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Aldeia RPG
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30 vs 60 FPS

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Mensagem por iHawk Ter Jul 01, 2014 11:47 am

Fala geral. de boas on the lagoas?

Provavelmente algum dos usuários da aldeia já viu o que vim trazer hoje. Foda-se, mostro assim mesmo.

O desempenho final dos nossos jogos dependem muito da taxa de atualização de quadros de imagem por segundo do computador de quem esta rodando o projeto. Um computador com capacidade reduzida PC da xuxa   Não pode reproduzir lançamentos como Battlefield Hardline ou Watch Dogs nem usando as configurações minimas de gráfico, som, etc. Infelizmente, esse e o meu caso.

Mas o ponto da questão é, ate quando o aumento de FPS e vantajoso e visível aos olhos humanos?
As vezes não e melhor abrir mão de FPS para ter gráficos melhores?

A maioria das pessoas enxerga algo em torno de 30 FPS, Porem jogos em sua capacidade máxima chegam a 60 FPS, você consegue sentir essa diferença?

Como eu não sou um desocupado não tenho a resposta pra essa pergunta... Mas... Alguma pessoa pensativa resolveu colocar essa diferença a prova, e você pode ver (com muita atenção) o resultado final e descobrir se você consegue enxergar a mais de 30 FPS.

O site 30vs60.com e justamente isso, uma pagina sem qualquer formatação que lista alguns bons jogos em 30 e em 60 FPS lado a lado.

Sera que e possível ver mais do que 30 quadros por segundo?

Pra você jogos só valem a pena se rodarem a 60 FPS?

Dilma vai ser re-eleita?

A cidade perdida de Atlântida realmente existiu?

E o bambu?

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Mensagem por Adanrox Ter Jul 01, 2014 11:55 am

- qual é o seu verdadeiro objetivo em trazer essa informação para a Aldeia RPG?

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Mensagem por Jailson Mendes Ter Jul 01, 2014 12:03 pm

https://www.youtube.com/watch?v=9DFbNn3YpWM

Esse vídeo mostra a diferença. Veja o inteiro.
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Mensagem por gladistony Ter Jul 01, 2014 1:00 pm

É fato que nosso olho consegue ver apenas cerca de 25 FPS, desde modo um jogo que rode a 30 fps irá ser visto sem travas, pelo menos em teoria.
Se o jogo for bem programado não deve haver nenhuma diferença entre o 30 e o 60 FPS, no entanto a algum tempo eu estava conversando com um amigo que programa jogos e ele me falou o seguinte:
"Se você programar o jogo pra rodar em 30 FPS e o usuário quiser em algum momento ver o que aconteceu em câmera lenta, quando ele reduzir a velocidade do vídeo o jogo vai parecer que ta travando. Com ele a 60 FPS, mesmo que você reduza a velocidade pela metade, ele não vai ficar dando aquela impressão de que esta travando"
Aqui uma comparação entre diferentes FPS: 



@Adanrox
É bom saber pra que você possa regular melhor a taxa de FPS do seu game, por exemplo no NPM você pode deixa ele um pouco melhor, simplesmente diminuindo o FPS do rmxp de 40(padrão) pra 30.
Ou você pode por o FPS em 60 pra permitir que o usuário grave videos e reproduza eles em câmera lenta, que é o que eu estou fazendo no meu jogo.

Uma dica, pra editar o FPS do rmxp você deve apenas mudar o valor da variável Graphics.frame_rate , coloque no script main, lovo abaixo do begin ela, seguido do valor em FPS que vc quer, por exemplo:

Graphics.frame_rate = 30

Vai fazer seu jogo rodar a 30 FPS, pra ver o FPS que seu jogo esta rodando basta aperta F2 e vai aparecer no titulo da janela a taxa.
No caso do RMXP o minimo que você pode por é 10 FPS e o máximo é  120 FPS.
 

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Mensagem por iHawk Ter Jul 01, 2014 1:44 pm

Adanrox escreveu:- qual é o seu verdadeiro objetivo em trazer essa informação para a Aldeia RPG?


Adan, Primeiramente, Existe uma área livre de temas chamada Assuntos diversos.

Sobre a importância da informação. E mais uma curiosidade, porem com fatos importantes a qualquer pessoa que se envolva com um projeto.

Durante a criação de um jogo, você tem que imaginar como ele vai rodar no final em outros computadores de outras pessoas, melhores ou piores, e isso pode influenciar na edição de um mapa, ou na forma como você escreve uma linha de "tal" código.

Agora respondendo sua pergunta.

Meu Objetivo e manter uma discussão sadia entre os usuários do fórum sobre o assunto, com uma pontinha de humor se possível... cada um interpreta as coisas de um jeito diferente sobre o tema. Lafcy

@Glad

e serio? Mesmo que a "velocidade" seja igual a real durante a reprodução normal, durante um replay em câmera lenta por exemplo... 2x, vai ser visível essa falta de frames?


@Lafcy

O vídeo que você linkou prova visivelmente o que o Glad disse, a diferença não e visível em situações normais por exemplo, em tempo de jogo. Mas quando se executa em menor velocidade ai sim os "buracos" aparecem.

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Mensagem por gladistony Ter Jul 01, 2014 11:11 pm

Sim, apenas em situação de vídeo desacelerado que eu consigo ver diferença.
Além disso vale lembra que você também deve configurar o programa de captura de tela para capturar a 60 FPS. (A grande maioria deles grava a apenas 30 FPS).
Um bom gravador nesse caso é o Fraps, nele tem a opção de você escolher se ele vai capturar a 60 ou a 30, isso porque ele foi feito justamente pra gravar a tela de jogos e esse recurso foi pensado justamente para se você quiser fazer replay em câmera lenta.

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