int com string.
_________________
Re: pedido (verificação de coordenada)
se eu criar um script é só colocar?
ou eu tenho que criar isso dentro de um def ou uma class ou algo do tipo
- Código:
if $map_atual != $game_map.map_id[size=12][/size]
"ação"[size=12][/size]
end
ou eu tenho que criar isso dentro de um def ou uma class ou algo do tipo
Maephel- Ocasional
- Mensagens : 212
Créditos : 18
Re: pedido (verificação de coordenada)
Se você pudesse explicar mais claramente o que queria em ordem de execução eu poderia te ajudar achei meio confuso o que você esta querendo eu não sei se quer quando o jogador entre no jogo ou quando vai em algum mapa em especial dependendo do que quer tem formas diferentes de fazer se puder explicar melhor tento te ajudar :)Maephel escreveu:se eu criar um script é só colocar?
- Código:
if $map_atual != $game_map.map_id[size=12][/size]
"ação"[size=12][/size]
end
ou eu tenho que criar isso dentro de um def ou uma class ou algo do tipo
odairneto- Iniciante
- Mensagens : 47
Créditos : 7
Re: pedido (verificação de coordenada)
Olha cara, ele funcionaria mesmo se estivesse fora de uma classe ou de um método, porém por questão de organização é preferível que todo código semelhante e/ou que trabalhe em conjunto fique junto.
_________________
Re: pedido (verificação de coordenada)
@Maephel
Script:
Criei este Script aqui vê se é isso que você queria:
OBS: Não criei nada com o id do mapa me diga o que você quer que ele faça que eu adiciono ao script oks.
Espero ter ajudado caso não for isso me desculpe
Script:
- Código:
#########################################
#Script: "Pedido Maephel"
#Autor: "Odair Neto"
#Como usar: "Basta colar acima do Main"
#########################################
#{INICIA A CLASS}#
class Game_Map
alias metodo_update update
alias metodo_initialize initialize
#{CRIANDO AS VARIAVEIS}#
def initialize
metodo_initialize
@c_x_ini = nil
@c_y_ini = nil
@coords = nil
@coords_player = nil
end
def update
metodo_update
#{CHAMA O METODO QUE CHECA AS CORDENADAS CASO SEJA DIFERENTE DE NULO}#
check_coord if @c_x_ini != nil and @c_y_ini != nil
end
def save_vars
#{SALVA AS VARIÁVEIS PARA SER USADA MAIS TARDE}#
#{PARA CHAMAR O METODO USE O COMANDO $game_map.save_vars }#
@c_x_ini = $game_player.x
@c_y_ini = $game_player.y
@coords = @c_y_ini + @c_x_ini
@map_atual_ini = $game_map.map_id
end
def check_coord
#{VERIFICA AUTOMATICAMENTE SE AS CORDENADAS ESTÃO DIFERENTES}#
x = $game_player.x
y = $game_player.y
@coords_player = x + y
#{SE AS CORDENADAS FOREM DIFERENTE EXECUTA A CONDIÇÃO}#
if @coords != @coords_player
#{AQUI COLOQUE A AÇÃO QUE OCORRERÁ CASO AS CORDENADAS FOREM DIFERENTES}#
end
end
end
odairneto- Iniciante
- Mensagens : 47
Créditos : 7
Re: pedido (verificação de coordenada)
É exatamente oq eu queria cara ! Funcionou lindamente +1cred é um joinha pessoal pq tava tudo minimamente explicado.
só peço mais uma coisa:
tem como fazer pra verificar a frente para qual o jogador está voltado?
só peço mais uma coisa:
tem como fazer pra verificar a frente para qual o jogador está voltado?
Maephel- Ocasional
- Mensagens : 212
Créditos : 18
Re: pedido (verificação de coordenada)
Maephel escreveu:É exatamente oq eu queria cara ! Funcionou lindamente +1cred é um joinha pessoal pq tava tudo minimamente explicado.
só peço mais uma coisa:
tem como fazer pra verificar a frente para qual o jogador está voltado?
Tipo você quer que ação ocorra somente se o herói andar para os lados se ele seguir em linha reta na posição salva não ocorra nada ?
odairneto- Iniciante
- Mensagens : 47
Créditos : 7
Re: pedido (verificação de coordenada)
tipo se o personagem andar(mudando a cordenada) chama tal ação!
oq eu quero tbm é que se o cara mudar a frente chame uma ação tbm:
começa com ele olhando pra frente se ele olha pra trás pra direita ou pra esquerda chama uma ação!
. salva a frente para a qual o jogador está voltado
.verifica se em algum momento após salvar a frente o jogador mudou a frente
. se o jogador mudou a frente chama tal ação
oq eu quero tbm é que se o cara mudar a frente chame uma ação tbm:
começa com ele olhando pra frente se ele olha pra trás pra direita ou pra esquerda chama uma ação!
. salva a frente para a qual o jogador está voltado
.verifica se em algum momento após salvar a frente o jogador mudou a frente
. se o jogador mudou a frente chama tal ação
Maephel- Ocasional
- Mensagens : 212
Créditos : 18
Re: pedido (verificação de coordenada)
Então se eu fazer uma condição de verificar a frente do herói não tem necessidade de fazer outra pra verificar as coordenadas dele por que se ele virar pra qualquer lado que não seja a direção salva, chamara a ação. Assim tirando a utilidade da condição de verificar as coordenadas ?Maephel escreveu:tipo se o personagem andar(mudando a cordenada) chama tal ação!
oq eu quero tbm é que se o cara mudar a frente chame uma ação tbm:
começa com ele olhando pra frente se ele olha pra trás pra direita ou pra esquerda chama uma ação!
. salva a frente para a qual o jogador está voltado
.verifica se em algum momento após salvar a frente o jogador mudou a frente
. se o jogador mudou a frente chama tal ação
odairneto- Iniciante
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Créditos : 7
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